Business Analyst

O Papel do Business Analyst: Guilherme Goettems conta sua experiência no projeto da Danone Brasil

Beatriz Martins
em

Na terça-feira, 12 de março, tivemos a honra de dar início aos nossos papos de 2024 do Carreiras Que Inspiram, nosso evento interno bimestral dedicado a explorar as diversas carreiras dentro do vasto universo da tecnologia, através da partilha de experiências reais e inspiradoras de membros da nossa equipe.

E neste primeiro encontro de 2024, convidamos o Business Analyst, Guilherme Goettems, para compartilhar sobre sua trajetória profissional e como suas inovações têm contribuído para redefinir padrões de excelência na gestão de investimentos de uma das maiores gigantes do setor alimentício, a Danone Brasil.

A Jornada Profissional até a SQUADRA

Guilherme iniciou o papo nos levando por sua jornada profissional, destacando que o caminho para se tornar um Business Analyst de impacto envolve mais do que habilidades técnicas, é também uma jornada de constante aprendizado, adaptabilidade e paixão pelo que se faz.

“Minha carreira começou já durante os estudos. Iniciei minha graduação em Sistemas de Informação na FIAP e no terceiro ano de faculdade, tive a oportunidade de ser instrutor de informática na Microcamp, escola referência na área de educação tecnológica no Brasil, dando aulas de informática básica para alunos de todas as idades e que nunca tiveram acesso a computadores. Foi uma experiência importantíssima para minha trajetória”, conta.

Guilherme também já trabalhou como estagiário na área de Análise de Dados com SAP Warehouse e se deu tão bem que foi efetivado como Analista de Sistemas em SAP F1, com implementação de projetos de melhoria no pagamento de distribuição e temas fiscais.

Em setembro de 2023, veio a oportunidade de fazer parte da família SQUADRA, sendo nosso Business Analyst e atendendo a Danone Brasil no projeto de gestão de investimentos.

Como é a rotina de um Business Analyst?

O BA é responsável por trabalhar junto ao negócio para entender a demanda, transformá-la em uma especificação técnica para o time de desenvolvimento e testar assim que concluído.

“Precisamos fazer o melhor produto de acordo com a necessidade do negócio. Mas, às vezes, a dúvida do negócio com a demanda solicitada não está bem definida e clara.  Por isso que o papel do Business Analyst é importante, para traduzir de fato tudo o que precisa ser entregue e/ou melhorado, para não correr o risco de empenhamos esforços para uma solução que não atingirá a expectativa do negócio”, diz Guilherme.

Para isso, existem quatro etapas super importantes a serem feitas e analisadas:

  1. Levantar escopo: realizar contato direto com o time do negócio para entendimento da demanda e funcionalidades do sistema.
  2. Especificação técnica: criar a especificação técnica do que foi levantado no escopo com o time de negócio.
  3. Testes com usuários: testar as funcionalidades com os usuários e levantar correções.
  4. Implementação em produção: acompanhar e garantir que a implementação seja feita com sucesso e ficar em período de hypercare.

A transformação na Danone Brasil

Um dos pontos altos da conversa foi entender como a Gestão de Investimentos Comercial, conhecida como TIM - Trade Invest Management, da Danone Brasil tem se transformado em um de nossos cases de sucesso.

Com um olhar aguçado para detalhes e um comprometimento impecável, as estratégias implementadas de Guilherme e de todo o time não apenas resolveram problemas complexos, mas também estabeleceram novos padrões de eficiência e eficácia da empresa no quesito de melhorar a gestão de investimentos e resultados da companhia.

“Ver as soluções inovadoras que propus serem implementadas e começarem a fazer a diferença real não apenas nos processos, mas também na cultura da empresa, é algo incrivelmente gratificante. Sinto-me honrado por ter a oportunidade de contribuir para essa mudança, desafiando continuamente o status quo e buscando formas de otimizar as operações. Cada obstáculo superado e cada sucesso alcançado reforçam minha paixão por este trabalho e a importância de olhar além do convencional, buscando sempre inovar e melhorar”, afirma Guilherme.

E ainda complementa que “estar no coração dessa transformação não é apenas um testemunho do impacto que podemos ter como BA, mas também um lembrete constante do poder da inovação e da colaboração."

Sobre o Carreiras que Inspiram

O Carreiras que Inspiram faz parte das iniciativas de Employee Experience e gestão de carreiras. Essa iniciativa já acontece há 2 anos e já exploramos o protagonismo feminino tech e vários papéis, como: Scrum Master, Product Owner, Software Architect, UX/UI e muitos outros.

O objetivo do evento é dar voz aos nossos Squaders e gerar um intercâmbio entre os eles, abrindo um espaço de bate-papo com quem já desempenha determinado papel e quem gostaria de desempenhar ou quem gostaria de entender melhor os desafios, o dia a dia e como se manter atualizado sobre o assunto.

“Entendemos que essa é uma forma de gerar integração e estimular o desenvolvimento de carreira, essa troca de conhecimento não apenas enriquece o repertório profissional de cada participante, mas também serve como um catalisador para o desenvolvimento de novas habilidades e perspectivas. Ao abrir espaço para o diálogo sobre os desafios do dia a dia, as estratégias para se manter atualizado e as nuances de diferentes papeis profissionais, estamos não apenas fortalecendo os laços dentro da nossa comunidade, mas também contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada Squader. Estamos construindo um ambiente onde a aprendizagem é contínua, as oportunidades são amplas e o potencial de cada indivíduo é valorizado e incentivado”, compartilha Jayne Bacelar, Talent Recruiter e responsável pela organização do Carreiras Que Inspiram.

Na SQUADRA, o modelo de carreira é a carreira em rede, em que é possível transitar entre papéis, cargos, projetos, trilhas e empresas do grupo. Por isso, faz parte da nossa cultura a valorização e incentivo ao protagonismo dos nossos Squaders.

E, você, gostou de saber um pouco mais sobre o papel de Business Analyst?

Confira nossas vagas abertas aqui, venha ser um Squader e compartilhe com a gente a sua história também!


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa