Arte gráfica com uma nuvem e diversos serviços.

Evolução da tecnologia: como usar a inteligência das coisas na empresa?

Squadra
em

Rotinas mais eficientes, processos mais ágeis e menos suscetíveis a falhas, redução nos custos operacionais e uma grande vantagem competitiva. Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens que a tecnologia tem trazido para as empresas.

O mercado empresarial, cada dia mais intransigente, tem demandado uma postura de inovação por parte das organizações. Os consumidores, agora, muito mais exigentes, valorizam serviços e produtos mais tecnológicos, acessíveis e funcionais.

Nesse contexto de evolução da tecnologia e necessidade das empresas em se manterem alinhadas às mudanças, a “inteligência das coisas” surge como um grande diferencial.

Quer saber mais sobre esse conceito e seus impactos na rotina de uma empresa? Então acompanhe no post de hoje!

Afinal, o que é a inteligência das coisas?

De maneira simples e direta, a inteligência das coisas é o conceito que resume tudo aquilo que nós sempre esperamos da tecnologia — autonomia aliada a conforto e utilidade.

Ela nada mais é do que a capacidade de sistemas, máquinas, objetos e todo tipo de dispositivo agir sem a interferência do homem.

Em outras palavras, é a possibilidade de confiar a execução de trabalhos e atividades, desde as mais simples às mais complexas, a um sistema dotado de inteligência artificial.

Como esse conceito pode otimizar uma empresa?

Não é difícil entender como sistemas autônomos e computadores podem facilitar a vida das pessoas em geral. Trazendo para a realidade do mundo corporativo, também não é difícil identificar os pontos positivos desse tipo de tecnologia. Vejamos:

Automa​ção

Essa é, talvez, a chave para processos mais fluidos, seguros e menos onerosos. A automação de sistemas permitida pela inteligência das coisas potencializa a rotina de uma empresa em diversos aspectos.

A automação, além de reduzir custos, também ajudar a aumentar a produtividade e qualidade do trabalho, reduzindo drasticamente a ocorrência de erros e interrupções.

Nesse contexto de automação, a inteligência das coisas pode ajudar os gestores e colaboradores a operar equipamentos, facilitar a tomada de decisões, simplificando processos, dados e informações complexas etc.

Integração

Outro ponto que a inteligência das coisas proporciona dentro de um ambiente empresarial é a integração.

Muitos gestores tendem a visualizar somente a integração entre as máquinas e sistemas. Essa, de certa forma, é uma visão limitada do conceito de inteligência das coisas, visto que ele vai bem além da conectividade.

Na realidade, a inteligência permite não só aos sistemas e máquinas se comunicarem, mas também permite a interação humana. Explico: a integração de sistemas pode se unir a interação com os colaboradores, tornando o fluxo muito mais complexo e completo.

Assim, por exemplo, em dadas tarefas, nas quais os sistemas têm limitações, a mão de obra humana pode agir, complementando a atuação da máquina.

Inteligência é ver a máquina identificando as suas limitações e agindo, de maneira autônoma, para superá-las.

A evolução da tecnologia é um processo dinâmico e ininterrupto, de modo que sempre haverá a necessidade de observação e acompanhamento por parte das empresas. Investir em inovação é o diferencial para tornar a rotina da empresa mais eficiente e produtiva.

Portanto, agora que já sabe como a “inteligência das coisas” pode ajudar, não hesite em investir nesse conceito. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, ou queira nos contar as suas impressões, deixe seu comentário abaixo!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa