Migração para nuvem.

Migração para a nuvem: como controlar custos

Squadra
em

Migração para a nuvem: o que vem depois? Veja como controlar custos

De acordo com o estudo IT Trends Snapshot 2023, 50% das companhias estão se movimentando de maneira relevante para migrar infraestrutura e aplicações para a nuvem, sendo que 5% já nasceram “Cloud native ou Cloud first”.

Porém, a pesquisa revela que o controle de custos ainda precisa ser aprimorado, uma vez que apenas 34% das corporações têm processos de monitoramento financeiro e governança de custos na nuvem total ou parcialmente implantados.

Pensando em ajudar as empresas a controlar custos com serviços e recursos na nuvem, desenvolvemos este artigo onde abordamos o conceito de migração para a nuvem, como migrar e como economizar com o cloud computing.

Saiba como tirar o melhor proveito da migração para a nuvem, sem estourar o seu budget e prejudicar seu planejamento de negócio.

Boa leitura!

O que é migração para a nuvem?

A migração para a nuvem refere-se à transferência de dados, aplicativos e processos de TI de sistemas locais ou servidores físicos para plataformas de computação em nuvem.

Essa mudança permite às empresas aproveitarem a infraestrutura virtualizada, reduzindo a dependência de recursos físicos.

A nuvem oferece opções flexíveis de armazenamento, processamento e hospedagem, permitindo a rápida adaptação às demandas em constante mudança.

Mas, como migrar? Confira abaixo.

Como migrar para a nuvem com agilidade, eficiência e segurança?

Algumas etapas são essenciais para garantir uma migração para a nuvem ágil, eficiente e segura. Conheça as principais:

Avalie e planeje sua migração

Antes da migração, é crucial realizar uma avaliação completa dos sistemas existentes. Identifique os aplicativos e dados que serão migrados e classifique-os por importância. Desenvolva um plano que inclua cronogramas, responsabilidades e estratégias de mitigação de riscos.

Escolha uma plataforma confiável

Selecione a plataforma de nuvem que melhor atenda às necessidades de sua empresa. As opções incluem Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP) e outras. Considere fatores como recursos oferecidos, suporte técnico e compatibilidade com suas aplicações.

Faça a migração de maneira gradual

Em vez de migrar tudo de uma vez, considere uma abordagem gradual. Isso minimiza interrupções e facilita a identificação de problemas à medida que ocorrem. Comece com aplicativos menos críticos e, conforme for adquirindo confiança e maturidade, migre sistemas mais complexos.

Invista em segurança e criptografia dos dados

Garanta que medidas de segurança adequadas sejam implementadas ao longo de todo o processo de migração para a nuvem. Isso inclui autenticação multifator, criptografia de dados e monitoramento contínuo.

E após migrar, o trabalho não termina. Veja a seguir como controlar custos com serviços e recursos na nuvem.

E depois? Como controlar custos com serviços e recursos na nuvem?

Como destacamos no início deste artigo, a maioria das empresas não têm processos de monitoramento financeiro e governança de custos na nuvem.

Para se diferenciar do mercado e conquistar uma vantagem competitiva, você pode seguir os passos abaixo e otimizar seus custos na nuvem. Confira:

Faça um monitoramento contínuo

Utilize ferramentas de monitoramento para acompanhar o uso de serviços e recursos na nuvem. Isso permite a identificação de áreas onde os recursos estão sendo subutilizados ou utilizados em excesso.

Promova a escalabilidade inteligente

Aproveite a escalabilidade da nuvem para ajustar serviços e recursos de acordo com a demanda. Diminua ou aumente a capacidade de processamento de acordo com os picos de utilização.

Escolha o modelo de preços ideal

Entenda os diferentes modelos de preços oferecidos pelas plataformas de nuvem, como pagamento por uso ou reservas. Escolha o modelo que melhor se alinhe ao perfil de uso de sua empresa.

Realize a otimização de recursos constantemente

Regularmente, avalie a eficiência dos serviços e recursos em uso. Desligue ou redimensione instâncias não utilizadas e considere otimizar códigos e arquiteturas para reduzir o consumo.

Crie e implemente políticas de uso da nuvem

Estabeleça políticas internas para o uso responsável da nuvem. Defina permissões de acesso, crie diretrizes para a criação de recursos e promova a conscientização sobre práticas econômicas.

E se você precisar de apoio para esse trabalho de avaliação da nuvem, conte com o serviço de FinOps da Squadra Digital.

Quer saber mais? Clique aqui e solicite contato.

Ficaremos felizes em ajudar você a tornar o seu negócio mais eficiente, seguro e sustentável financeiramente.

Até logo!

Assine nossa newsletter!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa