CMS

Novas tendências que influenciam a escolha do CMS

Squadra
em

Escolher o Content Management System (CMS) ideal nunca foi uma tarefa simples, mas agora é um investimento que além de agradar múltiplos departamentos e servir de fato para gerenciar o conteúdo, precisa também acompanhar sua estratégia digital. Novas tendências exigem que a plataforma de conteúdo seja escolhida com atenção para que ela possa atender às necessidades de sua empresa a longo prazo.

Veja algumas dessas novas tendências:

Digital e Inteligência Artificial

Gerenciamento de conteúdo é apenas uma parte da jornada digital, mas é uma parte muito importante. É por isso que muitas plataformas CMS evoluíram para oferecer uma experiência digital completa. Hoje, é fundamental escolher uma plataforma que esteja alinhada com a transformação digital e que preveja a inclusão de ferramentas de inteligência artificial em seu roteiro de desenvolvimento.

Best-of-Breed ou Suite

As soluções suites são aquelas geralmente oferecidas por grandes empresas que detêm o controle da aplicação e a grande desvantagem é que você tem que esperar as atualizações para ter acesso às novas funcionalidades. Já as soluções best-of-breed necessitam desenvolvimento, mas as possibilidade de adaptar outras ferramentas e aplicações são infinitas!

As suites de marketing que incluem um CMS nativo são focadas na aquisição de clientes enquanto os CMS best-of-breed são focados na jornada completa, pois integram múltiplas plataformas e boa parte do legado tecnológico já existente na sua empresa.

Nível de Personalização

Personalização é um dos itens imprescindíveis nas soluções CMS atuais. É o que faz com que conteúdo diferente seja exibido para cada persona de sua estratégia de marketing. Dados para personalização podem vir de diferentes sistemas, CRM, automação de marketing, programas de fidelidade, etc). É importante que o CMS escolhido possa utilizar essas fontes.

Acomplado ou Desacoplado?

Os gerenciadores de conteúdo têm 3 partes principais: O repositório de conteúdo, o ambiente de edição e a visalização. Desacoplando edição e visualização você tem um sistema que pode se adaptar melhor a múltiplos sites e que pode ser atualizado sem que isso prejudique os sites que estão no ar. Ter o repositório de conteúdo desacoplado faz com que ele possa ser apresentado em qualquer template front-end, um setup conhecido como headless.

APIs

Sem dúvida alguma, a experiência digital será cada vez mais importante na vida de seus clientes e isso significa que o conteúdo precisa funcionar na web, apps, chat, Internet das coisas e outras interfaces que ainda estão por vir.

É importante assegurar que o CMS escolhido seja construído para uso de APIs pois assim ele terá a capacidade de conectar todo o ambiente digital, sem que precisem ser feitas integrações complexas e demoradas.

A Just pode ajudá-lo a garantir que a escolha do CMS seja um investimento a longo prazo que se adapte às necessidades de sua empresa, entre em contato conosco.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa