Desing Thinking

Design Sprint na Prática

Vanessa Pedra
em

Muito se fala de Design Sprint, Design Thinking, Lean UX….mas você sabe exatamente a relação entre todos eles?

Vamos começar por Desing Thinking. Muitos confundem ele com um médoto, mas na verdade é uma abordagem que usa as premissas de Descobrir, Definir, Elaborar (desenvolver) e Entregar, Divergindo e Convergindo, tendo como ponto de saída um problema e resultando na solução sempre focado nas pessoas(nosso famoso duplo diamante).

design thinking é uma abordagem inovadora que se baseia em processos de design para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso empresarial. — Tim Brown, IDEO

Todos os processos de Agile UX, Lean UX e Design Sprint foram todos criados usando a abordagem de Design Thinking. O que difere cada um deles? Os momentos que eles são usados (Figura abaixo).

Hoje vamos falar sobre o Desgin Sprint (ou DS para os ínimos rs). Que é uma técnica criada pela Google para sair da Ideia e já ir para o os testes em apenas 5 dias.

Para que serve Design Sprint

O Design Sprint ajuda a definir a proposta de valor e cria uma visão compartilhada, alinhando e tornando todos, donos do projeto.

Este processo também é muito utilizado para detravar caminhos quando se existe muita dúvida por onde seguir, por exemplo, temos 2 soluções para o novo carrinho de compra do site. Parte do time acredita que a solução 1 é mais eficiente, parte do time prefere a solução 2. A área de negócio não gostou de nenhuma das soluções propostas.

Este é um ótimo caso para resolver com Design Sprint.

Vamos colocar todos em uma sala, apresentar as ideias, discutir o real problemas e sair com um protótipo criado de forma colaborativa, entre todas as áreas, e testar com usuários reais, tudo em 1 semana.

Em que momento do projeto devo adotar o DS?

Podemos adotar o DS desde o início do projeto, para validar uma ideia de negócio, para validar definições estratégicas de marketing e criar um novo produto.

Em produtos em andamento, o DS pode ser utilizado antes de um time Ágil iniciar o trabalho de desenvolvimento e antes de desenhar uma funcionalidade completa.

Evite usar o DS quando o escopo for muito fechado (adicionar um campo a mais em uma tela por exemplo) ou muito amplo (criar um site e um app — foque em um dos dois se tiver que adotar o DS).

Também evite usar se os participantes não domirem o assunto e for necessário uma pesquisa aprofundada. O tempo é limitado e não ter domínio sobre o problema a ser resolvido podemos criar uma solução que não consiga resolver o problema principal do seu usuário.

Vantagens de usar o Design Sprint

A maior vantagem do DS é não precisarmos desenvolver para aprender com o usuário, acarretando menor custo e tempo de desenvolvimento, tudo relizado de uma forma colaborativa e com responsabilidades compartilhadas, sempre focado no usuário.

Mas o que quer dizer tudo isso?

Que a empresa vai gastar menos, vai ser mais acertiva e todos os envolvidos vão ajudar a defender a idéia, que ja sai com os riscos minizados por ja sair testada por usuários reais.

Design Sprint ajuda a alcançar resultados e aprendizados em um curtíssimo período de tempo, reunindo e alinhando os membros da equipe, dando voz e voto para todos.

Quem devemos chamar para participar?

Quem deve participar do Design Sprint? TODO MUNDO! Desde os desenvolvedores, pessoa de QA, designers, PO, gerente de projeto, CEO, CTO, líderes, clientes… Quanto mais diversificado o grupo, mais ideias e background diferentes para trazer perpectivas diferentes.

Lembre-se:

Não é só para designers!

A diversidade da equipe que participa da Sprint é o um fator importante para se conseguir uma visão 360º da organização, unindo aspectos do negócio (viabilidade), engenharia (facilidade) e design (desejabilidade).

O que devemos preparar pra o Design Sprint?

A primeira coisa e reservar 5 dias completos da sua equipe, todos precisam estar presentes durante o processo. Restrinja a utilização de celular, afinal todos precisam estar focados (pause a DS a cada 30, 40 minutos para os participantes darem aquela olhada no celular, verificar um e-mail, afinal urgências acontecem).

Separe para os dias de dinâmicas todo tipo de material que acretita ser necessário, como quadro branco, canetas, papel (A4 ou A3), durex, tesoura, régua, canetinha e muito post-it’s (muitos mesmo rs).

Se for possível, forneça um lanche para manter a energia, mas nada muito pesado. Deixe sempre disponível água e café, e se o lanche a verba não foi disponibilizada, separe uma bolachinhas que ja ajuda o time.

Prepare uma apresentação contendo os passos de cada dia, lembretes importantes e exemplos. É importante não deixar os participantes saberem qual a agenda do dia, o que vão fazer, o objetivo de estarem ali. Assim vão se sentir mais seguro, sem surpresas e mais abertos as atividades.

Vamos para a prática!

Dia 1 — Entender e Definir

  1. Introdução
    Neste momento apresente o time, crie alguma atividade para quebrar o gelo, afinal, pode ser que tenham pessoas que estejam trabalhando juntas pela primeira vez. Aproveite este momento também para aprensentar a agenda do dia.
  2. ObjetivosDefina os objetivos a longo prazo e quais questões devemos explorar durando Design Sprint.
  3. Pergunte aos Experts
    Traga experts sobre o assunto proposto, podem ser os próprios participantes do sprint. Faça uma entrevista não somente investigando quais são os problemas, mas tente descobrir a raiz dos problemas mencionados.
  4. CP
    Peça para todos criarem perguntas iniciando com “como podemos…” durante as conversas com especilistas, uma questão em cada post-it. Ao final, agrupe por afinidade e use o dot vote para escolher qual será a pergunta algo que deverá ser explorada durante o DS.

Dia 2 — Divergir

  1. Demos inspiradores
    Não precisamos começar tudo do 0. Peça para o time trazer ideias e peça para cada um começar a criar alguns esboços simples para a solução. Cole na parede separadamente todas as ideias propostas.
  2. Notas
    Agora os partipantes devem observar os esboços de forma silenciosa e fazerem anotações em um papel. Após todos terem verificado todos os esboços, discutam um pouco sobre as ideias.
  3. Crazy 8s
    8 ideias em 8 minutos. Parece loucura mas ajuda a destravar e criar ideias sem pensar muito, deixar realmente fluir. Divida um papel em 8 partes e cada participante tem 1 minuto por parte para colocar uma ideia. Não pode repetir ideias e não precisa somente desenhar, pode escrever também. O objetivo não é ja ter telas e sim mapear novas ideias e tentar “sair da caixa”.
  4. Solução
    Peça para cada participante olhar as ideias geradas por ele para criar agora uma solução completa de forma anônima. A solução tem que estar clara e deve conter um título. Textos explicativos podem ser colocados. No final, coloque todas as ideias coladas na parede.

Dia 3 — Decidir

  1. Votação
    Começamos o dia com votação. De post-its e bolinhas auto-colantes para cada participante e peça para observarem as soluções do dia anterior. Peça para colocar a “bolinha” do lado das funcionalidades que mais gostar (não precisa ser na solução completa, pode ser apenas em uma parte) e peça para usarem o post-it para deixar alguma observação. Faça tudo de modo silencioso, cada um avalia de forma individual.
  2. Elegendo os vencedores
    Separe as soluções mais votadas (as que tiverem mais bolinhas) e apresente para o grupo. Tire as dúvidas se necessário.
  3. Storyboard
    Com as soluções mais votadas, peça para o grupo criar um storyboard da jornada completa do produto. Nesta fase vamos conseguir encontrar alguns pontos que foram esquecidos e tirar as últimas dúvidas sobre o projeto.

Dia 4 — Prototipar

Este dia é dedicado a criar o prototipo usando como base o Storyboard do dia anterior. A dica aqui é focar! Foque no que foi desenhado, não é hora de inventar mais funcionalides ou rediscuti-las. Foque na ferramente que irá usar. Não é hora de aprender a usar uma nova ferramenta, use o que você conhece, se for o power point, que seja no power point. Aqui o objetivo é simular o produto para validar a ideia no dia seguinte.

Quem não estiver fazendo o protótipo, pode se dedicar em agendar com os usuários para os testes no dia seguinte.

Dia 5 — Validar

Este dia é dedicado aos testes com usuários. Inicie o dia preparando o local. O indicado é realizar o teste com 5 pessoas.

Após os testes, crie uma matriz com os resultados. Anote em posr-its e procure os padrões, agrupe e sugira mudanças para cada grupo.

Chegamos ao fim do sprint….

Mas e ai? O que fazemos com tudo isso?

Você agora ja tem uma solução desenhada, validade e ja mapeadas as possíveis melhorias…tudo em 5 dias.

Agora com estes insumos você pode decidir com os stakeholders se vale a pena invenstir e dar continuidade ao projeto ou simplesmente engavetar por não ter obtido sucesso nos testes.

E não se engane, engavetar um projeto não é que o Design Sprint foi feito errado ou que foi um fracasso, envagetar um projeto quer dizer que a empresa economizou dinheiro em uma solução que poderia ter só descoberto que não teria sucesso após o desenvolvimento.

Dúvidas? Sugestões? Gostam desse processo? Já teve a oportunidade de rodar uma Design Sprint? Deixa aqui embaixo seus comentários!

Bônus

O Desing Sprint apresentado acima é o 1.0, o tradicional de 5 dias corridos. Hoje temos a versão 2.0 , sendorealizado em 4 dias, onde no dia 1 já saimos com os desenhos de solução para no dia 2 votar e desenhar o storyboard. Os dia 3 e 4 se mantém para prototipação e o último dia para testes.

A versão do Design Sprint 3.0 voltamos os 5 dias da versão 1.0, mas o dia 2 (desenho da solução) e o dia 4 (protótipo) é feito sem o time junto, cada um faz como “lição de casa” e traz para o próximo dia quando o grupo se reúne de novo.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa