Uma pessoa trabalhando home office.

Manifesto ágil: valores, princípios e aplicações

Squadra
em

O Manifesto Ágil é um guia focado em uma cultura de trabalho eficiente que revolucionou o desenvolvimento de softwares.

Essa abordagem possibilita que uma corporação desenvolva produtos devidamente alinhados com o modelo de negócio, a expectativa do usuário e o dia a dia de trabalho das equipes, garantindo que se faça mais e melhor gastando menos tempo e dinheiro.

O conceito admite que entender qual é o papel das pessoas e saber utilizar ferramentas, parceiros, contratos e projetos, é indispensável — mas ainda mais importante é adequar a filosofia de trabalho em nome da agilidade.

Isso significa otimizar interações entre colaboradores e usuários, garantir a atualização constante do produto, considerar as necessidades do consumidor e responder a eventuais mudanças com celeridade e eficiência. Neste artigo, iremos explorar as informações mais importantes sobre o conceito e seus princípios basilares.

Confira!

Manifesto Ágil: como os pilares e princípios direcionam entregas de valor?

Apostar em um método ágil de trabalho é um caminho viável para empresas que querem melhorar seus resultados, otimizando tempo, recursos e dinheiro. Para isso, é essencial conhecer os pilares do Manifesto Ágil, pois, só assim será possível aplicar a abordagem de maneira eficiente na cultura de trabalho da sua empresa.

A partir de valores como interação entre indivíduos, aplicações atualizadas de forma constante, integração entre empresa e cliente e velocidade de resposta às mudanças, fica mais fácil desenvolver produtos que atendam às necessidades do cliente.

Os pilares da agilidade contribuem significativamente para que o trabalho interno flua com mais facilidade, por meio  da eliminação de desperdícios em toda a cadeia, favorecendo a atuação de equipes autogerenciáveis e com atuação voltada para a qualidade e rapidez.

Não é à toa que essa cultura de trabalho tenha encontrado solo fértil no mercado após o início da pandemia do Coronavírus. De acordo com a consultoria McKinsey, 65% das empresas de varejo passaram a adotar a metodologia ágil desde 2020.

Afinal, a cultura ágil pode ser aplicada nos contextos de trabalho remoto ou home office, modalidade que chegou para ficar.

Mas o que significa essa tal metodologia ágil? Quais são seus valores, princípios e propostas? Como aplicar essa cultura de trabalho no dia a dia da sua empresa? Vamos explorar as respostas para essas e outras questões a seguir:

Como surgiu o Manifesto Ágil?

Conhecer a origem dessa filosofia de trabalho é um bom caminho para compreender qual a importância do Manifesto Ágil, pois explica, e muito, o que esperar da proposta.

Em 2001, um grupo de 17 autores se reuniu em Utah, nos Estados Unidos, para analisar as vantagens e desvantagens de técnicas de gestão inspiradas no modelo industrial para gerir pessoas.

Foi quando surgiu o Manifesto Ágil, uma resposta dos autores a essas estratégias que não atendiam às necessidades diretas dos processos de desenvolvimento e poderiam, em último caso, até mesmo prejudicar o andamento do trabalho.

O documento aponta como gerenciar o trabalho de uma equipe de desenvolvimento de maneira que faça sentido em relação ao produto concebido. Desde então, a metodologia ágil de trabalho ultrapassou o setor de desenvolvimento e tecnologia, passando a ser aplicada em diferentes segmentos.

Quais são os 4 valores do Manifesto Ágil?

Para nortear as ações de gestão, os autores propuseram 4 valores do Manifesto Ágil capazes de nortear o planejamento e o fluxo de trabalho, de modo a otimizar o tempo e o uso de recursos.

Confira cada um deles!

1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Por mais tecnológico que seja, o desenvolvimento de softwares e produtos é uma atividade humana. Dessa forma, a comunicação e as interações entre os indivíduos devem ser priorizadas em relação a processos e ferramentas.

Uma comunicação eficiente é o único caminho possível para evitar ruídos entre diferentes agentes e setores, potencializando o processo de produção de ponta a ponta. Isso não quer dizer que processos e ferramentas não tenham a sua importância, mas evidencia que, sem interações ágeis, todos esses recursos ficam incapacitados de operar com a máxima eficiência.

2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Todo trabalho, para ser bem executado, demanda um bom planejamento. Só não se esqueça de que ter um produto em funcionamento é mais importante do que um produto que não funciona, mas tem a documentação em dia. Os clientes estão interessados em resultados e não vão ficar felizes em pagar por um plano que nunca saiu do papel.

3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Um dos pilares mais importantes do Manifesto Ágil é a colaboração, e isso se estende aos clientes da sua empresa. O cliente nunca deve estar “contra” a equipe de desenvolvedores: é essencial que haja franca colaboração, acima de quaisquer tecnicalidades contratuais.

Essa parceria deve estar sempre em mente na definição das próximas etapas de produção, pois qualquer decisão tomada deve corresponder aos objetivos do cliente.

4. Responder a mudanças mais que seguir um plano

Um bom planejamento pode, e deve, orientar todo o processo de desenvolvimento, mas de pouco adianta se acaba engessando o fluxo de trabalho e torna a produção menos ágil. Desse modo, nem sempre é possível seguir o plano inicial, e a empresa precisa ter a capacidade de responder a eventuais mudanças com máxima celeridade.

O próprio planejamento inicial pode orientar a equipe acerca das mudanças que se façam necessárias, tal qual um bom velejador consegue alterar a direção de suas velas a qualquer sinal de mudança no vento para chegar ao destino desejado.

Quais são os princípios do Manifesto Ágil?

Além dos valores mencionados acima, o Manifesto Ágil contempla 12 princípios basilares que definem a cultura ágil de trabalho. Veja a seguir!

1. Satisfação do cliente por meio da entrega contínua

A prioridade número 1 definida pelo Manifesto Ágil diz respeito à satisfação do cliente. E nenhum cliente está mais satisfeito do que aquele que recebe a entrega adiantada e com melhorias aplicadas de forma contínua. Essa chamada “entrega contínua” é realizada a cada novo ciclo de desenvolvimento, possibilitando que se atualize o software em fases, reduzindo as margens de incertezas da equipe a respeito do trabalho feito.

2. Mudanças para a criação de vantagem competitiva

Projetos engessados tendem a se tornar obsoletos mais cedo, o que compromete seu valor e sua reputação no mercado. Assim, uma equipe ágil deve estar aberta a eventuais mudanças de requisitos — até mesmo em etapas posteriores do processo de produção —, para garantir a vantagem competitiva do produto.

Em outras palavras, a cultura ágil de trabalho acolhe as mudanças como algo benéfico e natural, que possibilita a adequação do projeto às expectativas do cliente para máxima geração de valor.

3. Entrega de softwares funcionais com frequência

No trabalho ágil, os prazos de entrega tendem a ser mais curtos, pois privilegia-se a entrega de produtos em funcionamento com a maior frequência possível. Cada ciclo representa uma nova entrega ao cliente, garantindo que a implementação do projeto em questão ocorra de forma gradual e ordenada, sempre colocando as funcionalidades mais valiosas para o usuário em status de prioridade.

4. Trabalho em conjunto entre executivos e desenvolvedores

Você provavelmente já ouviu a expressão “a união faz a força” em algum lugar — e no Manifesto Ágil, essa abordagem é essencial. O trabalho ágil é, por definição, multidisciplinar, e só vai funcionar adequadamente se pessoas de diferentes setores e áreas de conhecimento trabalharem em conjunto no decorrer de todo o projeto.

Não apenas o cliente deve ser ouvido, mas também agentes de negócios, desenvolvedores, marketing, vendas e outros setores que possam oferecer suas contribuições ao projeto. O gestor também se beneficia diretamente, pois consegue contemplar uma visão geral do projeto, garantindo maior eficiência na resolução de problemas, melhor alocação de recursos e pessoas, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

5. Projetos desenvolvidos em torno de pessoas motivadas

Projetos de sucesso só são possíveis se a equipe estiver devidamente motivada. Para isso, deve-se fomentar o ambiente adequado e o melhor suporte possível para que o trabalho seja bem feito. Parte desse processo inclui a confiança do gestor e da alta direção na equipe designada para o projeto.

Afinal, os times são autogerenciáveis e dispensam a necessidade de supervisão criteriosa. O resultado é um time mais confiante em seu próprio trabalho e ainda mais motivado para alcançar os melhores resultados.

6. Interação face a face

A comunicação eficiente é crucial para o sucesso da metodologia ágil, o que significa que os ruídos devem ser minimizados tanto quanto possível para assegurar a agilidade do trabalho. Por essas e outras, falar diretamente com as pessoas é, sem dúvida, a maneira mais eficiente de compartilhar informações com o time de produto.

Na prática, recomenda-se que sejam feitas reuniões diárias de alinhamento, com encontros excepcionais em caso de problemas mais complexos, a fim de otimizar a comunicação, analisar tudo aquilo que já foi feito e planejar as próximas etapas de trabalho.

7. O progresso é medido pela entrega de softwares funcionais

Lembra que falamos que um software em pleno funcionamento é mais importante que aspectos burocráticos ou de planejamento? Esses softwares funcionais também são uma excelente forma para mensurar o progresso da equipe. A cada ciclo, o time deve apresentar resultados práticos e tangíveis, que gerem valor para o cliente, isso garante um ciclo de trabalho mais ágil e otimiza como um todo o processo de desenvolvimento.

8. Ambiente sustentável e desenvolvimento constante

De acordo com o Manifesto Ágil, a capacidade de produção do time está diretamente associada a um desenvolvimento ágil. Nesse caso, porém, de pouco adianta um fluxo de trabalho que demande horas e esforços extras da equipe: o trabalho só será ágil se ocorrer de forma constante e, acima de tudo, sustentável.

Uma equipe com carga horária adequada trabalha mais motivada e com mais qualidade, garantindo que os colaboradores tenham tempo suficiente para descansar e possam atuar com força total no desenvolvimento do projeto. Desse modo, não será necessário interromper a produção e a sustentabilidade das entregas será mantida.

9. Padrões altos para excelência técnica

Engana-se quem pensa que uma cultura de trabalho ágil foca apenas no tempo de entrega do projeto. Pelo contrário, é indispensável estabelecer padrões elevados pela excelência técnica do produto. Se o produto desenvolvido for excelente e demandar poucas adequações, será mais fácil manter atenção contínua a boas práticas de design e inovações durante os ciclos seguintes de produção.

10. Simplicidade para eficiência

Menos é mais — o que significa que a simplicidade pode se tornar uma aliada da eficiência na sua empresa. Nesse aspecto, vale pontuar que simplicidade não é aquilo pouco complexo, e sim, aquilo que maximiza a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.

Assim, será possível reduzir o retrabalho e evitar quaisquer esforços desnecessários nos processos, diminuindo custos e agilizando os prazos de entrega. Ou seja, a empresa poderá reduzir a carga de trabalho no projeto sem comprometer a qualidade do resultado final.

11. Times autogerenciáveis

Um dos princípios mais importantes do Manifesto Ágil é a autonomia da equipe: é essencial contar com times autogerenciáveis, que demandem supervisão mínima, para que o fluxo de trabalho transcorra da maneira mais eficiente possível.

Equipes motivadas, comprometidas e auto-organizáveis possibilitam que o resultado supere as expectativas e alcance padrões elevados de qualidade. Afinal, os profissionais sabem exatamente o que precisam fazer e executam essas tarefas com habilidade, sem desperdício de tempo ou recursos.

12. Reflexões para busca de maior efetividade

O Manifesto Ágil recomenda que, de tempos em tempos, a equipe se reúna em um exercício reflexivo em busca de maior efetividade no trabalho. A partir dessas reuniões, os profissionais conseguem identificar suas próprias falhas, ajustar condutas e otimizar ações, conforme a necessidade e a oportunidade.

Quanto antes a metodologia ágil se enraizar entre a equipe, mais rápida será a empresa em reagir a mudanças e propor soluções inovadoras. No fim das contas, o ROI se eleva, os riscos do seu negócio são reduzidos de forma perceptível e o cliente recebe um produto ou serviço com ainda mais valor.

Assim, é possível entender como a cultura de trabalho ágil tem ganhado cada vez mais força no mercado, trazendo satisfação tanto para os colaboradores quanto para os clientes.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa