Squaders no APIX 2023

A SQUADRA patrocinou o APIX 2023, o maior evento dedicado às APIs da América Latina

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Na última quinta-feira, 22/06, aconteceu o maior evento dedicado às APIs da América Latina, o APIX 2023, evento da nossa parceira Sensedia que reuniu mais de 5 mil pessoas, online e presencialmente no World Trade Center (WTC) São Paulo.

Entre inúmeras histórias e experiências, a programação contou com uma trilha internacional, que foi transmitida online para todo o mundo, possibilitando ao público consumir mais de 8 horas de conteúdo de casa ou onde estivesse.

Profissionais dos mais variados setores e empresas líderes de mercado tiveram a oportunidade de participar de discussões e experiências em assuntos como: Open, Tech e Business, debatendo cada um dos conceitos sob diferentes perspectivas.

Um dia. Três palcos. Muitos insights!

O Open Business é mais conhecido pelos exemplos encontrados no setor financeiro, mas deverão estar em todos os segmentos no futuro. E há várias formas de fazer isso, inclusive com APIs que não necessariamente disponibilizam dados para o público externo, mas para o público interno, ajudando a implementar uma mentalidade aberta e de maior colaboração. Essa foi a mensagem passada por Kleber Bacili (CEO) e Marcílio Oliveira (CGO), cofundadores da Sensedia, na abertura do APIX 2023.

Já no painel “Open Business se tornam 'Normal Business'”, com a apresentação da Karen Machado, Gerente Executiva do Banco do Brasil, Raquel Ximenes, Gerente de Open Banking do Banco do Nordeste e Roberto Hengist, Executivo de Tecnologia, vimos que o caminho para o Open com parcerias é transitar dados, focando na jornada do cliente.

APIX 2023

Inclusive, este avanço já é visto como um caminho para a chamada Cultura Open, ou seja, uma economia aberta com dados compartilhados dos usuários não só no cenário bancário, mas também envolvendo outros contextos e mercados, como seguros, por exemplo.

O Open Business traz a oportunidade de adaptar e melhorar o que já existe, usando os dados para melhorar os produtos, entender melhor o cliente, sua jornada e facilitar a tomada de decisão. As empresas que entenderem melhor essa dinâmica vão se destacar no ambiente e, para os clientes, haverá maior personalização.

O cliente é o centro das atenções, e é preciso personalizar as ofertas de acordo com sua jornada. Para isso, as empresas precisam pensar na jornada de experiência digital personalizada com todos os dados integrados entre as plataformas que não são da empresa, mas que os serviços se assemelham, assim, o cliente vai escolher seu contexto e então as empresas estarão onde o cliente está.

Se a sua organização pensa digitalmente e precisa ser cada vez mais disruptiva e escalável, ela precisa de uma estratégia de APIs para aprimorar ainda mais suas equipes de software e torná-las mais ágeis.

E pensando em equipes e parceiros, no painel “A integração de parceiros como um fator crítico de transformação digital nas empresas modernas.”, conduzido pela Daniela Zanfolin Monteiro, CIO da Rodobens, Eduarda Jorge Davidovic, Head de Inovação da Elo e Karine Chaves, CTO da Junto Seguros, debateram sobre os desafios e o papel da integração na estratégia da transformação digital ágil.

APIX 2023

Para manter a competitividade é fundamental investir em inovação. Para isso, também é importante que os processos da organização sejam flexíveis ao ponto de se adaptarem às mudanças com agilidade e completar as ofertas através da composição de soluções e integração dos parceiros, conectando a uma jornada de experiência completa e personalizada para o cliente.

Quatro grandes conselhos que as especialistas deixaram foram:

  1. É essencial escalar os negócios para entregar valor.
  2. Parceiros integrados na estrutura da empresa, se tornam grandes aceleradores na criação e integração de novos produtos/soluções.
  3. Estar disposto a inovar, é estar disposto a errar de forma ágil.
  4. A área de arquitetura na empresa é de extrema importância para ter a visão de todo o roadmap da integração.

No painel “O poder das experiências digitais em uma jornada do cliente cada vez mais conectada”, apresentado por Daniel Rosa, CIO da Sompo, Fábio Andrade, Diretor de Dados e Inovação da Rede D'Or e o Ronaldo França, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Seguros da AWS, comentaram como usar a tecnologia para criar e recriar as experiências dos usuários.

APIX 2023

Os dados são essenciais e fundamentais para entender como as jornadas serão criadas e integradas por meio de uma visão única, transformando todas elas em uma jornada de vida.

Por exemplo, os pacientes se conectam com financiadores, seguradoras, provedores de saúde, farmacêuticos e outros profissionais relacionados à saúde ao longo da sua jornada, mas essas interações são frequentemente independentes e raramente conectadas. Ou seja, um médico pode saber que um paciente tem uma condição pré-existente ou outra doença, mas ele não tem como compartilhar essas informações com um farmacêutico.

Com a abordagem Open, a jornada do paciente não deve ser apenas sobre o tratamento dos sintomas, mas sobre se conectar com as pessoas em um nível humano. Os provedores de saúde devem buscar isso encontrando maneiras de se conectar com outras jornadas dentro do universo do cliente.

A questão é que, tanto no setor farmacêutico quanto em outros, a construção dessa jornada de vida depende fundamentalmente de dados. Trazer o conceito para aplicações reais passa pela captação de informações em todo o ecossistema e, principalmente, passa pelo uso eficiente da tecnologia, com a linguagem de máquina aprendendo e desenvolvendo insights de forma natural.

No final das contas, a experiência e a satisfação do cliente são as principais medidas do sucesso da sua marca. Portanto, é de extrema importância aproveitar ao máximo seus dados e entender o que está acontecendo em todas as interações com o cliente. Ao obter uma visão holística e abrangente, aproveitando o poder dos dados para informar suas soluções baseadas em IA e fazendo tudo isso priorizando a confiança do consumidor, você pode otimizar a experiência do cliente.

O que esperar sobre o futuro das APIs

O Paolo Malinverno, Growth Advisor, fechou o dia no APIX 2023 nos contando um pouco sobre “Os próximos cinco anos para APIs”, confira alguns insights.

APIX 2023

À medida que a tecnologia avança, novas tendências surgem e as APIs continuam evoluindo para atender às necessidades do mercado. Afinal, hoje em dia existe aplicativo para tudo. Você chama um carro, faz supermercado, pede comida, sabe se o voo que vai pegar já aterrissou. E para ser capaz de fazer e integrar tudo isso, as aplicações precisam se conectar com os outros programas e servidores, e tudo isso só é possível por causa das APIs.

As APIs desempenham um papel importante para as empresas que estão enfrentando essa enorme magnitude de incertezas:

Companhias de sucesso que investem em Open API ganham muitos benefícios:

A pesquisa State of APIs do Google Cloud, realizada com empresas de oito países, concluiu que as APIs impulsionaram a transformação digital para 58% das empresas.

As APIs são o coração da inovação aberta, essencial para a tão falada aceleração da transformação digital. E a Pesquisa da Harvard Business Review estimou que até 60% do faturamento de um e-commerce no topo do mercado venha de APIs, taxa que chega a 90% no caso de um site agregador de viagens.

Não é à toa que a Open tem ganhado tantos adeptos, que reconhecem o valor de padronizar a especificação das APIs e criaram uma estrutura de governança focada em criar, desenvolver e promover um formato aberto.

Parceria SQUADRA e Sensedia

Como parceiros da Sensedia, ajudamos empresas a gerenciar APIs e cumprir com as regulações em constante mudança, atuando com toda a suíte de soluções da Sensedia, o que torna os processos e infraestrutura dos clientes mais eficientes, não só reduzindo custos, mas aumentando a agilidade de integração com novos sistemas e fornecedores e diminuindo o tempo de go-to-market de novos serviços. A Sensedia faz parte do nosso portfólio de soluções de parceiros que hoje conta com Acquia, Adobe, Google, Microsoft e Take. Saiba mais aqui.

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