Um computador em cima da mesa.

Entenda como gerar valor para o seu negócio com API

Squadra
em

Você já ouviu falar em API? Abreviação em inglês para o termo Application Programming Interface, ou Interfaces de Programação de Aplicações, essa inovação pode acelerar o caminho da sua empresa rumo à transformação digital.

Apesar de estar crescendo em popularidade nos últimos anos, o conceito de API não é nenhuma novidade.

Pelo contrário, existe desde as origens da Ciência da Computação, no formato de bibliotecas e bancos de dados para sistemas operacionais que possibilitavam compartilhamento de informações e alterações de código.

De lá para cá, no entanto, muita coisa mudou e essa ferramenta tecnológica tem se transformado num verdadeiro trunfo para empresas que querem otimizar seus processos, enriquecer seus planos de negócio e ganhar destaque no mercado.

Agora, em vez de proporcionar a troca de dados em ambientes internos, como no passado, as APIs superaram a barreira dos ambientes locais e se firmaram como protagonistas na integração remota de dados.

Hoje em dia, qualquer empresa pode contar com esse super-reforço em sua estrutura digital, e neste artigo você vai descobrir como utilizar essa ferramenta em favor do seu negócio, veja só!

APIs podem ajudar a melhorar sua empresa

Em um universo cada vez mais digital, as APIs despontam como grandes facilitadoras para usuários, desenvolvedores e empresas, que têm muito a ganhar pela utilização desse recurso.

As Interfaces de Programação de Aplicações atuam como pontes que oferecem atalhos na integração de programas e sistemas diferentes, capazes de serem utilizadas até mesmo por pessoas que não entendem nada de programação.

Por meio desse recurso, é possível conectar aplicações e softwares que utilizam linguagens distintas, permitindo que um sistema opere com arquiteturas diferentes sem a necessidade de alterar todo o projeto sempre que se faz necessário adicionar uma nova funcionalidade.

Ou seja, o sistema consegue funcionar com ganho de escalabilidade e de maneira ininterrupta, sem gerar prejuízos para o usuário mesmo quando é preciso executar uma atualização ou instalar um novo microsserviço.

As APIs também possibilitam o desenvolvimento mais rápido e ágil de soluções tecnológicas, pois não é necessário criar nada do zero.

Toda a programação é feita em cima de padrões pré-definidos, como blocos pré-montados que são adicionados a uma arquitetura que já existe.

Isso pode representar um ganho importante de tempo para a empresa, que consegue continuar suas operações enquanto modificações são feitas no sistema e pode economizar muito dinheiro em comparação a aplicações criadas do zero.

Afinal, não é necessário destacar muitos profissionais de TI para executar essas alterações no sistema, e até mesmo empresas com equipe enxuta conseguem manter suas plataformas devidamente atualizadas.

Para que essas e outras vantagens sejam possíveis, no entanto, é indispensável contar com uma boa ferramenta de gestão de APIs, ou você corre o risco de desperdiçar funções das Interfaces de Programação de Aplicações simplesmente por utilizar plataformas pouco eficientes.

Por que investir em uma plataforma de gerenciamento de API**?**

As empresas têm descoberto cada vez mais oportunidades de negócios e funcionalidades para suas próprias plataformas, incluindo a possibilidade de expandir seus produtos e serviços por meio de uma rede de parceiros.

No fim das contas, o volume de APIs utilizado por um único sistema tem se tornado cada vez maior, sobretudo se a plataforma usa várias Interfaces de Programação de Aplicações de forma limitada e privada.

Além disso, as APIs podem ser muito práticas, mas abrem certas brechas que podem ser exploradas por pessoas mal-intencionadas.

Isso acontece porque muitas das Interfaces de Programação de Aplicações têm suas documentações abertas, para livre acesso de quaisquer interessados, o que pode oferecer pistas de como essas ferramentas funcionam internamente.

Imagine um sistema que utiliza múltiplas APIs para operar, cada uma delas criada e executada por desenvolvedores distintos. O processo de desenvolvimento pode se tornar fragmentado e sem coesão, o que pode comprometer toda a segurança do ambiente.

Para evitar que os sistemas da empresa estejam expostos a esses riscos, problemas e desafios, a melhor saída é investir em uma plataforma de gerenciamento de Interfaces de Programação de Aplicações.

Essas ferramentas proporcionam a simplificação de processos complexos e garantem a sustentação necessária para que os desenvolvedores consigam implementar até mesmo grandes volumes de APIs sem travar ou comprometer o sistema.

Como funciona a gestão de API****s

O sistema que conta com uma plataforma de gerenciamento de APIs consegue criar, analisar, desenvolver e proteger suas APIs em um ambiente simultaneamente seguro e com grande grau de escalabilidade.

Essas plataformas conseguem centralizar todas as Interfaces de Programação de Aplicações e possibilitam o desenvolvimento de processos, funções, aplicações e atualizações sem comprometer o funcionamento do ambiente e sem impacto para os usuários.

A plataforma de gestão de APIs também é capaz de organizar e gerenciar todo o ciclo de vida das Interfaces de Programação de Aplicações, tornando o gerenciamento mais prático e eliminando as chances de retrabalho.

Confira alguns benefícios de investir em uma plataforma de gerenciamento de APIs!

Mais controle sobre a interface

Um sistema que conta com uma plataforma de gestão de Interfaces de Programação de Aplicações bem-definida, com uma política de gerenciamento clara, pode usufruir de mais controle sobre eventuais modificações, atualizações e correções de suas APIs.

A empresa se torna capaz de avaliar quais as mudanças necessárias e pode planejar minuciosamente sua implementação, com controle rígido do versionamento da API e sem necessidade de trabalhar sobre códigos antigos.

Além disso, como todas as mudanças devem estar devidamente documentadas, os usuários com acesso à plataforma podem se adaptar de maneira mais rápida e simplificada aos novos recursos disponíveis no sistema.

Otimização da produtividade dos times

Um dos principais reflexos por trás de uma plataforma de gerenciamento de Interfaces de Programação de Aplicações é a otimização da produtividade dos times.

Como todos os padrões de utilização e as alterações na interface estão documentados de maneira abrangente, os usuários ganham um tempo precioso para integrar os recursos disponíveis ao seu dia a dia.

Além da adaptação mais rápida e eficiente, a ferramenta de gestão de APIs também consegue minimizar as chances de erro e, consequentemente, melhorar as taxas de retrabalho da equipe.

Assim, seu time pode alocar o tempo de trabalho para executar tarefas mais complexas e estratégicas, garantindo o “boom” de produtividade que o seu negócio precisa.

Menos riscos de segurança

Em qualquer sistema digital, os riscos de segurança são um assunto que deve ser levado a sério, pois podem ser catastróficos para qualquer empresa, não importa o tamanho ou a área de atuação.

Nesse sentido, uma ferramenta de gestão de APIs possibilita o rastreamento de brechas e falhas com mais agilidade, encurtando o intervalo entre o surgimento e a correção de um problema.

Desse modo, evita-se a exposição de dados sigilosos e informações dos usuários, conferindo mais uma camada de segurança ao ambiente digital.

Mais escalabilidade

O maior nível de controle sobre a plataforma conferido pela plataforma de gestão de APIs proporciona, também, mais escalabilidade para o sistema.

Isso é possível porque, mediante a ferramenta de gestão, a empresa consegue potencializar a performance de cada Interface de Programação de Aplicações, otimizando a estrutura e a utilização de recursos.

Assim sendo, sempre que aumentar a demanda por infraestrutura, o time de TI conseguirá proporcionar um desempenho melhor da plataforma, sem necessidade de grandes investimentos de tempo e dinheiro para que isso seja possível.

Leia também: ENTENDA COMO AS APIS ACELERAM A INOVAÇÃO DIGITAL NOS NEGÓCIOS

Como a API pode ajudar na segurança digital?

Uma empresa que conta com o suporte de uma plataforma de gestão pode oferecer mais segurança a suas APIs.

Os desenvolvedores podem utilizar estruturas de criptografia de dados e segurança do sistema que já estão prontas, o que significa que não será preciso reinventar a roda sempre que uma nova Interface de Programação de Aplicações for implementada.

Essas ferramentas utilizam diferentes mecanismos para proteger as APIs, como filtragem de IP, tokens e chaves criptografadas, além de possibilitar melhor controle sobre os acessos e o bloqueio em caso de tentativas repetidas de acesso.

Isso é importante porque as APIs públicas têm suas documentações disponibilizadas de forma bastante clara e podem ser facilmente interpretadas e compreendidas, tornando-se valiosas fontes de informação para hackers e pessoas mal-intencionadas.

Afinal, essas documentações podem se transformar em “amostras grátis” da infraestrutura do banco de dados e, assim, conceder meios de se burlar o sistema.

Como a plataforma vai cuidar da segurança das APIs, os desenvolvedores podem confiar em um sistema sólido e seguro, focando seus esforços na adição de novas funcionalidades e na melhoria da integração do produto final.

Como realizar uma boa gestão de Interfaces de Programação de Aplicações?

A utilização de alguns recursos e rotinas podem otimizar o gerenciamento de APIs, entregando interfaces com melhor desempenho, mais segurança e mais confiáveis. Veja só!

Rotinas padronizadas

Não minimize a importância da padronização de rotinas na gestão de Interfaces de Programação de Aplicações.

Só assim é possível que todos os usuários façam a utilização unificada das APIs, minimizando a chance de falhas e comprometimento da segurança da plataforma.

Com rotinas padronizadas, a empresa pode reduzir ou até eliminar erros, otimizando o fluxo de trabalho de suas equipes.

Dessa forma, o time consegue manter um nível de qualidade elevado e contínuo a cada processo, diminuindo a ocorrência de falhas de performance e erros no código-fonte do sistema.

Compatibilidade com vários sistemas

Para assegurar que a Interface de Programação de Aplicações possa ser utilizada pelo máximo de usuários possível, é importante utilizar ferramentas de gestão de APIs que ofereçam compatibilidade com vários sistemas.

O ideal é estruturar as interfaces para serem versáteis e capaz de interagir com diferentes sistemas operacionais, softwares e hardwares.

Monitoramento da utilização das interfaces

Os processos de monitoramento da utilização das interfaces devem ser contínuos.

Só assim o gestor poderá conhecer como as diferentes APIs são utilizadas e, assim, tornar mais fácil e ágil o diagnóstico de falhas de segurança ou problemas de performance que podem impactar negativamente a experiência do usuário.

Desse modo, uma boa dica é utilizar soluções que mostram como as Interfaces de Programação de Aplicações são utilizadas em tempo real.

Ferramentas para proteção de dados

Como explicamos acima, é fundamental tomar precauções para conferir mais segurança à gestão de APIs.

Por isso, não deixe de adotar procedimentos de controle de segurança de dados para minimizar as chances de vazamentos e comprometimento da integridade do sistema.

Adote medidas de proteção de dados que sejam compatíveis com o perfil de utilização da Interface de Programação de Aplicações para usufruir de uma interface mais robusta e confiável.

Processos documentados

O segredo de uma Interface de Programação de Aplicações de sucesso é uma documentação clara e simplificada de seus processos.

Se as rotinas de uso e gestão das interfaces estão documentadas de forma completa, os desenvolvedores e usuários poderão utilizar os recursos com mais eficiência e inteligência, abstraindo o melhor desempenho possível da ferramenta.

O ideal é documentar cada rotina de acordo com as demandas, maximizando as performances e evitando erros, gargalos e falhas.

Como escolher uma gestão de API eficiente e segura?

Para evitar que sua corporação encare desafios na gestão de APIs, a melhor saída é contar com o suporte de uma empresa parceira confiável, de boa reputação e capaz de oferecer serviços qualificados.

Desse modo, sua organização poderá contar com o know-how de especialistas que podem estruturar a melhor política de gerenciamento de Interfaces de Programação de Aplicações para o perfil do seu negócio, de acordo com as demandas do mercado.

Isso vai possibilitar que a sua empresa mantenha o foco nas rotinas mais estratégicas sem comprometer a performance e a usabilidade das APIs.

Como resultado, sua corporação poderá contar com um ambiente de trabalho mais integrado e inteligente, devidamente alinhado às demandas do dia a dia.

A consultoria de uma empresa especializada, como a Squadra Tecnologia, pode ampliar a compatibilidade de aplicações com o seu sistema, reduzindo drasticamente custos com Tecnologia da Informação e eliminando erros operacionais.

Dessa maneira, sua organização conseguirá atingir os resultados almejados no médio e longo prazo, sem comprometer as operações cotidianas e a segurança do sistema, fazendo o uso abrangente dessa ferramenta tecnológica.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa