Fonte: freepik. Chatbot com ChatGPT: aplicando no seu negócio

Chatbot com ChatGPT: aplicando no seu negócio

Squadra
em

ChatGPT: a bola da vez.

O ChatGPT  é, e continuará sendo, o principal “hype” do mercado corporativo, considerando negócios de todos os portes e segmentos.

A ideia de reduzir custos e economizar tempo para a realização de tarefas que antes eram estritamente feitas por humanos salta aos olhos de pequenas, médias e grandes empresas.

Pensando nisso, criamos este artigo para negócios que buscam tirar o melhor proveito do ChatGPT em suas operações.

Vamos nessa? Aproveite a leitura!

O ChatGPT

O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer).

O conceito por trás do ChatGPT é criar um sistema de Processamento de Linguagem Natural (NLP) capaz de compreender e gerar texto de maneira semelhante à linguagem humana.

Ele é "pré-treinado" em um grande conjunto de dados textuais, o que lhe permite aprender a estrutura e a gramática da linguagem, bem como responder a uma ampla variedade de perguntas e comandos em linguagem natural.

O ChatGPT pode ser utilizado para várias aplicações, como responder a perguntas, gerar texto, fornecer informações, auxiliar em tarefas de escrita e mais.

Ele pode ser integrado em chatbots, assistentes virtuais, serviços de atendimento ao cliente automatizados e outras aplicações que envolvem interações por texto.

Em pouco tempo, essa tecnologia já ganhou o mercado, impactando os mais diversos setores de negócio.

Os números de uso

Segundo a pesquisa Panorama do Marketing 2023, 70% das agências brasileiras usam o ChatGPT diariamente.

Dos 1.675 profissionais respondentes, 59% disseram utilizar a ferramenta em sua rotina de trabalho.

Ainda segundo o levantamento, outros segmentos de mercado também estão se aproveitando da ferramenta, incluindo consultoria e treinamentos (66%), e-commerce (61%) e software e cloud (61%).

O investimento global em ferramentas de IA, como o ChatGPT, por exemplo, se aproximará de US$ 200 bilhões até 2025, segundo estudo da Goldman Sachs

Portanto, vemos que sim, o ChatGPT já é realidade nas empresas, e deve seguir assim, com investimentos cada vez maiores nos próximos anos.

E um dos principais focos desses aportes são os chatbots.

Um Chatbot com ChatGPT

De acordo com estudo do Capgemini Research Institute, 83% das organizações consideram os chatbots como o principal investimento em IA generativa.

Os chatbots são, sem dúvida, a principal aplicação da IA generativa no âmbito do mercado corporativo.

Esses assistentes virtuais, dotados de IA generativa, podem realizar muito mais do que o primeiro atendimento ao cliente, mas também solucionar dúvidas e resolver problemas mais complexos.

Através da Inteligência Artificial e Machine Learning, os chatbots ainda são capazes de aprender com as perguntas e interações com os clientes, otimizando cada vez mais suas respostas.

Os chatbots podem ser aplicados em sites institucionais, e-commerces, redes sociais como Instagram e Facebook, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, entre outros.

E claro, quando falamos em IA generativa, a principal possibilidade é integrar o ChatGPT ao assistente virtual.

Com essa combinação, as empresas ganham muito em produtividade, diminuindo o tempo de espera dos clientes e aumentando a personalização do atendimento, gerando ainda dados para análises e melhorias.

Através da análise em tempo real das conversas, as empresas podem tornar seus contatos cada vez mais inteligentes, com respostas mais rápidas e assertivas, aumentando a satisfação dos clientes.

Nesse sentido, separamos alguns exemplos de aplicação para inspirar você e o seu negócio na hora de integrar o ChatGPT a um chatbot.

Os exemplos de aplicação

Um chatbot baseado no ChatGPT pode ter várias aplicações valiosas para as empresas. Confira algumas delas:

Atendimento ao cliente

Os chatbots podem ser usados para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas frequentes, fornecendo informações sobre produtos ou serviços, e auxiliando os clientes a solucionar problemas comuns.

Reservas e agendamentos

Esses assistentes virtuais podem ajudar as empresas a automatizar o processo de reservas e agendamentos, como reservas de hotéis, agendamentos de consultas médicas, pedidos de mesa em restaurantes e muito mais.

Solução SQUADRA

Com a SQUADRA, além da integração com o ChatGPT, você tem integração total com os seus sistemas.

Como no caso de sistemas de agendamento e reserva e suporte para abertura de chamados, por exemplo.

Através de nossa expertise, adicionamos a consulta às perguntas mais frequentes sobre a empresa para respostas mais assertivas, com geração de leads, tudo integrado ao seu CRM.

Geração de leads

Os chatbots também podem coletar informações de clientes em potencial e qualificá-los antes de encaminhá-los para a equipe de vendas, economizando tempo e ajudando a identificar leads mais promissores.

Suporte técnico

As empresas de tecnologia e serviços podem usar chatbots para fornecer suporte técnico inicial, orientando os usuários na solução de problemas comuns antes de serem redirecionados para agentes de suporte humano, se necessário.

Engajamento do cliente

Os chatbots ainda podem ser usados para iniciar conversas com os clientes, oferecendo promoções, atualizações de produtos e informações relevantes, o que ajuda a aumentar o envolvimento e a fidelidade do cliente.

Comércio eletrônico

Em um e-commerce, os chatbots podem auxiliar os clientes na busca de produtos, fazer recomendações de compra com base nas preferências do cliente, facilitar o processo de compra online e muito mais.

Solução SQUADRA

No caso de ecommerce, conseguimos fazer um fluxo 100% integrado ao site de vendas do cliente, trazendo catálogo de produtos e ajudando na finalização da compra e check-out, tudo com o ChatGPT.

Pesquisa de mercado e coleta de feedback

Esses assistentes por mensagens também podem ser usados para coletar dados de pesquisa de mercado e feedback dos clientes, ajudando as empresas a entender as necessidades e preferências de seus consumidores.

Treinamento e educação

Os chatbots podem ser usados também para criar programas de treinamento interativos, respondendo a perguntas dos funcionários e auxiliando na disseminação de informações educacionais.

Automatização de tarefas internas

Além de interações com clientes, os chatbots podem ser usados para automatizar tarefas internas, como gerenciamento de agendas, solicitações de férias de funcionários e muito mais.

Triagem de candidatos

Em processos de recrutamento, os chatbots podem coletar informações iniciais de candidatos e classificá-los com base em critérios pré-determinados, facilitando o trabalho dos recrutadores.

Então, como podemos perceber, um chatbot com ChatGPT tem diversas aplicações nas empresas, mas, como aplicá-lo ao seu negócio? Veja abaixo.

O passo a passo para aplicar

Implementar um chatbot com ChatGPT em uma empresa pode ser um projeto complexo, e contar com um parceiro estratégico pode ser uma decisão inteligente para garantir o sucesso do projeto.

Confira um passo a passo completo de como conduzir uma iniciativa assim:

Defina objetivos e casos de uso

Antes de tudo, identifique claramente os objetivos que deseja alcançar com o chatbot. Pergunte-se como ele pode melhorar as operações ou o atendimento ao cliente da sua empresa, e determine os casos de uso específicos, como atendimento ao cliente, geração de leads, reservas, etc.

Selecione um parceiro estratégico

Escolher a empresa ou equipe certa para desenvolver e implementar seu chatbot é fundamental. Procure uma empresa com experiência em desenvolvimento de chatbots e compreensão da tecnologia ChatGPT, como a SQUADRA, por exemplo, com o objetivo de ganhar em agilidade, eficiência e assertividade.

Colete dados para treinamento

O ChatGPT precisa ser configurado e treinado a partir de dados relevantes para a sua empresa e setor de mercado. Trabalhe com seu parceiro estratégico para coletar e preparar os dados necessários, incluindo perguntas frequentes, respostas ideais e exemplos de interações.

Crie o design conversacional

Projete a experiência do usuário e o fluxo de conversa do chatbot. Isso envolve a criação de diálogos eficazes que orientem os usuários e forneçam respostas úteis. Leve em consideração o tom de voz da marca e a personalização para atender às necessidades dos clientes.

Acompanhe o desenvolvimento e integração

Seu parceiro estratégico irá desenvolver o chatbot com base no ChatGPT. Integre-o às suas plataformas existentes, como website, aplicativos móveis, sistemas de CRM, e qualquer outro sistema relevante para o seu caso de uso.

Faça um treinamento contínuo

O treinamento do chatbot é um processo contínuo. À medida que ele interage com os clientes e aprende com as interações, é importante monitorar seu desempenho e ajustar suas respostas e comportamento conforme necessário.

Realize testes e avaliações

Além do treinamento, é essencial realizar testes extensivos para garantir que o chatbot esteja funcionando conforme o esperado. Solucione problemas e faça melhorias à medida que eles surgem.

Lance o chatbot e promova-o

Após testes bem-sucedidos, faça o lançamento do seu chatbot para o público-alvo. Promova-o de maneira eficaz para que os clientes saibam que ele está disponível e como podem usá-lo.

Monitore e otimize

Depois do lançamento, é crucial monitorar constantemente o desempenho do seu chatbot, coletar feedbacks dos clientes e realizar ajustes para melhorar sua eficácia e eficiência.

Cuide do suporte e manutenção

Garanta que você e seu parceiro estratégico tenham um plano de suporte técnico e manutenção em vigor para lidar com problemas técnicos e atualizações necessárias ao longo do tempo.

Aprimore constantemente

Esteja preparado para adaptar o seu chatbot às mudanças nas necessidades da empresa e dos clientes. A IA e a tecnologia de chatbots estão sempre evoluindo, e é importante manter-se atualizado com as últimas inovações.

E quando for procurar um parceiro estratégico para o seu chatbot com ChatGPT, considere a SQUADRA.

Chatbot com ChatGPT: implemente com a SQUADRA

Com a SQUADRA, você tem o parceiro ideal para liderar iniciativas de chatbot com ChatGPT no seu negócio ou na empresa em que você atua.

Nossa equipe especializada em experiências conversacionais ajuda nossos clientes a diagnosticar fluxos, jornadas e processos que podem se beneficiar de chatbots para automatizar e agilizar o atendimento.

Com esse mapeamento, nossos UX Writers e Desenvolvedores constroem chatbots que ajudam clientes, escalam a operação e dialogam com o negócio.

Através da parceria com a DigitalBot e a Blip, conseguimos entregar não apenas chatbots, mas também alta otimização das operações e impulsionamento das vendas por meio da automação de processos internos e externos.

Junto de nossos parceiros, conseguimos integrar nossos chatbots com o ChatGPT para criar modelos de FAQ específicos para cada negócio.

Além disso, também conseguimos integrar os metadados das campanhas de marketing com o seu chatbot.

Podemos ainda criar fluxos específicos para cada campanha, fazendo o cliente converter direto pelo Whatsapp, Direct (Instagram) ou Messenger (Facebook), sem precisar passar por uma Landing Page, trackeando todos os dados de anúncio.

Quer saber mais? Clique aqui e solicite contato de um Especialista SQUADRA.

Vamos juntos otimizar suas operações e impulsionar suas vendas através da automação de processos propiciada por um chatbot com ChatGPT.

Assine nossa newsletter!

Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa