IA na prevenção de acidentes de trabalho

IA na Indústria 4.0 para prevenção de acidentes

Squadra
em

Indústria 4.0: o poder da IA na prevenção de acidentes de trabalho

Em busca de aumentar sua maturidade digital, a Indústria 4.0 brasileira busca avançar para se tornar cada vez mais produtiva e eficiente.

Porém, a Indústria 4.0 nacional não pode se esquecer da segurança do trabalho, algo que, se negligenciado, pode trazer enormes problemas tanto para as empresas industriais quanto para os colaboradores e sociedade como um todo.

Pensando nisso, neste artigo trazemos o cenário atual da Indústria 4.0 no Brasil, dados sobre acidentes e como a Inteligência Artificial (IA) está sendo aplicada ao setor, principalmente no sentido de prevenir acidentes de trabalho.

Aproveite a leitura!

O cenário atual da Indústria 4.0 no Brasil

Em 2021, a taxa de inovação das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas foi de 70,5%. Desse total, 37,8% implementaram novos produtos e processos de negócios simultaneamente.

A taxa de inovação é maior nas empresas de grande porte, chegando a 76,7% nas empresas com mais de 500 pessoas ocupadas.

Em 2022, 37% das empresas inovadoras pretendiam aumentar os dispêndios em P&D em relação ao realizado em 2021. E para 2023, 58,4% esperam aumentar esses dispêndios.

A pesquisa é fruto de uma parceria entre Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mas, como citamos anteriormente, os acidentes de trabalho se mostram como um ponto de atenção na Indústria 4.0. Leia mais.

Os dados sobre acidentes de trabalho

De 2012 a 2022, foram comunicados 6,7 milhões acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada, segundo os dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

No mesmo período, ocorreram 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS em razão de doenças e acidentes de trabalho, e o gasto com benefícios previdenciários acidentários, em valores nominais, já chega a R$ 136 bilhões de reais.

O valor inclui ocorrências como auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente relacionados ao trabalho.

Ao longo da série (2012 a 2022) do Observatório, os dados mostram que grande parte dos acidentes foi causada pela operação de máquinas e equipamentos (15% do total), que provocou amputações e outras lesões gravíssimas com uma frequência 15 vezes maior do que as demais causas, e gerou três vezes mais acidentes fatais do que a média geral dos agentes causadores.

Para evitar cenários indesejáveis como os citados, a IA aparece como uma tecnologia que hoje pode ser considerada como imprescindível no âmbito da segurança do trabalho. Continue lendo!

A IA aplicada à prevenção de acidentes de trabalho

A aplicação da Inteligência Artificial no setor industrial tem o potencial de melhorar significativamente a prevenção de acidentes de trabalho, tornando as operações mais seguras e eficientes.

Algoritmos de Machine Learning podem analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões e comportamentos de risco.

Confira alguns exemplos de como a IA pode ser empregada nesse contexto:

Análise preditiva de riscos

A IA pode analisar dados históricos de acidentes, fatores ambientais e comportamentais dos trabalhadores para prever situações de risco. Com base nessas previsões, medidas preventivas podem ser implementadas antes que acidentes ocorram.

Monitoramento avançado

Sensores equipados com IA podem rastrear o estado de máquinas, equipamentos e até mesmo os sinais vitais dos trabalhadores. O sistema pode detectar sinais de falhas iminentes, superaquecimento ou fadiga dos funcionários, evitando acidentes causados por falhas mecânicas ou condições de saúde anormais.

Treinamento personalizado

A IA pode fornecer treinamento personalizado aos trabalhadores, com base em suas habilidades e áreas de atuação. Simulações virtuais podem ser usadas para ensinar procedimentos complexos e perigosos, garantindo que os funcionários estejam bem preparados para lidar com situações arriscadas reais.

Robôs colaborativos

Robôs equipados com IA podem trabalhar lado a lado com os funcionários, ajudando a realizar tarefas perigosas e repetitivas. A IA permite que os robôs sejam mais sensíveis ao ambiente e aos movimentos dos trabalhadores, reduzindo o risco de colisões e acidentes.

Análise de vídeo e reconhecimento de padrões

Câmeras com IA podem monitorar o local de trabalho em tempo real, identificando comportamentos de risco, como não usar equipamentos de proteção, invadir áreas perigosas ou realizar manobras inadequadas.

Por fim, podemos concluir que a IA tem o poder de transformar a prevenção de acidentes de trabalho na Indústria 4.0, proporcionando insights valiosos, monitoramento preciso e intervenções rápidas para garantir a segurança dos trabalhadores e a integridade dos processos industriais.

Ao integrar a tecnologia com a cultura de segurança, as empresas podem reduzir os acidentes e criar ambientes de trabalho mais seguros para todos.

Aumente a segurança industrial com a IA

Conheça a Smart Risk Prevention.

A solução Smart Risk Prevention se trata de um workflow inteligente com modelos de IA especializados na predição e identificação dos fatores de risco de acidentes de trabalho, tais como ausência de EPIs, sono, fadiga e dor.

Com esta solução de IA inovadora, as empresas industriais têm acesso a informações imprescindíveis para o monitoramento e prevenção de riscos, contribuindo para um setor industrial mais seguro.

Através da Smart Risk Prevention, as empresas obtêm:

Com a GoToData, parte da Venture Builder da Squadra, entendemos de forma ágil o que seus clientes, concorrentes e fornecedores estão dizendo e fazendo, gerando insights para o seu negócio.

Usamos dados, testes, métricas e métodos estatísticos, e todo o arsenal do growth marketing, para promover o match perfeito entre a oferta do seu negócio e os prospects ready to buy.

Ficou interessado? Para saber mais sobre nossa solução de IA Smart Risk Prevention, clique aqui e solicite o contato de um Especialista Squadra.

Se preferir, você também pode enviar um e-mail para [email protected] ou clicar aqui e conversar com um de nossos consultores pelo WhatsApp.

Até logo!

Assine nossa newsletter!

Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa