Imagem de um holograma escrito API.

O que a API pode mudar nos processos e estratégias do meu negócio?

Squadra
em

A gestão de APIs têm papel cada vez mais estratégico para o sucesso de uma empresa.

Em um mercado cada dia mais competitivo, com consumidores cada vez mais exigentes, é imprescindível contar com uma ferramenta que possibilite a integração de recursos, serviços e parceiros.

As Interfaces de Programação de Aplicações já se tornaram um padrão entre desenvolvedores do mundo inteiro por utilizar uma arquitetura de serviços para a web  com muitas aplicações possíveis.

Desse modo, as corporações conquistam uma vantagem que permite ampliar as oportunidades de negócio e otimizar a performance de empresas de todos os tipos.

Para que tudo funcione como planejado e renda os resultados almejados, entretanto, é fundamental contar com uma boa plataforma de gestão de API, e neste artigo você vai descobrir tudo sobre o tema, veja só!

API**: uma ferramenta para integrar o seu negócio**

A era digital trouxe novos desafios a todos os negócios, que agora precisam tornar suas atividades em tarefas programadas e acessíveis para garantir competitividade no mercado.

Uma maneira eficiente de conseguir isso é por meio do investimento em APIs.

A sigla significa Application Programming Interfaces, ou, em português, Interfaces de Programação de Aplicações, que são como ecossistemas digitais com linguagem unificada capazes de possibilitar a troca de informações entre sistemas distintos.

Com a definição de padrões e parâmetros para a criação de aplicativos, softwares e sites, os desenvolvedores conseguem criar ferramentas que interagem com outros programas de maneira integrada, turbinando as possibilidades de cada serviço.

Dessa maneira, uma pequena empresa de e-commerce pode, por exemplo, se conectar a um marketplace ou uma plataforma de pagamentos para ampliar suas vendas e aumentar as conversões.

Sempre que alguém atualiza os dados de algum produto que consta no banco de dados da lojinha virtual, as informações serão automaticamente atualizadas também no marketplace, garantindo que os clientes tenham acesso a dados precisos para concluir sua compra.

Isso só é possível porque duas plataformas independentes estão “conversando” entre si, isto é, a loja virtual e o marketplace.

Várias empresas, incluindo gigantes da tecnologia, estão investindo nesse formato de arquitetura de sistemas, como a Google Maps, um dos cases mais famosos do tema.

A Google desenvolveu a API aberta de seu consagrado serviço de GPS, que hoje pode ser utilizadas por outros sites que desejam integrar mapas a suas funcionalidades e oferecer produtos conforme a localização do cliente, por exemplo.

A Vulcan também é uma Interface de Programação de Aplicações aberta que tem ganhado cada vez mais popularidade entre desenvolvedores do mundo inteiro.

A ferramenta multiplataformas possibilita o desenvolvimento de interfaces gráficas de altíssima qualidade e em tempo real, garantindo mais eficiência e agilidade na comunicação entre os programas e as unidades de processamento gráfico.

Além disso, a plataforma Skyscanner também recorre a APIs para trocas de dados nos formatos XML e JSON com eventuais parceiros comerciais, ampliando sua oferta de recursos para pesquisa de passagens aéreas pelo melhor custo-benefício.

As possibilidades de integração via Interfaces de Programação de Aplicações são quase ilimitadas, com soluções para expansão de métodos de pagamento, oferta de recursos de redes sociais, integração de sistemas de cobrança a e-mails de envio automático e muito mais.

O desafio é encontrar a ferramenta certa para implementar essa inovação inestimável em seu negócio, que atenda às necessidades dos usuários e as expectativas dos desenvolvedores do seu time.

A boa notícia é que reunimos todas as dicas que você precisa para tomar a melhor decisão para a sua empresa, confira!

Como uma plataforma aberta pode ajudar a melhorar sua empresa?

A empresa que conta com uma plataforma aberta, como Interfaces de Programação de Aplicações, ganham infinitas possibilidades digitais para expandir e modernizar seus negócios e processos.

Dessa forma é possível interagir com recursos diferentes para gerar mais oportunidades de negócio, aplicar novas camadas de segurança aos dados, otimizar a experiência do usuário e garantir processos cada vez mais ágeis.

Ou seja, com uma gestão de APIs adequada, todas essas melhorias permitem que o seu empreendimento alcance uma taxa melhor de conversões.

Além disso, com as Interfaces de Programação de Aplicações a inovação fica mais fácil e acessível, já que não será necessário começar tudo do zero sempre que for preciso instalar funcionalidades que já são oferecidas de forma eficiente por outros desenvolvedores.

O resultado é um sistema com mais escalabilidade, segurança e organização para o seu negócio.

Benefícios das API****s para a empresa

A empresa que desenvolve Interfaces de Programação de Aplicações são capazes de disponibilizar a seus profissionais, clientes e parceiros novas funcionalidades e ferramentas que podem simplificar tarefas do dia a dia.

Essas plataformas operam como grandes tradutoras que facilitam a integração de soluções até mesmo por pessoas que não são especializadas em Tecnologia da Informação.

Confira alguns benefícios das APIs para a sua empresa!

Gestão mais ágil

Uma empresa competitiva demanda agilidade até mesmo nos processos mais burocráticos, de ponta a ponta.

O problema é que tarefas administrativas e de gestão podem ocupar muito tempo até mesmo na agenda de profissionais qualificados, e é aí que uma Interface de Programação de Aplicações pode ser bastante útil.

As APIs simplificam os esforços de desenvolvimento, manutenção e correção de falhas nos sistemas.

Como o time não precisa se preocupar com essas tarefas, sobra mais tempo para focar em ações mais complexas e estratégicas, que têm potencial para agregar muito mais valor ao negócio.

Mais segurança de dados

Uma das maiores vantagens de integrar recursos via Interfaces de Programação de Aplicações é a garantia de que a transmissão de dados será segura de ponta a ponta.

Essas plataformas proporcionam mais controle sobre a gestão de permissões de acesso a softwares e hardwares, o que resulta em maior segurança de dados.

Todas as pessoas que tentarem acessar os recursos serão devidamente identificadas e facilmente localizadas, resguardando os bancos de dados da empresa de eventuais ataques ou violações.

Além disso, as APIs conseguem bloquear tentativas repetidas de acesso, conferindo uma camada a mais de segurança para o sistema do seu negócio.

Redução de custos operacionais

Para que uma empresa consiga desenvolver sistemas da estaca zero, bem como custear gastos com ajustes, atualizações e melhorias, é necessário alocar muito tempo e dinheiro, nem sempre com a garantia de bons resultados.

As Interfaces de Programação de Aplicações, no entanto, conseguem simplificar esses processos e tornar o desenvolvimento de novos sistemas, recursos e funcionalidades mais rápido, prático, eficiente e, sobretudo, barato.

Afinal, é a própria Interface de Programação de Aplicações que vai realizar todo o trabalho pesado.

Leia também: COMO MELHORAR A EXPERIÊNCIA DOS CLIENTES COM API

Como funciona a gestão de API****s

Para possibilitar melhor a criação, análise, segurança e execução de APIs, o melhor caminho é contar com ferramentas de gestão de APIs em ambientes escaláveis e protegidos.

As plataformas de gerenciamento de Interfaces de Programação de Aplicações podem ser oferecidas no formato Software as a Service (SaaS) ou em nuvem privada, conforme a necessidade da empresa.

Essas ferramentas são capazes de centralizar as APIs utilizadas em um sistema e facilitam a criação de processos de automação, build e release de maneira eficiente e rápida, sem impactos negativos para o usuário.

Assim, o ambiente e as plataformas integradas conseguem operar sem interrupções e sem downtime.

As soluções de gestão de API também possibilitam a organização e o gerenciamento do ciclo de vida das Interfaces de Programação de Aplicações utilizadas, mediante funcionalidades de publicação e controle de versões, além de serviços de migrações e fluxos de aprovação.

Isso minimiza a necessidade de retrabalhos e facilita a reutilização de serviços e funcionalidades já existentes.

A empresa que utiliza uma solução de gestão de API consegue, ainda, controlar um ambiente seguro, capaz de garantir melhor desempenho e alta escalabilidade para o sistema.

Essas ferramentas dispõem também de um portal que facilita a distribuição e o consumo das Interfaces de Programação de Aplicações, viabilizando que outros desenvolvedores ou parceiros que precisem operar no sistema consigam entrar ainda mais rápido na plataforma.

Por que investir em uma solução de gestão de APIs**?**

Por mais que as Interfaces de Programação de Aplicações tenham capacidade de realizar diferentes tarefas de integração de recursos e funcionalidades, é indispensável que o sistema seja capaz de sustentar um grande volume de dados.

Nesse sentido, as soluções de gestão de API garantem a sustentação necessária para que o sistema opere com o melhor desempenho possível e consiga sustentar as diferentes conexões.

Não obstante, uma das facetas mais indispensáveis desse tipo de ferramenta é seu potencial de simplificar integrações entre diferentes sistemas, turbinando as possibilidades de integração para o seu negócio.

Por meio dessas ferramentas, a equipe ganha autonomia suficiente para alocar recursos, gerenciar tarefas e oferecer acesso aos servidores necessários para a operacionalidade do sistema.

A interface simples de usar torna desnecessário direcionar todos os recursos disponíveis na infraestrutura de sistema para todos os usuários: basta distribuir os recursos de maneira controlada e estratégica para cada aplicação.

Como escolher uma plataforma de gestão de API****s

Existem diversas soluções de gestão de Interfaces de Programação de Aplicações à disposição no mercado, mas nem todas podem ajudar a sua empresa a chegar às metas estabelecidas.

Mas como escolher a melhor plataforma de gestão de APIs para o seu negócio? Algumas etapas podem facilitar o processo de seleção, veja só!

Tente elencar as necessidades do time

Antes de qualquer coisa, é imprescindível conhecer detalhadamente as necessidades da equipe de Tecnologia da Informação, para que sua empresa consiga escolher a melhor ferramenta para essas finalidades.

Uma equipe que desenvolve várias Interfaces de Programação de Aplicações para uso em processos internos poderá se beneficiar mais de determinadas ferramentas para gestão.

Caso seu time esteja trabalhando para desenvolver APIs públicas, no entanto, a melhor plataforma de gerenciamento pode ser outra completamente diferente.

Se você souber do que a sua equipe precisa, vai ficar mais fácil encontrar a ferramenta adequada para chegar aos resultados desejados.

Pesquise quais as melhores soluções disponíveis no mercado

O setor de tecnologia tem se expandido cada vez mais e de maneira mais rápida, multiplicando as opções de recursos, ferramentas e soluções para as empresas à disposição no mercado.

Por isso, uma etapa fundamental para a escolha da melhor ferramenta de gestão de APIs para a sua empresa é pesquisar o máximo possível sobre quais ferramentas podem atender às necessidades do seu negócio.

Como você já conhece as necessidades do seu time, vai ficar mais fácil focar nas soluções que possam, de fato, corresponder às expectativas da empresa e oferecer a solução que seu negócio precisa.

Para isso, tente filtrar quais ferramentas são capazes de cumprir as funções esperadas e cheque se a documentação da plataforma está bem-redigida e é fácil de compreender.

Avalie se a ferramenta escolhida possibilita o gerenciamento do ciclo de vida da Interface de Programação de Aplicações, oferece camadas de segurança suficientes para garantir a solidez do sistema e conta com outras características que você procura numa solução.

Não deixe de consultar a reputação da empresa escolhida para prestar o serviço. Muitas vezes, vale a pena até pegar indicações com negócios parceiros, que já têm experiência em gestão de Interfaces de Programação de Aplicações.

Assim, você garante que sua plataforma está em boas mãos, receberá o suporte adequado sempre que for necessário e estará sempre com a atualização em dia para melhor performance.

Escolha uma plataforma coerente com o orçamento da empresa

Você sabia o que procurava e conseguiu encontrar a plataforma de gestão de APIs perfeita para o seu negócio. E agora? Essa solução cabe no orçamento da sua empresa?

Compare de forma objetiva os custos dos serviços de cada plataforma para encontrar a opção que seja mais coerente ao orçamento do seu empreendimento.

De nada vale uma ferramenta ultratecnológica que compromete as finanças e a operacionalidade da empresa.

Da mesma forma, tenha em mente de que nem sempre a melhor solução será a mais barata, e pode até mesmo ser necessário readequar o orçamento da corporação para garantir a  contratação da melhor plataforma.

Lembre-se de que a melhor alternativa para a sua empresa é aquela que pode agregar mais valor ao seu negócio e garantir melhor retorno sobre investimento.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa