Médicos analisando informações médicas em telas de holograma.

Importância do gerenciamento de ITSM no setor da saúde

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ITSM, você sabe o que essa sigla significa? Com as constantes mudanças tecnológicas, o setor da saúde possui um grande desafio de manter a área de TI bem desenvolvida e eficiente para garantir soluções prósperas tanto para a instituição, quanto para os pacientes. No entanto, grandes investimentos na tecnologia, apenas, não bastam. O planejamento de atividades e o gerenciamento de serviços de TI capazes de acompanhar essa evolução também são muito importantes. E, para isto, existe hoje uma tecnologia denominada ITSM.

O Information Technology Service Management, mais conhecido como ITSM, ou Gerenciamento de Serviços de TI é o conjunto de sistemas e processos que as empresas usam para melhorar a forma como a TI é usada. Ele foca nas necessidades dos clientes e serviços de TI prestados a eles, ou seja, trata-se do conceito de priorizar a melhoria contínua.

Seu principal objetivo é entregar a TI como serviço, indo além do suporte tradicional, portanto, ele envolve todo o ciclo de planejamento e desenvolvimento de uma solução em TI, incluindo os processos de criação, entrega e suporte das ferramentas desenvolvidas ou suportadas pela área de tecnologia. Também inclui o monitoramento de equipamentos e infraestrutura de TI e, até mesmo, os processos de gestão de pessoas para garantir a produtividade e motivação do time.

Leia também: COMO OS SISTEMAS DE GESTÃO PODEM REDUZIR CUSTOS EM HOSPITAIS

Principais benefícios do ITSM

Implementar as práticas de ITSM em uma empresa pode trazer uma série de benefícios, tanto para o time de TI quanto para a instituição como um todo:

Como usar o ITSM no setor da saúde

Para usar o ITSM no setor da saúde, a instituição precisa seguir alguns passos para implementar essa solução de maneira ágil e eficiente.

Comece mapeando as necessidades de TI do seu hospital. Veja quais são as demandas, as dificuldades, seus objetivos, processos já operacionalizados. Compreenda o real cenário da instituição.

Procure pelo melhor provedor ou software. Opte por um confiável, que forneça suporte quanto à operacionalização da tecnologia, integração com outros sistemas e, principalmente, que forneça treinamentos para ajudar a equipe de trabalho com as operações.

Uma ótima solução de ITSM para seu hospital permite a organização dos procedimentos e processos em toda a dinâmica da sua instituição. Então, se você precisa:

A adoção do Gerenciamento de Serviços de TI ajudará e muito, digitalizando e estreitando a relação entre as operações e a gestão do estabelecimento hospitalar.

Exemplos de serviços desta tecnologia

O ITSM auxilia na integração de diversos setores do hospital, como marketing, atendimento, finanças e recursos humanos, facilitando a identificação de informações que precisam ser corrigidas rapidamente, como, por exemplo:

Principais métricas de ITSM

O ITSM é capaz de medir tudo, mas é importante atentar às métricas corretas para gerenciar melhor o departamento de suporte de TI. Entre as principais métricas a serem medidas estão:

Serviços Squadra

Os Serviços Squadra oferecem uma gestão de infraestrutura racionalizada com uma sustentação experiente, madura, capacitada e especializada no segmento de saúde.

Investir em nossas soluções, é investir na transformação digital, reduzir custos, otimizar tempo, integrar dados, ter mais produtividade, obter mais autonomia para os pacientes, melhorar a gestão de processos, automatizar e melhorar as experiências e melhorar a gestão de indicadores.

Nossa infraestrutura conta com:

Nosso time é especializado no desenvolvimento de soluções digitais e plataformas de gerenciamento sob medida, capazes de tornar o fluxo de trabalho mais eficiente e render muitas melhorias ao seu hospital.

Entre em contato com um de nossos consultores para encontrar as melhores soluções tecnológicas personalizadas para sua instituição de saúde.


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