Dois homens se cumprimentando.

Estimulando a empatia do cliente por seus usuários

Vanessa Pedra
em

Não é novidade a importância de envolver o usuário desde o início do processo da criação, mas como despertar a empatia do cliente por seus usuários na criação de um produto?

Muita entrevista e observação nos traz o conhecimento sobre o usuário, mas despertar a empatia do cliente nem sempre é fácil.

Empatia é compreender sentimentos e emoções ao se colocar no lugar de outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

Na Just procuramos envolver o cliente desde a fase de pesquisas, criando roteiro de entrevistas, acompanhando ao vivo a entrevista sendo realizada e entre uma entrevista e outra rola um bate-papo sobre cada entrevistado.

Descobrimos que ao fazer o cliente ouvir o próprio usuário falando sobre o produto, a empatia criada é maior

Após a fase de pesquisa, envolvemos o cliente na etapa de ideação, onde além de alinhamento de Negócio e Produto, fazemos algumas dinâmicas para a definição e criação das personas.

Quem cria a persona nesta fase é o cliente, nós apenas orientamos que ele siga os dados coletados nas entrevistas, lembrando sempre de frases ou palavras-chave que foram ditas pelos entrevistados.

Nas dinâmicas iniciamos personificando as personas, dando um nome, profissão, região onde mora, idade e em alguns casos, classe social.

Muitas vezes alguns usuários entrevistados se destacam e acabam virando uma das personas principais

Após a personificação básica, passamos para o Mapa de Empatia. Nesta fase o cliente começa a colocar em palavras sua percepção do que o usuário sente, escuta, vê, fala e faz, para depois definirmos suas dores e seus ganhos.

Após o preenchimento do Mapa de empatia, voltamos para a personificação onde definimos o comportamento e as necessidades da persona que criaremos a jornada na próxima etapa, mas aí é conversa para um outro dia.

E você? Tem problemas na criação da empatia entre o cliente e seus usuários? Tem alguma dica para gente? Deixe seu comentário, pois sempre estamos a procura de novas maneiras de criar produtos e serviços de sucesso!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa