Imagem de um homem mexendo no computador.

Você sabe o que é Gerência de Configuração de Software?

Squadra
em

Nos tempos atuais, por inúmeras vezes, sentimos como se estivéssemos correndo todos os dias contra o relógio e tentando fazer tudo no tempo certo. Mas, o que Gerência de Configuração de Software tem a ver com isso?

Causas como essa, podem acontecer quando estamos realizando nossas atividades em casa, ou até mesmo no trabalho ou em um ambiente escolar.

Trazendo para o desenvolvimento de software, por inúmeras vezes podemos perceber esta sensação. Os prazos apertados, aliados a um grande número de informações que são produzidas e evoluídas a cada instante, pode nos levar a um cenário catastrófico.

Para nos ajudar a evitar que o desenvolvimento de software se torne um caos, existe a Gerência de Configuração.

Gerência de Configuração

Segundo Roger Pressman: “Gerência de Configuração de Software (GCS) é um conjunto de atividades de apoio que permite a absorção ordenada das mudanças inerentes ao desenvolvimento de software, mantendo a integridade e a estabilidade durante a evolução do projeto”.

A Gerência de Configuração é uma importante área da Engenharia de Software, e por esse motivo faz parte de modelos importantes de maturidade dos processos de desenvolvimento, tais como o CMMi, MPS-Br e o SPICE.

Já o SCRUM é “ uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software”.

Sua característica interativa e alguns de seus eventos como planejamento Inicial, reuniões diárias e revisão do Sprint, ajudam a equipe a realizar as atividades previstas para uma melhor Gerência de Configuração, como controle e acompanhamento de Mudanças.

Mais do que nunca, o GCS e SCRUM ganham espaço, sendo uma forma de alavancar a produtividade, criando mecanismos para integrar o trabalho executado por membros de um projeto.

Existem outras ferramentas como o GitHub e o TFS que fortalecem a execução do processo.

Mas é importante que, antes de qualquer iniciativa, que todos os integrantes da equipe estejam motivados para esta melhoria contínua.

Escrito por: Rafaela Vieira – Especialista em Gerência de Configuração de Software da Squadra Digital


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa