Squad alocado da Squadra

Guia completo sobre o modelo de Squad As A Service

Squadra
em

O Squad as a Service é visto como sinônimo de agilidade, eficiência e principalmente segurança, em um momento de muitas preocupações sobre manter a equipe.

O rápido crescimento das necessidades de tecnologia, somado à lentidão do mercado em formar profissionais habilitados reflete na escassez de profissionais de TI, o que impacta de forma determinante a realidade de grande parte das companhias.

Diante de algo tão importante e estratégico, o desafio é manter a qualidade, evoluir tecnologicamente e manter os custos saudáveis para a empresa. Tendência para 2023, o outsourcing será contratado por, pelo menos, 50% dos negócios no mundo. 

Uma pesquisa do instituto britânico YouGov mostra que, aproximadamente, 48% das empresas no mundo estão optando por terceirizar, através de Squad as a Service, as áreas de TI, principalmente devido à falta de talentos em seus respectivos mercados.

A dificuldade de encontrar profissionais com o know-how necessário acaba ocasionando uma disputa acirrada das empresas por aqueles que estão disponíveis no mercado.

De acordo com um relatório do FMI, até 2030 o mundo deve sofrer com um déficit de mais de 85 milhões de profissionais de tecnologia da informação. E os impactos dessa falta de talentos no mercado é sentida diariamente pelas empresas.

Como determina a lei de oferta e demanda, essa escassez resulta em ofertas de salários cada vez mais altos, acompanhados de inúmeros benefícios e remuneração por resultados, algo que nem todas as organizações têm condições de ofertar.

Se este é o caso da sua empresa, talvez você tenha se deparado com um dilema dos mais sérios: como contornar a situação e continuar crescendo?

A resposta pode estar no que chamamos de Squad as a Service, isto é, a alocação de profissionais de TI de acordo com a necessidade da empresa, ou projeto vigente.

Dê uma olhada em suas necessidades, pode ser que a sua equipe não esteja entregando desempenho por estar sobrecarregada. Ou então, o time in-house é refratário e oferece resistência à cultura ágil.

Nestes casos, contratar uma squad sob demanda ou terceirizar somente uma parte do trabalho é uma excelente solução para atender e até superar seus objetivos. Você pode alocar, através do Squad as a Service, uma equipe inteira ou profissionais específicos para seu projeto. Dessa forma, você vai escalar as suas entregas sem precisar comprometer a produtividade de seus funcionários de TI e lideranças internas.

O que é Squad as a Service

Quem escolhe o Squad as a Service como modalidade de contratação, obtém uma fonte externa para contratação de mão de obra, para atuar dentro da estrutura da empresa, em um projeto específico.

Atualmente, uma preocupação das organizações é fazer mais com menos. Estruturas menores, equipes com menos colaboradores, valorizando ao máximo a eficiência operacional e econômica. Por motivos diversos, as equipes de TI estão cada vez mais enxutas, sem que a demanda pelos serviços necessariamente seja menor, e o desafio de inovar e atender o mercado se apresenta como uma constante evolução.

Uma alternativa para essas situações é o Squad as a Service, especialmente nos segmentos em que faltam profissionais qualificados, onde você contrata os melhores talentos de acordo com a necessidade da sua empresa, seja por períodos em que existe maior demanda ou para projetos específicos, o que só traz benefícios, com ganhos econômicos, operacionais e logísticos. Tudo acompanhado de perto, por um time de especialistas que vão garantir a máxima eficiência para o seu negócio.

O mercado de outsourcing é altamente competitivo, por isso, essa nova forma é impulsionada por motivações organizacionais em termos de crescimento dos negócios, experiência do cliente e disrupção competitiva.

O mercado global de terceirização de TI  foi avaliado em US $ 526,6 bilhões em 2021 e deve atingir US $ 682,3 bilhões até 2027. Para se manter no mercado e fidelizar seus clientes, as empresas estão desenvolvendo tecnologias avançadas para atuar na competitividade, intensificando assim a rivalidade competitiva no mercado.

Uma Squad as a Service permite que empresas formem rapidamente novas equipes com as habilidades certas para determinado projeto, permitindo expandir seu time de profissionais e capacidade de entrega.

Benefícios em contratar o Squad as a Service

Flexibilidade na contratação de talentos:

Composição de times de maneira ágil e assertiva, com menor impacto econômico e sem comprometer a folha de pagamentos a longo prazo. Tenha à sua disposição os melhores talentos do mercado pelo tempo que for necessário, sem complicações, seja por uma, duas, dez semanas ou por meses. Além disso, contrate squads completos ou profissionais específicos.

Maior capacidade para atender o Time to Market:

Inovação é a palavra-chave para o seu sucesso e sobrevivência no mercado. Para isso, você precisa estar atento ao time to market, ou seja, o momento certo para lançar as inovações no mercado. Para isso, é fundamental que se tenha agilidade no desenvolvimento de soluções, o que pode tornar o squad as a service um grande aliado do seu empreendimento.

Custo Benefício:

A redução de custos é evidente, e toda redução de custos sem perda da qualidade representa um ganho real para a empresa. Menos custos operacionais, de treinamentos, de infraestrutura e trabalhistas.

Além dos aspectos que já citamos, existe uma característica muito importante que diferencia uma squad de um time comum: todos os membros têm autonomia, e também estão alinhados para trabalhar em objetivos comuns no desenvolvimento de produtos. A transferência de conhecimento dentro de squads permite que seus membros se adaptem rapidamente se houver um problema a ser resolvido.

Normalmente, a squad terá os seguintes especialistas trabalhando juntos: Scrum Master, Product Owner, UX Designer, desenvolvedores e eventualmente DevOps.

Além disso, squads entregam valor contínuo com o uso de metodologias ágeis. Na prática, significa que o projeto tem seus ciclos reduzidos com entregas mensais ou até mesmo semanais. Isso garante agilidade ao desenvolvimento e possibilita feedbacks do cliente em cada etapa, além de possibilitar que tome decisões baseadas nas entregas parciais.

A possibilidade de lançar produtos de sucesso em menor tempo é uma vantagem competitiva enorme.

O que é o Squad as a Service da SQUADRA

Acreditamos que produtos e serviços digitais de sucesso, são feitos por pessoas, para pessoas, construídos em colaboração e co-criação. Temos uma metodologia de trabalho exclusiva, ágil e voltada para a Transformação Digital, oferecendo soluções inovadoras e eficientes.

Nossa solução de Squad as a Service são equipes internas e multidisciplinares compostas por colaboradores da Squadra, que trabalham alocados em clientes para atender às principais necessidades da empresa de maneira ágil e estratégica. Caso você não precise de um squad completo, também pode contratar profissionais especializados individualmente.

Agilidade e excelência

Tenha tempo para focar nas estratégias da sua área e encontre o profissional ideal e qualificado para compor sua equipe.

Por ter em seu DNA a aplicação de metodologias ágeis, o modelo atende à urgência que as grandes empresas precisam no desenvolvimento de seus produtos, montando equipes em tempo recorde e executando o projeto em ritmo acelerado.

Com a experiência de 35 anos de mercado, garantimos os melhores profissionais através de um squad estruturado e acompanhado de perto, com treinamentos contínuos e certificações concedidas por empresas e instituições de formação referências no mundo.

Segurança e escalabilidade

Selecionamos para você os nossos profissionais de maior performance para que eles se dediquem em tempo integral à sua empresa, escalem seus resultados e destravem seus maiores impedimentos.

Precisou de mais pessoas? Solucionamos! Precisou de novas funções? Solucionamos! E ainda, conte com todo o ecossistema da SQUADRA para apoiar os desafios mais complexos.

Sem riscos

O tempo médio de contratação de um profissional qualificado no mercado é de 39,6 dias, de acordo com o RH Portal. Esperar por este período pode ser fatal para o seu projeto não cumprir suas metas e objetivos.

Por isso, a Squadra Digital garante, em apenas 2 a 3 semanas, a segurança da contratação e alocação dos melhores profissionais, com todos os processos da jornada do profissional internalizados. Fazemos um aprofundamento de fit cultural e validação de skills para garantir que tenhamos a pessoa certa, no cliente certo, garantindo maior aderência do profissional ao projeto e reduzindo chances de turnover.

Exclusividade

Você terá disponível um squad totalmente personalizado para atender o seu projeto, absorvendo todas as estratégias e cultura do negócio, garantindo que todas as metas e objetivos sejam alcançados.

O objetivo é que as equipes tenham mais autonomia para tomar decisões, agindo em conformidade com as demandas mais urgentes da operação. Ao tornar esse atendimento mais rápido, buscamos uma opção para levar mais inteligência e dinamismo à prestação de serviços de tecnologia, sem requerimentos ou solicitações desnecessárias e que atrasam o dia a dia dos clientes.

Temos os melhores profissionais, para formar times de excelência, para atender a sua empresa e transformar o seu negócio, na medida certa, sem desperdício de recursos, e com máxima eficiência, pelo tempo necessário.

Overlap Week: capacitação sem custo para o cliente

Para que ocorra uma integração desde o primeiro contato com a sua equipe e projeto, oferecemos toda a capacitação técnica de acordo com a demanda da empresa, e não cobramos o custo na primeira semana de integração.

Sabemos que esta primeira semana é voltada para o entendimento, passagem de conhecimento e pouca entrega, por isso, assumimos toda a gestão e capacitação do time.

Estes profissionais podem trabalhar para a sua empresa presencial ou remotamente, com total acompanhamento da equipe de gestão. E se o time precisa crescer, diminuir, alinhamos e programamos a movimentação.

Acompanhamento integrado da SQUADRA durante todo o período de alocação

Cuidamos de todo o processo para encontrar o talento certo para o desafio.Alinhamos juntos a expectativa e apoiamos no início para organizar o time e ambientar a pessoa.

Acompanhamos as pessoas em 3 dimensões e, quando necessário, nos debruçamos na entrega para juntos atingirmos os objetivos do negócio.

Squadra as a Service SQUADRA com acompanhamento integrado:

Além disso, quando você contrata uma squad da SQUADRA, você tem o apoio de todo o nosso ecossistema com 35+ de experiência.

Saiba mais, entre em contato com o time da SQUADRA. 

Assine nossa newsletter!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa