Cases

Sifama

O SIFAMA é um sistema integrado responsável pela automatização fim-a-fim dos principais processos de negócio da ANTT. Compreende os processos de fiscalização e autuação específicos de cada modal de transporte, a análise e o processamento das autuações e multas (incluindo o controle de notificações e o recebimento e análise de defesas e recursos) e os processos de cobrança e arrecadação (contemplando parcelamentos e ressarcimentos) dos valores devidos ao órgão até a baixa do pagamento ou a inscrição da dívida.

Orientado a serviços (SOA) e orquestrado por processos (BPM), a plataforma funciona baseada em tarefas controladas e distribuídas automaticamente de acordo com os processos mapeados, dispensando o uso do menu pelos usuários durante a realização de suas atividades. Com isto, reduz de forma significativa a incidência de erros operacionais e a curva de aprendizado no uso das aplicações. Permite também uma gestão otimizada do trabalho, abrindo a possibilidade, por exemplo, para uma eventual mudança de paradigma com a implantação de trabalho remoto.

A plataforma como um todo automatiza diversas atividades outrora realizadas manualmente e implementa integrações com outros sistemas e/ou entidades de forma simples e transparente (Receita Federal, DENATRAN, SERASA, CADIN, Correios, RPOST, Sapiens, Banco do Brasil, etc.) aumentando a performance do negócio.

A Squadra é parceira da ANTT em sua estratégia de Transformação Digital, desenvolvendo soluções pensadas no core da Agência, otimizando processos e beneficiando os usuários.

Sifama