Arte gráfica Marketing e vendas

Marketing e vendas: como a tecnologia ajuda nos resultados da sua empresa?

Squadra
em

Nos últimos anos, a tecnologia certamente modificou de modo significativo as estruturas e os processos empresariais. Hoje, mais do que nunca, as organizações precisam buscar alternativas para melhorar suas operações — e a potencialização das áreas de marketing e vendas por meio de aparatos tecnológicos desponta como uma grande oportunidade.

Neste post, você saberá de que forma a tecnologia pode influenciar com consistência os resultados positivos da empresa. Além disso, também entenderá com mais propriedade como utilizar recursos de automação de marketing e vendas para ampliar o faturamento do negócio. Preparado? Vamos lá!

Afinal, o que é automação de marketing e vendas?

Com o propósito de alavancar vendas, acompanhando e gerenciando de forma ostensiva e eficaz o ciclo de compra dos consumidores, os processos de automação de marketing e vendas ganham cada vez mais relevância entre os negócios bem-sucedidos.

Fortalecido a partir da inegável expansão da internet — de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 90% dos consumidores buscam informações na web antes de comprar em lojas físicas —, o recurso de automação de marketing e vendas caiu como uma luva para os negócios que perseguem o crescimento.

Em essência, o conceito de automação de marketing e vendas pressupõe a utilização de tecnologia específica com foco em automatização das táticas de marketing, gerando novas oportunidades de negócio — com recorrência e qualidade — para o time comercial.

No que tange aos procedimentos que compõem a estratégia suportada por um software de automação, alguns padrões asseguram a efetividade da proposta e devem ser obedecidos.

Primeiro, é preciso criar um roteiro de acompanhamento que seja adequado ao seu perfil de cliente, descrevendo com exatidão as características das personas que integram seu público-alvo.

Em seguida, é necessário examinar a jornada de compra usual para, assim, reunir o conteúdo arquivado e ordená-lo em uma sequência coerente, permitindo uma abordagem adequada nas diferentes etapas de gerenciamento do contato.

Um dos grandes segredos da automação de marketing e vendas reside justamente na capacidade de entender em que estágio de interesse o seu potencial cliente está. Muna-o de informações relevantes, de acordo com a predisposição de compra, e estimule-o a conhecer o que você oferece até que haja a decisão final — e você seja o escolhido.

Como a tecnologia de automação auxilia nos resultados da empresa?

Agora que você já está ciente das principais características e finalidades da automação de marketing e vendas, chegou o momento de entender como esta tecnologia pode contribuir para alavancar os resultados do seu negócio.

Trabalhar contatos até qualificá-los

Comumente chamados de “leads”, os clientes em potencial devem ser o mais qualificados possível — ou seja, devem ter o perfil do público que efetivamente demonstra interesse em adquirir seu produto ou serviço, evitando desperdício de tempo e dinheiro em abordagens ineficientes por parte da equipe comercial.

Com um software de automação de marketing e vendas, é possível encaminhar à área de vendas apenas os contatos que estão suficientemente maduros para efetivar a compra, trabalhando os demais até que atinjam o mesmo nível. Assim, fica muito mais fácil concretizar a transação e o faturamento sobe!

Reduzir o esforço e otimizar recursos

Apoiado em estratégias de Inbound Marketing, o processo de automação de marketing e vendas é bastante eficaz na redução do esforço e na otimização de recursos empresariais.

Parece incrível? E é! Ao valer-se dessas duas táticas conciliadas, é possível reduzir consideravelmente o retrabalho e investir recursos (equipe, tempo e dinheiro) em tarefas que serão realmente importantes na potencialização dos resultados do negócio.

Ganhar escala

O caminho natural da estratégia de automação de marketing e vendas, quando bem aplicada e gerenciada, é o ganho expressivo de escala. Isso significa que será possível desfrutar de uma geração constante de contatos qualificados sem que haja esforços adicionais por isso. Não é sonho: é tecnologia. Invista!

Gostou das dicas e acredita que é só isso o que falta na sua empresa? Se você deseja crescimento otimizado e sustentável, nós, com certeza, podemos ajudar. Entre em contato agora mesmo!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa