Homem de costas vestido com uma camiseta preta com o logo da Squadra próximo ao colarinho

Como entregamos valor aos nossos clientes?

Squadra
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Neste artigo, apresentamos como é a jornada completa dos clientes da Squadra. Destacamos o cuidado que oferecemos desde as prospecções iniciais para os futuros clientes, passando pelo onboarding dos novos; a estruturação de times multidisciplinares específicos, que atendam às suas reais necessidades; a gestão à vista ágil e a entrega contínua de valores alinhada ao propósito, visando assim uma relação de longo prazo com cada um de nossos clientes.

Da mesma forma que desejamos receber valor enquanto consumidores de serviços, esse mesmo fim deve ser alcançado pelos nossos clientes.

Para que o processo da prestação de serviços de nossos clientes para o seu mercado seja bem-sucedido, é necessário o acompanhamento contínuo da experiência do cliente com a empresa, garantindo a sua satisfação e o seu encantamento. Esses aspectos são de suma importância na nossa entrega de valor.

Índice de conteúdo:

O que é valor para o cliente?

O conceito de valor pode ser subjetivo e variar de acordo com cada cenário e contexto. Entretanto, podemos nos basear em algumas boas práticas corporativas para compreender quais devem ser os pontos de partida para nortear estratégias comerciais eficientes.

Segundo Philip Kotler, oferecer valor ao cliente está relacionado à criação de razões genuínas que irão levar à decisão de compra por aquele produto ou serviço. Esse entendimento reflete a percepção dos benefícios e custos tangíveis e intangíveis por parte do público-alvo.

O valor percebido também pode ser explicado como a diferença entre o que o cliente ganhou ao adquirir o produto ou serviço e o que foi investido em contrapartida. Assim, a criação de estratégias que visem uma boa experiência ganha destaque para uma entrega de valor efetiva, pois além de ter suas demandas e necessidades atendidas, o cliente também estará satisfeito com a relação construída com a empresa contratada.

Por fim, se a experiência entregue for compatível com as expectativas que o cliente possuía em relação à empresa, haverá a criação de um alto valor percebido, resultando na fidelização do cliente.

Entenda a seguir como realizamos a entrega de valor ao longo de nossos processos e a construção de um relacionamento de parceria com os nossos clientes!

Como acontece o onboarding do cliente na Squadra?

A Squadra possui uma história de atuação especializada em transformação digital, estando presente nesse mercado há 34 anos. Hoje, temos uma visão muito clara sobre os nossos pontos fortes e a qualidade dos serviços que podemos oferecer, e assim, conseguimos identificar as oportunidades ideais para que o fit de parceria de longo prazo aconteça da melhor forma.

Em nosso DNA, carregamos como força o desenvolvimento de aplicações de software complexas e de alta performance para ambientes heterogêneos, atendendo a grandes empresas em diversos segmentos, tais como: telecomunicações, energia, saneamento básico, saúde e instituições financeiras, entre outros.

Um fator muito importante para a entrega de valor aos nossos clientes é a capacitação do nosso time de especialistas, que possuem como pilares a paixão por tecnologia e por tratar questões complexas técnicas e de negócio.

Buscamos sempre elaborar uma oferta específica às necessidades do cliente, e sempre partimos de uma base ampla de serviços, de onde temos a possibilidade de cobrir toda a jornada de transformação digital, independentemente da fase ou da maturidade que um determinado cliente esteja.

Como é o primeiro contato entre a Squadra e o cliente?

A Squadra busca encontrar a combinação entre as necessidades de digitalização do cliente com as nossas especialidades e ofertas, criando assim o melhor cenário possível para uma prestação de serviços de excelência.

Muitas das empresas clientes possuem inúmeras soluções tecnológicas para suportar o negócio, mas buscam sempre dar um passo de evolução para transformar o seu business pelo uso estratégico da tecnologia digital. Nós, da Squadra, temos o diferencial em saber criar o novo, mas integrando com o legado.

Romulo Cioffi, COO da Squadra

Após a pandemia do Covid-19, o digital passou a ser percebido como parte essencial do negócio. Mas para evoluir tecnologicamente, sempre é preciso compreender o ambiente do cliente para melhor trabalhar a complexidade do novo conciliando com o legado.

Para que a nossa proposta de serviços seja assertiva, estudamos muito bem o nicho de mercado a ser alcançado e os setores da indústria a serem trabalhados. Quando identificamos uma oportunidade futura, analisamos internamente todas as nossas possibilidades para atendê-la. Desenhamos um esboço de soluções, que irão facilitar as nossas tratativas iniciais e uma percepção de valor por parte de nossos futuros clientes.

Na medida em que o diálogo evolui e que passamos realmente a capturar o propósito do cliente, a natureza do seu negócio e as suas dores, criamos uma visão mais objetiva e refinamos assim a nossa proposta. Reunimos diversos cases de sucesso na nossa proposta, tornando a nossa oferta mais competitiva.

“Nosso objetivo número 1 é estruturar e alinhar o nosso time de especialistas ao propósito do cliente, buscando uma entrega ágil de valores e a evolução digital de seu ambiente”, comenta Romulo Cioffi.

Com isso, criamos os squads multidisciplinares que irão trabalhar em cada produto ou plataforma de nossos clientes. Envolvemos os profissionais que possuem as experiências mais precisas e as tecnologias compatíveis com o desafio para que a nossa entrega seja assertiva e altamente qualificada.

Há clientes que estão conosco há mais de uma década. Quando fechamos um contrato, buscamos sempre criar uma relação duradoura, de extrema confiança e fluidez, através de uma atitude proativa alinhada ao propósito, comprometida com a solução de suas principais dores.

Entenda a seguir quais são as próximas etapas do onboarding do cliente na Squadra!

Como compreendemos a realidade do cliente?

Após estabelecermos uma comunicação com o cliente, elaboramos várias sessões para capturar suas dores e prioridades, a fim de ajudá-lo a encontrar a melhor forma de empregar a tecnologia digital para resolver a causa raiz dos problemas e propor a solução ideal.

Durante essa fase, também traçamos vários objetivos de negócio, tais como a redução de custos, a entrega de serviços centrada na experiência dos seus clientes, o lançamento de novos produtos, o aumento da lucratividade e da presença em novos mercados, entre outros.

Traduzimos as necessidades do negócio através de metas objetivas, estruturando assim um processo de gestão à vista entre a nossa equipe e a equipe do cliente. Construímos uma visão de todo o ambiente e organizamos a priorização das demandas.

A imagem mostra o processo feito pela Squadra para a compreensão da realidade do cliente. São apresentadas em tópicos cada fase: Estudo das necessidades e dores do cliente através de equipes multidisciplinares; Criação de modelos para reconhecimento das ações e as tecnologias que irão resolver a causa raiz levantada; Estabelecimento das metas de negócio que serão acompanhadas de forma numérica para tangibilizar o projeto, dando completa visibilidade da evolução ao cliente.

Como propomos soluções?

Para elaborar uma proposta, estudamos a fundo o mercado de atuação do cliente, analisando seus concorrentes e compreendendo como esses players estão investindo na resolução de problemas análogos.

Através do reuso de casos, conseguimos trazer várias alternativas de soluções e propostas concretas para propiciar uma melhor escolha através de hipóteses. Após algumas provas de conceito, essas hipóteses serão validadas e será determinada a melhor abordagem a ser escolhida para o problema proposto.

Nossa abordagem é sempre ágil. Temos o propósito como guia, mas priorizamos os objetivos em entregas contínuas de valor, que são realizadas a cada duas ou quatro semanas, com uma gestão à vista. Cada etapa é acompanhada, mostrando ao cliente que estamos construindo passo a passo o que foi alinhado como objetivo.

Romulo Cioffi, COO da Squadra

Quais são os resultados que almejamos com as nossas entregas?

O grande resultado é a evolução contínua dos negócios dos nossos clientes pelo correto emprego da tecnologia digital. Baseamos em times multidisciplinares, com gestão à vista e entrega contínua de valor. Sempre buscamos que nossos processos estejam alinhados com as expectativas de qualidade e de experiência almejadas pelo cliente e com as suas metas de negócio.

Conheça a seguir alguns dos cases de sucesso da Squadra e os depoimentos dados por nossos clientes e parceiros!

SKY

A Squadra atuou como um parceiro para a automatização de todo o processo de atendimento da SKY, agregando valor através da nossa expertise em tecnologias atuais e telecomunicações.

Em apenas 6 meses, criamos uma plataforma que permitiu a chamada do técnico por um modelo de “uberização”, no qual o profissional é acionado pelo aplicativo e recebe uma ordem de serviço. O usuário final tem acesso à localização do técnico em tempo real, facilitando a logística para o cliente.

Entre os principais resultados do projeto SKY Sirius está a redução do tempo de atendimento do técnico, que foi de 85 minutos para 25 minutos na casa do cliente. Assim, foram observados impactos diretos no aumento da satisfação do cliente e da receita.

Mais do que desenvolver um aplicativo, a Squadra teve um trabalho muito consultivo no dia-a-dia, e nos ajudou a tomar as principais decisões relacionadas ao tipo de tecnologia, o microprocesso e a flexibilização do desenvolvimento. Dessa forma, ganhamos agilidade. Para o processo de transformação digital, isso é muito importante.

A Squadra foi muito importante como um grande parceiro estratégico para evoluirmos da ideia até o campo de execução com a maestria que foi feita.

Fernando Otani, Diretor de Transformação Digital da SKY em 2018

TIM

O projeto TIM Flex tem como objetivo a comercialização de planos pós-pagos com tarifas diferenciadas para funcionários dos grandes clientes da TIM, oferecendo uma solução multiloja para a habilitação de vitrines de produtos específicas para cada cliente corporativo.

Com o MVP, garantimos mais de 1.350 pedidos recebidos de novos clientes, mais de 1.500 linhas contratadas e 47,5% de conversão dos mais de 2.400 acessos de colaboradores distintos.

E não paramos por aí! Desenvolvemos o primeiro marketplace de soluções IoT do Brasil em parceria com a TIM e a Nokia, atendendo as verticais Agro, Smart Cities, Utilities e Indústria 4.0. Construímos um funil de vendas completo, integrando sistemas legados e de parceiros.

Como resultado, entregamos a integração de todas as tecnologias, os serviços de monitoramento e a rastreabilidade para o campo, agilizando a tomada de decisão dos produtores e colocando a TIM como uma referência de soluções tecnológicas para negócios.

No caso do agronegócio, começamos a fazer essas parcerias para que a gente não levasse apenas conectividade, mas também o processo de gestão para o campo. Ao longo desses cerca de três anos que estamos trabalhando no setor, faltava um ambiente para poder apresentar essas soluções ao mercado, onde o agricultor pudesse ter a visão dessas tecnologias que integram IoT, conectividade e parceria.

Paulo Humberto Gouvêa, Head de Soluções Corporativas da TIM Brasil

Danone

A Squadra e a JUST Digital atuaram em uma entrega de gestão de tecnologia unificada para a Danone Nutricia, transformando 29 sites em apenas 10 e simplificando o ecossistema digital da empresa.

O projeto foi pioneiro na América Latina, incluindo Site Factory, Site Studio, Personalização e Campanha. Criamos mais de 75 componentes utilizando o Acquia Site Studio, integrando o visual e a comunicação chave para todas as marcas da Danone Nutricia. Assim, entregamos mais agilidade à equipe de Marketing para o lançamento de produtos e a criação de sites, possibilitando que essas entregas sejam feitas dentro de 2 semanas.

Uma equipe capaz e engajada, com uma visão clara do objetivo final, é uma equipe poderosa. E a construção do projeto envolveu todos desde o início.

Testamos um novo modelo de trabalho, mais simples e ágil, ao mesmo tempo em que criamos o motor da nossa transformação digital.

Marina Sampaio, Head Digital da Danone

Ambev

Novamente, a Squadra e a JUST Digital atuaram na padronização e adaptação de componentes — dessa vez, em escala mundial —, criando 10 sites e 70 componentes reutilizáveis para qualquer marca da Ambev. Entregamos uma gestão completa da experiência do cliente, oferecendo flexibilidade e facilidade com integrações de outras soluções, governança de ativos digitais e trackeamento de todos os componentes para a compreensão das taxas de conversão com métricas globais.

A experiência do cliente neste momento de pandemia foi primordial, porque acelerou iniciativas que estavam só no mundo das ideias — como melhorar experiência no digital, escutar o cliente nas redes sociais, estar com ele nessa vivência.

Antônio Piccinini, Head de Parcerias, Canais e Alianças da Acquia (América Latina e Caribe)

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