Uma equipe reunida e fazendo estratégias com um quadro e post-its.

Como squads ágeis favorecem o desenvolvimento de projetos?

Squadra
em

A utilização de equipes multidisciplinares, os squads, tem se popularizado cada vez mais entre empresas com modelo de trabalho otimizado.

Vários elementos justificam essa predileção por times que combinam profissionais de diferentes áreas em um mesmo projeto, como maiores agilidade e produtividade, além de mais autonomia e engajamento por parte dos colaboradores.

Substituindo o modelo tradicional de separação por setores, o esquema de squad ágil pode ser tudo que a sua empresa precisa para disparar à frente dos concorrentes, desde que você saiba como utilizá-lo.

Nesse intuito, montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre squads: o que é, como funciona, suas vantagens e até dicas para montar times bem-organizados! Vamos lá!

O modelo squad e seu papel na otimização do fluxo de trabalho

Desde o começo da pandemia do coronavírus, especialmente a partir de 2020, negócios de todos os portes e segmentos passaram a lidar com desafios antes inimagináveis, chegando à interrupção da oferta de serviços presenciais.

De uma hora para outra, não era mais possível reunir a equipe em um mesmo espaço físico para discutir o fluxo de trabalho, os novos projetos ou problemas que pudessem atrapalhar o andamento das atividades.

Em meio a tantas mudanças repentinas, vários negócios vieram a fechar as portas, sem perspectiva de recuperar as perdas dos últimos anos.

Para as empresas que já adotavam o modelo de squads, porém, pouco mudou.

Uma pesquisa da McKinsey aponta que 93% das empresas que utilizam a metodologia de equipes multidisciplinares não sofreram perdas durante a crise de Covid-19 e até registraram algum crescimento.

O segredo por trás desse desempenho fantástico não era tão segredo assim.

Em vez de contar com equipes isoladas, essas empresas dispunham de times com profissionais de diferentes áreas, com autonomia suficiente para continuar seu trabalho longe dos gestores, até mesmo no home office.

Se os colaboradores podem trabalhar com mais liberdade e autonomia, sobra aos gestores tempo suficiente para planejar novas estratégias e desenvolver novas soluções. Afinal, perde-se menos tempo com operações de gerenciamento.

O que é Squad?

Mas, afinal, o que é squad? A palavra vem do inglês e, em tradução direta, significa “esquadrão”.

No entanto, no contexto da metodologia ágil o termo sofre leves adaptações: estamos falando de um grupo de profissionais multidisciplinares, que buscam objetivos específicos.

Em vez de trabalharem separadamente, profissionais do marketing, da tecnologia e das finanças trabalham em conjunto e com autonomia suficiente para tomar decisões, com a finalidade de executar determinada tarefa.

Esse modelo de trabalho gera resultados tão efetivos que já é utilizado por gigantes da tecnologia, como Spotify, Google, Netflix, Sony e Mitsubishi, entre outras.

Se a sua empresa não é uma gigante, não se preocupe: estamos falando de uma metodologia que pode ser facilmente aplicada a negócios de qualquer tamanho ou área de atuação!

Como funcionam os squads ágeis?

A principal característica do modelo de squads ágeis é o autogerenciamento dos profissionais, que conseguem atuar de forma independente, com pouca ou nenhuma orientação de gestores e/ou supervisores, para executar suas tarefas.

Cada grupo de profissionais tem um objetivo específico e o especialista de cada área trabalha independentemente, possibilitando o surgimento de pontos de vista distintos simultaneamente, sempre com o interesse do cliente ou usuário em foco.

Em outras palavras, o modelo baseia-se em descentralização, autogestão, transparência, valorização de diversidades e evolução constante.

Dessa forma, profissionais de diferentes áreas trabalham focando a solução de um único problema ou o desenvolvimento de uma só inovação, como se cada um dos squads fosse uma mini-empresa com suas próprias metas.

Quais são os componentes do método de squads?

Para surtir os efeitos desejados, os squads precisam contar com certos elementos-chave, ou componentes, que possibilitem o trabalho conjunto multidisciplinar.

Desse modo, cada integrante do squad dispõe de autonomia suficiente para que tudo funcione como esperado e a comunicação entre os diferentes grupos pode acontecer de maneira fluida e eficiente.

Confira quais são os componentes do método de squads!

Chapters

Chapters são divisões de menor porte que agrupam colaboradores de uma mesma área que exerçam funções similares. Pode haver um chapter de designers, outro de desenvolvedores, e daí em diante.

Esses pequenos grupos são formados para facilitar o intercâmbio de ideias e a troca de experiências entre colaboradores da mesma área que atuam em squads diferentes, possibilitando que os integrantes se ajudem de forma mútua.

Assim, o grupo de funcionários das Finanças que está fragmentado em diferentes squads pode se reunir para trocar informações, garantindo que cada um saiba o que está acontecendo em cada squad.

Tribes

As tribes são a união de vários squads em um único projeto, garantindo que os integrantes do projeto estejam devidamente alinhados e consigam se comunicar de maneira eficiente.

Esse modelo é indicado para grupos com dois ou mais squads que trabalham com objetivos parecidos e, por isso, precisam estar bem-alinhados.

Guilds

O terceiro componente que possibilita o alinhamento dos squads são as guilds, grupos formados por profissionais de todas as áreas com um assunto em comum.

Isso significa que uma guild abriga pessoas de chapters e tribes distintos, especialmente porque guilds não exigem projetos nem habilidades em comum.

O objetivo por trás desse componente é garantir que os profissionais tenham um espaço para compartilhar experiências e aprendizados.

Product Owner

Por trás de todo squad existe um coordenador de projeto, o Product Owner, que exerce também a função de elo entre o squad e o gestor.

Vale lembrar que, apesar de exercer um papel de coordenação no grupo de trabalho, o Product Owner não atua como um “chefe”, já que o conceito de hierarquização não se aplica para garantir a autonomia dos times.

As vantagens do modelo squad

O conceito de metodologia ágil, que apresenta a proposta de squads, só surgiu em meados dos anos 2000, mas rapidamente se popularizou entre empresas de todos os tamanhos e segmentos.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Go Remotely, sete a cada dez empresas (71%) deve utilizar esse método de trabalho em 2022, um número considerável apenas 20 anos depois da criação do conceito.

Essa popularidade se deve às vantagens inerentes à formação de squads, que incluem desde aumento da produtividade à otimização do engajamento dos colaboradores, veja só!

Autonomia

Por definição, os integrantes dos squads devem dispor de autonomia suficiente para tomar decisões a respeito do produto ou serviço pelo qual são responsáveis.

Quanto mais autônomo é o profissional, maior sua capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas quando necessário.

Além disso, esse perfil de profissional também dispõe de maior capacidade de criação e experimentação, o que, consequentemente, garante maior grau de inovação ao projeto e à empresa.

No fim das contas, autonomia quer dizer que os integrantes de cada squad têm liberdade para decidir o que fazer, como executar e de que forma se organizar para que essa função seja cumprida.

Agilidade

Uma das maiores vantagens por trás do modelo de squads é a agilidade que esse método possibilita para o trabalho.

Como as equipes são pequenas e os profissionais têm autonomia e know-how para desenvolver seus projetos, todo o fluxo de trabalho discorre com muito mais fluidez, eficiência e agilidade.

Afinal, as ideias não precisam passar pelo crivo de um gestor antes de serem executadas, já que cada squad abriga profissionais com conhecimento suficiente para gerar valor para o cliente.

Assim, os ciclos ficam mais curtos e as entregas das tarefas são mais rápidas.

Produtividade

Quanto mais ágil é um squad, maior sua produtividade. Todo o tempo que, antes, seria desperdiçado à espera de aprovações ou em reuniões com outras equipes será utilizado para desenvolver o projeto ou até criar novas soluções.

Como a ação de cada squad é mais focada e organizada, a consequência é o aumento da produtividade, com a equipe sendo capaz de produzir mais e melhor em menos tempo.

Engajamento

Para que o modelo funcione como deve, é imprescindível que os squads operem com engajamento e responsabilidade para alcançar as metas estabelecidas.

Com a autonomia intrínseca a esse formato de trabalho, cada profissional se sente “dono” do projeto e, por isso, se envolve mais em busca da satisfação de garantir os melhores resultados.

Equipes engajadas conseguem enxergar com mais clareza seus objetivos individuais e coletivos, o que, por sua vez, facilita a conquista das metas almejadas.

Colaboração

A dinâmica de trabalho no formato de squads é baseada na cooperação e colaboração, isto é, esse modelo de trabalho só funciona se os times operarem de maneira colaborativa para alcançar o resultado esperado.

Mais que isso, esse modelo torna claro para os profissionais que só é possível chegar ao objetivo delimitado se houver cooperação entre os integrantes do time.

Além disso, como cada profissional tem autonomia e conhecimento para resolver problemas e propor soluções sem a necessidade de intermediários ou interferências de gestores, logo os integrantes de cada squad percebem a importância do trabalho em grupo.

Flexibilidade e escalabilidade

O formato de trabalho com squads garante que a empresa tenha flexibilidade interna e escalabilidade otimizada, tornando o negócio adaptável a níveis de demanda distintos.

Essa escalabilidade possibilita que a empresa cresça de maneira sustentável, sem comprometer o fluxo de trabalho ou a qualidade dos resultados.

Leia também – IMPLEMENTAR CULTURA ÁGIL VAI MUITO ALÉM DE SCRUM OU KANBAN

Desafios do formato squad

O modelo squad proporciona diversas vantagens que podem fazer a diferença no seu negócio, mas também pode apresentar alguns desafios consideráveis para qualquer empresa.

Por mais autonomia que os integrantes de cada equipe tenham, muitas vezes os profissionais têm dificuldade em se distanciar da antiga cultura de trabalho centralizada em um líder claro.

Mesmo com a atuação de um Product Owner, é possível que os colaboradores sintam a ausência de um líder que acompanhe seu desenvolvimento profissional e ofereça orientações acerca do trabalho realizado.

Uma boa alternativa para esse problema é capacitar o Product Owner para ocupar esse espaço, fornecendo feedbacks e dicas de gestão de carreira para os colaboradores de sua equipe.

Também é necessário desenvolver métodos que garantam visibilidade ao desenvolvimento dos profissionais. Afinal, já imaginou como seria dar o melhor de si em uma função e acabar “apagado”, sem que ninguém perceba seu esforço?

Nesse sentido, convém abrir mão da definição de metas individuais (ou por área de atuação) a cada colaborador e investir no apontamento de metas coletivas, que considerem o resultado do projeto como um todo para o negócio.

Como montar squads bem-organizados?

Por mais vantagens que estejam atreladas ao conceito de squads, é indispensável dispor de conhecimento suficiente a respeito da estrutura das equipes e a cultura da empresa para que esse formato seja bem-sucedido.

É fundamental conhecer bem cada funcionário, seus talentos e pontos fracos, a fim de montar grupos que se complementem.

E não são só os squads que precisam estar preparados para cada projeto: a cultura da empresa também precisa ser aprimorada para estar alinhada à nova dinâmica de trabalho.

Os times devem ter facilidade para trocar informações e experiências, consultar a evolução dos processos e apontar melhorias que se façam necessárias.

Também é importante criar métodos para mensurar o desempenho das equipes e o impacto desse formato de trabalho no dia a dia da empresa.

Nesse sentido, cabe o emprego de avaliações de desempenho, definição de Objectives and Key Results (OKRs) e outros recursos que possam ajudar o gestor a mensurar o sucesso da iniciativa e a diagnosticar eventuais problemas.

Vale a pena implementar o modelo de squad na sua empresa?

Em geral, o modelo de squad pode ser aplicado a qualquer negócio, não importa seu tamanho, sua área de atuação ou cultura organizacional.

No entanto, é preciso ficar de olho em alguns elementos para definir se vale a pena ou não adotar esse modelo de trabalho em sua empresa.

Há que se levar em conta a quantidade de colaboradores e o nível de maturidade de cada um desses profissionais.

Sem expertise suficiente por parte da equipe, todos os esforços para contar com equipes multidisciplinares podem cair por terra, pois é indispensável que cada profissional disponha de conhecimento e autonomia suficiente para autogerir seu trabalho.

Dessa forma, para descobrir se o modelo de squad é uma boa ideia para o seu negócio é importante avaliar o potencial de seus colaboradores e analisar se esse formato faz sentido na realidade da sua empresa, considerando as expectativas e peculiaridades de cada negócio.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa