A imagem mostra uma mesa de madeira vista de cima, com papeis, posts-its coloridos e objetos de escritório. Podemos ver três mãos de pessoas apontando para um papel que mostra um gráfico de linhas.

OKRs: entenda como fazer a definição em 10 passos

Squadra
em

O método OKRs se popularizou por ter sido uma das bases do crescimento do Google, que saltou de 40 para mais de 60 mil funcionários entre 1999 a 2021.

Em outras palavras, a estratégia de gestão baseada em Objectives and Key Results provou que pode se aplicar tanto a pequenas empresas quanto a megacorporações.

Desde então, esse framework de definição de metas já foi utilizado por outras companhias do Vale do Silício, incluindo Intel, Twitter, GoPro, DropBox e muitas outras, mostrando toda a versatilidade do sistema.

O gestor só não pode se esquecer de que o modelo OKR pode ser utilizado de várias formas, o que não é exatamente uma surpresa, já que cada empresa tem suas próprias particularidades.

Isto é, até mesmo nas gigantes do Vale do Silício, o modelo OKR é aplicado de maneiras diferentes.

Para entender como aplicar a metodologia na prática, criamos um guia com os principais pontos que você precisa saber: vantagens, erros mais comuns, como definir as metas para o negócio e dicas essenciais. Vamos lá?

Confira os principais tópicos sobre OKRs que você vai encontrar neste artigo:

OKRs**: como aplicá-los efetivamente para alinhar os times e o negócio?**

A imagem mostra uma mesa de madeira vista de cima, com papeis, posts-its coloridos e objetos de escritório. Podemos ver três mãos de pessoas apontando para um papel que mostra um gráfico de linhas.

Fonte: FreePik

Estipular uma estratégia de gestão acertada ao seu negócio é essencial para garantir o engajamento dos colaboradores, a criação de valor para o cliente e o consequente aumento do ROI, ou retorno sobre investimento.

No entanto, nem toda empresa consegue encontrar o modelo ideal para motivar suas equipes e garantir o alinhamento perfeito entre os times e o plano de negócios.

Uma pesquisa realizada pela Leadership IQ indica que apenas 15% dos funcionários acreditam que as funções que executam influenciam diretamente os objetivos da empresa.

E é justamente aí que se encaixa a metodologia OKR: o que é mensurável pode ser analisado e compreendido, tanto pelos gestores quanto pela própria equipe.

Ou seja, o sistema estipula objetivos a serem alcançados e define resultados que podem ser medidos de forma a orientar o andamento do trabalho em relação à meta estabelecida.

Como os OKRs são formados?

O primeiro passo para aplicar esse modelo de gestão em sua empresa é compreender o que é o método OKR.

A sigla representa a expressão Objectives and Key Results (ou “objetivos e resultados-chave”, em tradição direta), e consiste em um sistema que define metas e métricas, a fim de possibilitar o alinhamento entre equipe e objetivos da empresa.

Isto é, o sistema OKR foi concebido para possibilitar o alinhamento e a definição de cadência para o negócio.

Para alcançar seu objetivo central, os Objectives and Key Results podem, ainda, estar divididos em diferentes níveis.

O nível organizacional orienta a empresa sobre os objetivos que devem ser alcançados e as prioridades da corporação, de forma a manter os colaboradores motivados e inspirados.

No nível departamental, as metas são direcionadas especificamente para cada equipe, com objetivos mais específicos, enquanto o nível individual define metas de performance individual para cada colaborador.

OKRs x KPIs: qual é a diferença?

Não é incomum que haja alguma confusão sobre o que são OKRs e KPIs. Fato é que essas duas siglas dividem alguma similaridade, mas tratam de coisas diferentes.

Enquanto OKR se refere a um framework que orienta o alinhamento e o direcionamento das estratégias de uma corporação, o KPI se trata de métricas que ajudam a empresa a constatar se está no caminho certo para gerar os resultados almejados.

Em outras palavras, o OKR ajuda a alinhar os objetivos que podem ajudar um negócio a alcançar as metas pré-estabelecidas, e o KPI define métricas que apontam como os processos foram executados.

Ou seja, estamos falando de dois conceitos complementares, embora distintos.

Quais são as principais vantagens do método OKR?

Tão importante quanto compreender o que são OKRs é saber que esse método pode ser aplicado de maneiras diferentes em cada empresa, conforme suas necessidades, o perfil de suas equipes e outros fatores.

Algumas vantagens, porém, se estendem a praticamente qualquer empresa que aplica a estratégia em seus processos. Confira!

Abordagem ágil

O OKR é um sistema baseado na cultura ágil de trabalho, que faz uso de ciclos de metas mais curtos em comparação ao tradicional planejamento anual estático.

A partir desses ciclos curtos, as empresas conseguem notar falhas e responder às mudanças por meio da adaptação.

Processos mais simples

No método OKR, menos é mais. Por isso, a simplicidade está no centro de tudo: a abordagem é simples, as metas traçadas são simples e o resultado pode ser facilmente entendido.

Em vez de gastar meses definindo objetivos, as corporações podem alinhar suas metas em questão de dias. Assim, os recursos da empresa podem ser aplicados efetivamente em gerar resultados, e não em definir objetivos.

Visibilidade e transparência para toda a empresa

A meta central de qualquer OKR é gerar alinhamento nos processos, colaboradores e objetivos. Para alcançar essa finalidade, é necessário que o OKR seja de conhecimento público e acessível para todas as esferas da empresa.

Isto é, todos os envolvidos conseguem acessar o OKR dos demais, o que garante transparência para os processos.

Cadências estratégicas, táticas e operacionais

Um bom OKR considera que estratégia e tática têm seus próprios tempos: enquanto a estratégia é firmada como um norte e tende a não variar no decorrer de seu andamento, a tática pode mudar rapidamente.

Por isso, o método OKR estipula ritmos diferentes a depender da necessidade.

A cadência estratégica aposta em OKR de longo prazo (geralmente anual) e de alto nível.

A cadência tática utiliza Objectives and Key Results de curto prazo para as equipes (trimestral, por exemplo).

E a cadência operacional, por sua vez, acompanha resultados em prazos ainda mais curtos, como semanais.

Bottom-up e top-down

O método OKR baseia-se na definição bidirecional de metas, utilizando os conceitos de bottom-up e top-down, ou seja, “debaixo para cima” e “de cima para baixo”, considerando-se a pirâmide hierárquica da empresa.

O OKR tático é definido, em grande parte, pelas equipes e alinhado conforme os objetivos da empresa. Assim, os times se tornam mais engajados, compreendem melhor a tática da empresa e tornam o processo mais simples e eficiente.

Metas desafiadoras

Se a sua empresa não tem dificuldades para alcançar 100% das metas, provavelmente elas podem ser melhor elaboradas. Isto é, o OKR procura metas que sejam audaciosas e ambiciosas.

Para alcançar essas metas ousadas, a melhor estratégia é desacoplar recompensas, deixando claro que seus funcionários não perderão dinheiro ou benefícios a partir da definição de OKRs agressivos.

Afinal, dificilmente seu colaborador vai se dispor a estipular metas agressivas para seu trabalho se isso colocar em risco seus rendimentos.


Quais são os erros mais comuns na definição de OKRs**?**

Alguns erros podem comprometer o sucesso da metodologia OKR em sua empresa, e conhecer quais são esses erros é o primeiro passo para evitá-los.

Você não deve, por exemplo, traçar OKR como se fosse uma lista de tarefas: o sistema foi criado para avaliar se a empresa está criando valor, e não se as tarefas A ou B foram cumpridas.

Evite criar Objectives and Key Results demais, e não deixe de alinhar esses objetivos junto à equipe.

Por fim, lembre-se de que é preciso realizar o acompanhamento sistemático das metas estabelecidas para avaliar se estão sendo alcançadas.

Como definir OKRs**?**

A esta altura, você já sabe que existem inúmeras maneiras de utilizar OKR na sua empresa. Mas alguns guidelines podem orientar a estratégia na maioria dos negócios.

Confira como usar OKRs!

1. Opte por uma abordagem iterativa e incremental

Não interprete o OKR como um pacote fechado, que deve ser aplicado de forma completa desde o começo.

Não tenha medo de começar pequeno, em fases, reservando para depois a adoção de práticas mais avançadas.

2. Comece gerando resultado em um projeto piloto

Uma boa maneira de despertar o interesse da sua equipe é por meio do desenvolvimento de um projeto piloto que gere resultado.

Vale a pena começar com a definição de OKRs para as diretorias e, aos poucos, envolver mais pessoas, preferencialmente entre times que interagem com maior frequência: assim, será possível gerar mais valor.

3. Eduque a equipe sobre a iniciativa e forneça treinamentos

Garantir que seu time compreenda a metodologia é essencial para que essa equipe mantenha-se engajada e motivada.

Por isso, você deve capacitar seus colaboradores e fornecer o treinamento necessário para que eles consigam definir indicadores e métricas adequadas, visando o alcance dos resultados almejados.

4. Tenha prioridades bem definidas

Foco é essencial na definição de Objectives and Key Results: assim, você evita o desperdício de recursos e mantém o objetivo final em sua mira durante o tempo inteiro.

Para isso, defina prioridades bem estabelecidas para a sua equipe.

5. Foque em Key Results como métricas

Mais acima, explicamos que OKR não é uma lista de tarefas. Por essas e outras, você deve considerar os key results como métricas, e não como ações que foram executadas.

Ou seja, o foco são os resultados, não as tarefas que levaram a esses resultados. Afinal, você pode até estimar, mas não sabe de maneira definitiva qual tarefa vai gerar o resultado que você deseja.

6. Defina os OKRs da empresa e faça o desdobramento para os OKRs dos times

Em geral, as organizações utilizam duas cadências de OKR: uma para a empresa e outra para os times.

Os OKRs para toda a empresa têm sua própria cadência — geralmente, são anuais — e devem ser poucos, como critérios que ajudam a apontar se a corporação teve sucesso no ano que se passou.

Já os OKRs para as equipes são mais detalhados e aplicados em ciclos mais curtos: os Objectives and Key Results dos times são propostos para ajudar a corporação a atingir o OKR definido para a empresa.

Além de definir OKRs, os gestores devem estipular uma cadência para que os números e as ações sejam avaliados. Isso pode ser feito conforme ritos da cultura ágil de trabalho, incluindo métodos de retrospectiva, priorização de backlog e Sprint Review, no Scrum.

7. Elabore sessões de OKR Planning

A sua empresa não pode perder tempo com processos lentos e pouco efetivos. Nesse sentido, elaborar sessões de OKR Planning pode ser uma boa estratégia para o seu negócio.

Este modelo propõe que sejam criadas equipes com membros de áreas distintas da empresa, incluindo executivos, para definir OKRs de curto prazo alinhados com os Objectives and Key Results de longo prazo da empresa.

Em seguida, esses times multidisciplinares apresentam os objetivos definidos aos demais colaboradores, que podem sugerir feedbacks ou simplesmente adaptar suas rotinas de trabalho conforme as métricas definidas.

8. Defina o scoring dos OKRs

É possível mensurar um OKR de tantas formas que cada empresa pode ter sua própria metodologia para definir o scoring. No entanto, não é necessário complicar para alcançar os melhores resultados.

Um método efetivo consiste em utilizar uma proporção linear que indique o quanto cada resultado-chave foi alcançado.

Se o objetivo era aumentar a satisfação dos clientes em 5 pontos, por exemplo, e a equipe foi capaz de atingir 4,5 pontos, isso indica que a meta foi alcançada em 90%.

9. Forme OKR Masters

Sua empresa pode utilizar OKR Masters para garantir que suas equipes se mantenham motivadas e com foco nos objetivos delineados.

Esses agentes atuam como coaches para a adoção do OKR definido e o acompanhamento dos resultados alcançados por aquela estratégia.

O OKR Master ensina a equipe como executar determinada tarefa e depois acompanha a equipe na execução do trabalho, oferecendo toda a motivação necessária para o sucesso da missão.

10. Insira os OKRs no cotidiano da empresa e do modelo de gestão

Para que o OKR definido alcance o resultado ideal, é necessário que esse conceito esteja inserido no dia a dia da empresa e devidamente alinhado com o modelo de gestão do negócio.

Em outras palavras, o OKR deve ser compreendido como parte da cultura da empresa.

Isso significa que o time deve se reunir regularmente para acompanhar a evolução do trabalho e o cumprimento dos prazos pré-estabelecidos.

Do contrário, sua equipe vai acabar cuidando apenas dos incêndios do cotidiano de trabalho e pode não gerar o resultado esperado.

Dicas práticas para a definição de OKRs

Agora que você já sabe para que servem os OKRs, conheça algumas dicas de ordem prática que podem ajudar a sua empresa a definir os melhores Objectives and Key Results para sua necessidade!

Ciclos curtos e objetivos de fácil memorização

O primeiro passo para definir cada OKR para a sua empresa é estipular objetivos simples, fáceis de memorizar, que possam ser definidos de maneira curta e direta.

Além disso, aposte em ciclos curtos, não maiores que trimestrais, para acompanhar de maneira mais próxima a evolução do trabalho.

Combine os objetivos com a cultura organizacional

É essencial que esses objetivos estejam alinhados à cultura organizacional da empresa: a corporação deve ter interesse real em dispor de um método para alcançar metas para que a metodologia seja bem-sucedida.

Em outras palavras: os objetivos devem estar de acordo com a cultura de resultados adotada pela empresa.

Para os Key Results, diferencie as métricas das tarefas

Lembre-se de que as métricas servem para orientar o gestor a respeito dos trabalhos executados e seus resultados.

Ou seja, não são uma lista que aponta as tarefas que já foram feitas ou não.

Limite a definição de Key Results

Por fim, assim como é importante se informar sobre como definir OKRs, é essencial limitar a quantidade desses Objectives and Key Results que sua empresa vai adotar para que haja priorização e foco.

Em geral, definir entre dois e cinco key results por objetivo almejado pode ser o suficiente.


Implemente o método OKR para alavancar seu negócio e difundir a cultura ágil!

Conte com a mentoria estratégica da Squadra para alcançar seus objetivos e obter resultados de alto nível.


Leia também:


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa