UX

A importância de UX para o Negócio

Vanessa Pedra
em

Cansamos de ver exemplos como NuBank, Uber, Airbnb… empresas conhecidas e sempre usadas como referência quando falamos de produtos de sucesso. Mas como essas empresas conseguiram este reconhecimento? O que essas empresas fizeram de diferente? Elas se preocuparam com a experiência.

Bom Design + Estratégia Inteligente + Tecnologia Sólida = bilhões de dólares

Criar produtos sem entender o público final e o contexto onde estes produtores serão usados é o maior erro na hora de lançar novas soluções no mercado. Hoje já temos casos de produtos bons, e aparentemente inovadores, que desapareceram simplesmente porque o usuário não entendeu onde se encaixava em seu dia a dia.

Quem lembra do Google Glass? No lançamento um super-óculos inovador, hoje, ninguém mais fala sobre ele, e um dos principais fatores para seu fracasso? Ninguém sabia como ele deveria ser usado.

Entendendo o que realmente seu público final precisa

Temos que parar de criar produtos apenas para elas comprarem, precisamos focar em fazer produtos que as pessoas realmente precisam. Quando falamos em criar produtos que gerem valor, estamos falando de produtos que conseguem atender os requisitos do negócio mas também as necessidades e expectativas do usuário. É nesse ponto que entra UX, com um pensamento holístico para conseguir fazer a junção desses dois mundos.

Através do mindset de Design Thinking, UX consegue aumentar as chances do seu produto de ter sucesso, sendo amado e desejado, entendendo se será funcional e agradável para o usuário, no contexto em que ele está inserido, e sendo aderente ao negócio.

O designer tem como foco imergir em toda a cadeia de produtos e serviços, na cultura e organização da empresa, trazendo a visão do usuário para toda esta nuvem de variáveis que compõem o ecossistema.

O entendimento organizacional se intensifica no contexto do desenvolvimento de produtos e serviços digitais, onde existe uma linha tênue entre o modelo de negócio e o produto digital, seja este um sistema, website ou aplicativo.

É importante lembrar que um aplicativo não é o modelo do negócio em si, mas um ponto de contato desse, ou seja, uma superfície tangível que busca cumprir os objetivos norteados pela empresa — Garrett

Não adianta o produto ser lindo, a usabilidade perfeita mas o serviço desejado não é entregue. Imagine você comprando um produto em uma loja virtual, você encontra o produto rápido, o melhor preço, a experiência de compra no site perfeita, mas na hora de receber o produto a entrega atrasa, vem danificado e a loja se recusa a trocar. Toda a experiência na hora da compra foi perdida.

Negócio e UX = uma parceria rumo ao sucesso

As soluções de UX precisam de condições favoráveis de negócio para que decolem, muitas vezes gerando mudanças no processos da organização, focando o desenvolvimento para os fatores humanos e colocando como prioridade a concepção dos produtos e serviços.

Designers atuam no papel de gestores de mudanças em times e organizações onde estão inseridos

Colocar o seu negócio ancorado em UX traz resultados concretos, realistas e mesuráveis à organização, mas é necessário uma validação constante já que as pessoas mudam, seus usuário mudam, os negócios mudam, os concorrentes mudam, por isso os princípios de Design devem ser mantidos sempre dentro do negócio!

Esse post faz parte de uma série de artigos sobre o processo de Discovery de um produto ou serviço baseado na metodologia desenvolvida pelo time de Design da Just

  1. Resolvendo problemas com Design Thinking
  2. A importância de UX para o Negócio
  3. Sobreviva: entenda seu usuário
  4. Pesquisa em UX e suas aplicações
  5. Solucionando problemas de forma criativa
  6. Workshops: cocriando de forma ágil e eficiente.

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