Um doutor e uma enfermeira analisando papéis.

Como os sistemas de gestão podem reduzir custos em hospitais

Squadra
em

Para manter a operação eficiente de um hospital, seja ele público ou privado, a gestão hospitalar deve ser muito bem realizada e organizada, pois ela cuida de todos os procedimentos internos do estabelecimento, fazendo com que a instituição de saúde esteja perfeitamente funcionando.

Esse setor cuida de todos os departamentos administrativos, garantindo que suas rotinas estejam em sincronia e que possuam todo o necessário para realizar atendimentos de qualidade.

Por exemplo, essa área precisa manter os colaboradores satisfeitos, verificar se  todas as ferramentas de trabalho estão em perfeitas condições, se o ambiente de trabalho está saudável. Além disso, a gestão hospitalar também define estratégias para programas de saúde, coordena interfaces com entidades sociais e profissionais, e administra as finanças, realizando a compra de materiais e pagamento de despesas.

São muitos detalhes e milhares de atividades a serem realizadas que demandam muita atenção e gastos. E por falar em finanças, um dos maiores desafios dos hospitais é reduzir os custos de todos esses processos e, ainda, manter a perfeita funcionalidade da instituição.

Pensando nisso, é preciso analisar tudo de ponta a ponta e saber que existe uma saída para esse gargalo, e que a redução de custos pode ser solucionada através da tecnologia.

Maiores desafios para reduzir custos

A gestão hospitalar enfrenta constantemente inúmeros desafios quando o assunto é redução de custos. Imagine gerir financeiramente um time com centenas de colaboradores, orçamentos, preços de medicamentos, manutenção de equipamentos, investimento em insumos e centenas de outros gastos.

A gestão de finanças hospitalares envolve muito mais do que o controle básico do fluxo de caixa ou outras operações contábeis tradicionais, ela começa desde o momento em que o paciente chega ao hospital. Se está levando muito tempo para encontrar fichas, histórico dos pacientes, se há muitas burocracias para agendamentos, falta de integração com receitas e exames prescritos, informações desencontradas e desatualizadas, pessoas que não conseguem acessar seus dados atualizados no aplicativo oferecido pela empresa, etc.

Por isso, o investimento na saúde digital, por meio de ferramentas que automatizam esses processos, ajuda a identificar o que está prejudicando o orçamento:

Ou seja, a falta de integração entre os sistemas geram problemas que atingem não só internamente, mas, também, a experiência dos pacientes.

Leia também: Como potencializar a gestão estratégica em hospitais

Como a gestão digital pode ajudar nesses desafios

Uma boa gestão digital permite que o financeiro tenha uma visão completa e detalhada sobre o uso de cada recurso, cada processo e todos os seus custos. Com mais controle dessas informações, é possível:

Uma equipe de médicos trabalhando juntos em uma mesa olhando para a câmera

Fonte: Freepik

Como a Squadra ajuda nesses desafios

A Squadra entende de gestão hospitalar e os gaps que podem afetar o seu negócio, por isso, os Serviços Squadra oferecem uma gestão de infraestrutura racionalizada com uma sustentação experiente, madura, capacitada e especializada no segmento de saúde para ajudar a facilitar esses desafios financeiros.

Investir em nossas soluções, é investir na transformação digital, reduzir custos, otimizar tempo, integrar dados, ter mais produtividade, obter mais autonomia para os pacientes, melhorar a gestão de processos, automatizar e melhorar as experiências e melhorar a gestão de indicadores.

Nossa infraestrutura conta com:

Agora que você já sabe por onde começar a reduzir os custos do seu hospital, entre em contato com um de nossos consultores para encontrar as melhores soluções tecnológicas personalizadas para sua instituição de saúde.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa