Homem escrevendo no post-it.

Até onde a cocriação com o cliente ajuda?

Vanessa Pedra
em

Todos os envolvidos precisam compreender que a interação na cocriação é construída passo a passo, e para que essa interação e colaboração aconteça, é necessário se estabelecer transparência e criar um ambiente onde todos possam expor suas ideias sem medo e para que haja uma relação onde todos saiam ganhando de alguma forma.

Cocriação é uma forma de inovação que acontece quando pessoas de fora de uma empresa (como fornecedores, colaboradores e clientes) associam-se ao negócio ou ao produto agregando valor - C.K. Prahalad e Venkat Ramaswamy.

Um dos maiores benefícios da cocriação é capacidade de diferentes pessoas, ao trabalharem juntas, criar soluções inovadoras, funcionais e que agregam valor.

As pessoas para quem você está projetando podem te dizer muito

As cocriações por aqui são através de workshop de descoberta e detalhamento de oportunidades com todos os stakeholders impactados diretamente ou indiretamente, internos e externos, criando uma nova solução que gere uma nova proposta de valor ao negócio, ou até mesmo agregue mais valor a proposta atual, incluindo a análise de custo/benefício tanto para a empresa, para o produto como para o usuário.

Em um processo criativo inovador, iniciamos com 90% de suposições e 10% de certezas

A próxima etapa é de prototipação, onde mapeamos e desenhamos as soluções para enfim testarmos com usuários reais a fim de validar todas as ideias coletadas se realmente funcionam como imaginado na utilização do produto ou serviço.

As experiências que temos por aqui, observamos que o valor percebido pelo cliente é gerado com maior facilidade, pois ele acaba envolvido e engajado a contribuir cada vez mais.

Além da percepção de valor, desta forma existe maior chance das ideias de inovações darem certo, já que os clientes não só já ajudaram, mas concordam com as ideias para o novo produto, reduzindo o risco de inviabilização.


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa