A imagem destaca duas telas de computador com códigos escritos na tela. Vê-se duas mãos, de diferentes pessoas, apontando para a tela e segurando objetos, como lápis, papel e caneta

Qual é o papel das empresas de tecnologia para a formação de profissionais?

Squadra
em

O setor de tecnologia está em constante crescimento, e isso é notável com o aumento do número de vagas e a necessidade de qualificações específicas para atender às exigências do mercado.

No episódio “O papel das empresas de tecnologia na formação de profissionais” do Squadra Cast, nossos SQUADERS Tatiana Borges (Business Partner da Squadra), Joel Gouveia (Head of Community da JUST) e Cândido Rodrigues (Delivery Director da Squadra) compartilharam suas visões sobre o panorama geral dessa realidade, passando pela percepção dos colaboradores, recrutadores e líderes. Acompanhe na íntegra alguns aprendizados!

Neste artigo, vamos falar sobre:

Como está o mercado de tecnologia?

A imagem destaca duas telas de computador com códigos escritos na tela. Vê-se duas mãos, de diferentes pessoas, apontando para a tela e segurando objetos, como lápis, papel e caneta

Fonte: FreePik

Embora o boom do mercado esteja mais evidente nos últimos anos, a tecnologia da informação é uma área que nunca deixou de se transformar, mantendo-se em constante movimentação e enfrentando o grande desafio da escalada tecnológica.

A cada dia, temos mais capacidade computacional e mais recursos de software, o que exige a demanda de pessoas qualificadas para compreender a aplicação desses recursos e transformá-los em soluções, produtos e resultados.

Nesse cenário, o aprendizado contínuo é uma exigência permanente. As demandas do mercado oferecem desafios a todo momento, então é necessário buscar profissionais que tenham a capacidade de exercitar a aprendizagem e buscar conhecimentos diariamente.

A pandemia do coronavírus trouxe a emergência da criação de novos serviços para atender as necessidades do mercado de forma mais eficiente. Diante disso, se fez necessário pensar em novas estratégias para responder a esse momento, como a contratação de profissionais à distância e até mesmo fora do país.

O home-office se destaca como um dos diferenciais desse cenário, tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

A maioria das empresas absorveram a ideia do trabalho home-office, trazendo possibilidades de contratações não apenas regionalizadas.

Tatiana Borges, Business Partner da Squadra

Além disso, Tatiana também enfatiza que, além das capacidades e habilidades do colaborador, é necessário pensar na integração do time no convívio diário.A necessidade de transformação atingiu desde empresas tradicionais às startups, e uma das consequências desse cenário é o aumento da concorrência, o que impulsiona as empresas a buscarem novas tecnologias para enfrentarem os desafios que estão emergindo.

Toda empresa é uma empresa de tecnologia. A alta concorrência, aliada à aceleração cultural, fez com que empresas que supostamente tinham seu parque tecnológico resolvido se movimentassem.

Joel Gouveia, Head of Community da JUST

Você está pronto para o que o mercado de tecnologia exige?

Os desafios do cenário atual envolvem desde a inovação e o surgimento de novidades constantes até a gestão de pessoas e o desenvolvimento de profissionais.

O surgimento de oportunidades em TI é muito atraente, mas essas vagas também estão acompanhadas da necessidade de um alto aprofundamento técnico. Com isso, fica a pergunta: é possível encontrar profissionais que já possuem as hard e soft skills necessárias?

Com o aumento da competitividade do mercado, encontrar profissionais completamente preparados também é um grande desafio. A relevância da tecnologia para a diferenciação das estratégias de negócio é mais um aspecto que enfatiza a importância da contratação de profissionais bem qualificados.

Antigamente a área de tecnologia era um departamento, fazia parte da estrutura de uma empresa. Agora, passou a fazer parte do negócio — e em muitos casos, ela é o negócio.

Cândido Rodrigues, Delivery Director da Squadra

Com isso, para sair na frente, as empresas precisam investir não apenas na remuneração adequada, mas também na oferta certa no que se refere aos projetos para atuação.

Embora as hard skills sejam essenciais, as soft skills fazem toda a diferença para considerar os aspectos comportamentais do dia a dia, como a interação entre os membros da equipe. Dessa forma, além de desenvolver os requisitos técnicos, os profissionais também precisam considerar esse ponto de atenção no contexto profissional.

Tatiana ressalta que as soft skills são de grande importância para a estruturação de planos de cargos e salários, visando a formação de uma cultura adequada para que a empresa possa estar devidamente preparada para os desafios do mercado.

Hoje, a prática do desenvolvimento é uma ciência muito humana, muito interativa. O desenvolvedor irá falar com o cliente, com os profissionais de UX, irá propor soluções também. As soft skills são fundamentais para uma escalada de desenvolvimento sustentável.

Joel Gouveia, Head of Community da JUST

Sobre isso, Cândido também acrescenta que para a criação de um bom produto, que ofereça uma boa experiência para o usuário, é preciso estar disposto a escutar mais de uma fonte de informação.

“Os métodos modernos de concepção e design de produto envolvem sempre equipes multidisciplinares, que têm perguntas, curiosidades e incômodos com o atual para inovar. Exige que cada um de nós faça sempre um movimento no sentido inclusivo, de considerar o outro — e a minha visão de mundo também deve considerar um contexto de vida mais inclusivo possível”, comenta.

A diversidade também cumpre um papel importante no desenvolvimento dessas habilidades de relacionamento. Uma reflexão interessante sobre esse tema também foi compartilhada pelo Cândido: se na floresta há somente um tipo de árvore, e uma doença a atinge, toda a floresta irá perecer. A diferença entre as árvores protege a floresta.

Dentro de um contexto voltado para o ambiente de trabalho, podemos relacionar essa fala à diferença de ideias e visões. Essa pluralidade também protege a organização, pois o coletivo tende a ser mais fortificado do que o individual.

Por fim, vale considerar que o desenvolvimento das habilidades comportamentais precisa ser visto como uma construção a longo prazo, e não deve ser deixado em segundo plano.

E mais do que uma empresa de tecnologia, a Squadra Digital é uma empresa feita por pessoas e para pessoas. Contamos com um time de mais de 600 SQUADERS unidos para em uma entrega end-to-end para transformação e experiência digital. Com isso, estamos sempre buscando iniciativas para que todo o nosso time permaneça alinhado e próximo, principalmente após a adoção permanente do trabalho remoto.

O que são e como funcionam as comunidades de prática?

Criamos quatro comunidades de prática com o intuito de suportar os nossos SQUADERS na missão de se manterem atualizados frente às práticas do mercado, promovendo a disseminação de técnicas e padronizando atividades, ritos e cadências. É um ambiente de troca de experiências e interação em que um aprende com o outro.

Uma das iniciativas das comunidades é a criação de trilhas de aprendizagem que colaboram para a formação e desenvolvimento dos SQUADERS. Nossas trilhas de aprendizagem são divididas de acordo com os seus níveis de profundidade:

Então só há oportunidades para quem já está no mercado?

A imagem mostra um grupo de quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, em pé e abraçando entre si

Fonte: Banco de imagens da SQUADRA

Definitivamente, não! Para você que ainda não está no mercado de trabalho, mas deseja iniciar sua carreira no dinâmico mundo das tecnologias digitais, oferecemos diversas oportunidades através do nosso Programa de Trainees, chamado New Thinkers. Durante a sua participação neste programa, teremos inúmeras trocas de conhecimentos teóricos e práticos, com conteúdos especialmente preparados para você, como nosso futuro New Thinker.

O Programa de Trainee é feito em formato de bootcamp, com o objetivo de oferecer a primeira oportunidade de emprego para os New Thinkers que se destacarem. O bootcamp é uma experiência imersiva no universo da tecnologia, permitindo um aprofundamento teórico e prático, networking e aprendizado com instrutores altamente experientes no mercado digital.

Atingimos mais de 800 New Thinkers inscritos na última edição. Desses, aproximadamente 100 candidatos foram contratados como trainees, iniciando suas carreiras com acompanhamento e cuidados específicos pela Squadra.

Com uma metodologia contínua, já capacitamos profissionais em .NET, Quality Assurance e Drupal, dentre outras tecnologias.

É uma oportunidade tanto para os candidatos — que podem aperfeiçoar seus hard skills e desenvolver uma solução real para seu portfólio, tendo a chance de serem contratados na SQUADRA — quanto para os facilitadores que fazem parte do time SQUADRA, aprendendo junto com os alunos por meio das aulas e transmitindo parte da cultura colaborativa da empresa. Muitos descobrem a facilidade e gosto por ensinar quando participam do Programa.

O bootcamp é dividido em duas fases. A primeira etapa contempla uma trilha básica, que contempla cultura ágil e cultura DevOps, tudo alinhado às boas práticas de programação. Já a segunda etapa diz respeito à trilha da tecnologia específica escolhida pelo candidato.

Ao seguir para o próximo momento, o candidato irá “colocar a mão na massa” na construção de projetos, concluindo o bootcamp com uma entrega criada pelo próprio participante. Essa é a etapa do Desafio!

Com isso, os participantes irão finalizar sua participação vivenciando como é o dia a dia de profissionais na produção de software e produtos digitais, seguindo frameworks ágeis e trabalhando tanto soft skills quanto hard skills.

Os candidatos selecionados na etapa do Desafio seguem para a etapa final: a análise comportamental, feita pelo nosso time de People Experience. Posteriormente, inicia-se o processo de contratação, em que os aprovados irão receber uma proposta de alocação nos projetos da SQUADRA e colocar em prática o seu aprendizado para continuar evoluindo em sua jornada profissional.

Além disso, o novo SQUADER também terá a assistência de um Tech Coach para acompanhamento, envio de feedbacks e orientações, para que o seu desenvolvimento possa ser orientado e alinhado aos seus objetivos e aos da empresa.

E para você que quer se preparar para o próximo, se ligue nas dicas!

O Programa é aberto para todas as pessoas, independentemente de orientação sexual, gênero, religião, cor, etnia, idade, deficiência ou local de atuação.

Dentro do New Thinkers, temos trilhas especiais voltadas para 60+ (onde o público-alvo são os profissionais acima de 60 anos e que desejam voltar ao mercado de trabalho), e o Recode, que por meio de um programa de mentoria individual, contribui para que programadores que estiveram distantes do mundo de códigos ou que trabalhavam com frameworks mais antigos voltem a codificar.

A aprendizagem é assistida, é apoiada, é amparada. O fundamental é que a pessoa tenha gosto por isso e que queria fazer parte de uma equipe, que trabalhe para esse progresso, para a inovação — e que por meio dos projetos digitais, queira transformar o seu pedaço do mundo, de uma certa forma.

Cândido Rodrigues, Delivery Director da Squadra

Por que trabalhar em uma empresa que valoriza e impulsiona o seu desenvolvimento profissional?

A empresa que abre as portas para que os profissionais possam se capacitar se torna uma referência profissional para aquele indivíduo.

E para o profissional que já possui senioridade, o investimento na capacitação gera reconhecimento sobre a importância da sua atuação e mais motivação para que o colaborador possa executar suas atividades com empenho.

Além disso, o profissional sente menos medo de arriscar e de falhar, já que possui o apoio das iniciativas de desenvolvimento e das comunidades de prática.

Outro grande retorno é a oportunidade de fazer a diferença, atuando em uma área que oferece um campo fértil para inovação — um quesito fundamental para o crescimento econômico. Assim, esses profissionais podem atuar na melhoria de processos e inovar, e consequentemente, gerar também um melhor cenário para todo o país.

Hoje, o nosso maior reconhecimento aqui na Squadra é perceber que os nossos profissionais indicam novos profissionais. Então, isso quer dizer que estamos no caminho certo.

Tatiana Borges, Business Partner na Squadra

Você já teve a oportunidade de fazer parte de uma empresa que valoriza o seu desenvolvimento profissional e possui iniciativas para acompanhar toda a sua jornada? Se gostou e se identificou com tudo que contamos até aqui, vem ser um SQUADER! Confira as nossas vagas!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa