DISC

Como o método DISC pode ajudar a alavancar a performance do time?

Squadra
em

Quando se trabalha em um time, você se depara com pessoas com as quais a comunicação é difícil e isso pode ser um grande empecilho na hora de atingir bons resultados, mas você já parou para tentar entender o comportamento de uma pessoa quando essa age de uma maneira diferente daquilo que você estava esperando?

Um dos métodos mais utilizados para entender o comportamento das pessoas chama-se DISC assessment e foi criado, por volta de 1920, pelo psicólogo William Moulton Marston. O professor Marston não é famoso apenas por isso, ele também é o criador da personagem Mulher Maravilha!

Em sua teoria, Marston desenvolveu um modelo ancorado por quatro emoções: Dominância, Influência, Submissão e Complacência. Na década de 70 esse modelo foi refinado por Dr John Geier, que desenvolveu o Disc Personal Profile System. As palavras que compunham o modelo DISC original também sofreram alguma alterações, podendo ser Dominante (Dominant), Interativo ou Influente (Interactive or Influencing), Solidário ou Consistente (Supportive or Steady) e Consciente ou Colaborador (Conscientious or Compliant).

Normalmente, o perfil DISC é baseado em um questionário que consiste entre 24 e 28 perguntas e em cada questão são dadas quatro palavras como resposta que as pessoas selecionam a que mais e menos as representam. Quando o questionário é terminado, é produzido um gráfico DISC. Porém, ninguém tem um tipo único, mas um mix das das quatro dimensões, com uma mais dominante.

Como o Disc pode ajudar na performance do time?

Um time de alta performance é diverso e ao mesmo tempo alinhado em seus objetivos. O DISC oferece um framework para entender melhor as motivações e preferências de cada indivíduo. Imagine um time cheio de pessoas com mais características de dominância? Isso seria um problema na hora de encontrar liderança. Da mesma forma, ter um time com qualquer outra característica mais presente não funcionaria também. O segredo é o equilíbrio!

Se você está formando um novo time, o modelo DISC pode garantir ajudar a balancear as personalidades que o compõe. Para os times já existentes, é uma maneira de pelo menos manter todo mundo ciente do estilo de cada pessoa, permitindo mais compreensão e entendimento entre os membros.

Para utilizar o método DISC, cada membro do time deve realizar o assessment. Existem vários online e alguns deles são gratuitos.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa