Experiência do funcionário

Experiência do funcionário é vital para uma boa experiência do cliente

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Olhe para dentro de sua empresa, quantas pessoas estão ali trabalhando sem saber exatamente o que a empresa faz, sua mensagem e seus valores?

É comum vermos as empresas pensando na experiência do usuário de um ponto de vista muito técnico, como se as ferramentas de interação com o cliente fossem as maiores responsáveis por garantir uma boa experiência.

As empresas precisam repensar o papel de seus funcionários na experiência do usuário, especialmente daqueles que estão na linha de frente, interagindo diretamente com os clientes. É preciso torná-los porta-vozes da empresa.

Para isso, é importante adotar uma estratégia conhecida como Service-Profit Chain, que propõe cuidar primeiro dos funcionários para que estes entreguem uma melhor experiência ao usuário, gerando clientes fiéis, que trazem mais lucro.

O retorno desse investimento não será imediato. Normalmente, leva-se muito tempo para notar uma mudança. O importante é entender que a cultura empresarial tem um grande papel na experiência do cliente a longo prazo.

Como engajar os colaboradores?

É preciso usar as mesmas táticas utilizadas para melhorar a experiência do usuário! Essas táticas vão desde criar personas para os perfis de colaboradores, levando em conta suas motivações e necessidades, até identificar as interações que a empresa tem com cada uma dessas personas.

Engajar requer ainda levar a informação para que todos possam executar bem seu trabalho e se alinhar com a empresa.

3 ações simples que podem melhorar a experiência interna

Escute
Promova conversas pessoais, pesquisas, etc.. É importante entender o que os funcionários querem e têm a dizer.

Promova treinamentos
Funcionários que tenham sido treinado adequadamente estarão mais confiantes em suas interações com os clientes.

Mantenha-os informados sobre seu papel na empresa
É importante explicar aos colaboradores como suas funções impactam a estratégia do negócio. Além disso, comunicar decisões estratégicas para todos, por menores que sejam, pode contribuir para o sucesso da empresa.

Pense nessa frase do Warren Buffet "São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la." Não deixa que a falta de informação afete o desempenho do seu negócio!

Sugiro também esta leitura: Design de serviços: quando a experiência interna impacta o cliente


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