Homem de cabelo raspado, de costas, usando óculos e uma blusa de manga comprida preta. Ele cola postits laranjas e rosas na parede.

O papel e a importância do Agile Coach

Squadra
em

O agile coach ocupa um cargo estratégico em empresas que buscam produtividade, qualidade e alta performance. E não é à toa que a procura por esse tipo de profissional esteja cada vez maior no mercado.

Capaz de orientar as organizações a implementar metodologias ágeis de trabalho e agir como um agente de mudanças na cultura organizacional de cada negócio, esse profissional pode ser um grande trunfo para qualquer empresa, independente do segmento.

A implementação de uma metodologia ágil, porém, não acontece de um dia para o outro, especialmente se a sua organização não conta com líderes capacitados para viabilizar essa transformação.

E é justamente aí que entra o agile coach e suas técnicas para potencialização da agilidade. Veja só!

Homem de cabelo raspado, de costas, usando óculos e uma blusa de manga comprida preta. Ele cola postits laranjas e rosas na parede.

Fonte: Unsplash | Autor: Jason Goodman

A importância do agile coach em uma equipe ágil

A empresa que deseja se manter competitiva no mercado deve sempre buscar novos métodos e projetos para manter as entregas ágeis, eficientes, com qualidade e em um ritmo sustentável.

No entanto, essa busca pela alta performance esbarra em um grande desafio: como implementar e, mais importante ainda, manter de forma sustentável e duradoura as transformações nas equipes e nos ambientes organizacionais para chegar aos objetivos desejados?

O primeiro passo é contar com o know-how de líderes devidamente capacitados para executar tamanha tarefa. Esse profissional domina os conceitos das metodologias ágeis para ajudar os times a potencializar a produtividade, gerar resultados otimizados, solucionar problemas e responder com celeridade a eventuais mudanças.

O Agile Coach consegue instruir as equipes com o conhecimento adequado do método ágil para que os profissionais possam atuar com seu máximo potencial em cada processo e, assim, gerar resultados de valor para os clientes.

Isto é, o agile coach faz o diagnóstico dos problemas, cria as estratégias necessárias, sugere soluções e apresenta ferramentas que possam tornar a equipe mais eficiente e autônoma para resolver seus próprios obstáculos.

Para isso, o profissional precisa compreender o contexto e as características de cada time, oferecer os melhores métodos para chegar aos objetivos esperados e propor métricas que ajudem a mensurar os resultados dos esforços aplicados.

O papel do agile coach

O papel principal de um agile coach não é simplesmente oferecer treinamentos corporativos em um framework ágil: esse profissional avalia os problemas dos times e dos serviços da empresa, propõe melhorias e trabalha pela implementação definitiva daquelas soluções.

Em outras palavras, é o agile coach que analisa os desafios que cada time enfrenta e trabalha, sempre em conjunto com a equipe, para propor ferramentas ágeis capazes de solucionar aqueles problemas de forma duradoura.

Mais que certificar o time em uma metodologia ágil, o agile coach orienta as equipes durante a implementação da nova cultura organizacional e motiva os profissionais a adotarem o método ágil de maneira plena.

Isso só acontece graças ao esforço para compreender o contexto da empresa e à abordagem certeira em cada passo rumo ao crescimento.

Além disso, também é papel do agile coach desafiar os profissionais para a evolução da cultura organizacional e orientar o desenvolvimento de novos produtos ou serviços de acordo com a nova cultura de trabalho.

No fim das contas, o agile coach é uma mistura de gestor e “arquiteto” do projeto, capaz de fazer as perguntas certas para avaliar a realidade da empresa, oferecendo o apoio necessário para a melhoria contínua.

Depois dessa etapa inicial do trabalho, cabe ao profissional analisar como aquelas mudanças foram absorvidas pelos colaboradores, se as soluções propostas geraram efeito duradouro e se novas intervenções serão necessárias para potencializar a produtividade do time.

Agile Coach: trunfo para o desenvolvimento ágil

A esta altura, você já deve ter percebido que o agile coach tem papel fundamental para a adoção de metodologias ágeis nas empresas. Mas, afinal, o que isso significa?

As metodologias ágeis são utilizadas em escala cada vez maior no mercado por gerarem melhorias com foco na evolução da cultura de trabalho.

Esses métodos se baseiam em um conjunto de processos, práticas e recursos com foco na agilidade que possam ser aplicados no desenvolvimento de serviços e/ou produtos até a entrega ao cliente ou usuário.

Entre os métodos mais comuns de desenvolvimento ágil estão Scrum, Lean, Kanban, Extreme Programming, Feature Driven Development (FDD), Microsoft Solutions Framework (MSF) e Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (Dynamic System Development Model).

A partir da aplicação desses métodos, as equipes ficam mais alinhadas à estratégia de negócios da empresa, a comunicação entre diferentes times fica mais fluida e o fluxo de trabalho se torna mais eficiente, com foco no projeto e em entregas de valor para o cliente.

Nesse sentido, o agile coach pode ser considerado um guardião do desenvolvimento ágil, pois domina esses conceitos e métodos ágeis que podem potencializar a produtividade, fomentar a inovação e gerar os melhores resultados possíveis para a empresa.

Esse profissional é capaz de gerar nos times uma mentalidade que possibilita a aplicação e consolidação de modelos ágeis de estruturação de projetos em equipes multidisciplinares.

Desse modo, cada colaborador devidamente treinado pode contar com mais autonomia no seu dia a dia de trabalho e, mais que isso, com o conhecimento adequado para gerar o crescimento esperado pela empresa.

Benefícios organizacionais do agile coach para a sua empresa

Em poucas palavras, a função central do agile coach é lidar com a complexidade organizacional para chegar a resultados mais duradouros.

No entanto, isso só é possível se todos os envolvidos estiverem a par do projeto, desde os diretores até os colaboradores de cada equipe. Afinal, estamos falando de mudanças na cultura de trabalho.

Assim, o agile coach ajuda o time a navegar em meio às novidades e dificuldades do período inicial de implementação de uma nova metodologia de trabalho para chegar com segurança do outro lado, isto é, nos objetivos da empresa.

É o agile coach que vai ajudar os gestores a manterem o foco nos resultados esperados, bem como motivar os colaboradores a mudar (e manter as mudanças) seus métodos de trabalho em torno da nova cultura organizacional.

Se o profissional é bem-sucedido nessas empreitadas, o resultado é o aumento da produtividade, a redução de custos de operação, melhorias na performance do sistema e times mais eficientes, com foco nas entregas.

Não obstante, o agile coach pode prever eventuais obstáculos, promover adaptações em relação a aspectos problemáticos durante a implementação da nova cultura de trabalho e propor melhorias para garantir o pleno funcionamento da nova metodologia.

Habilidades e especialidades de um agile coach

Empresas diferentes podem ter focos distintos e, com isso, demandam habilidades diferentes de cada agile coach para alcançar as mudanças desejadas.

Além de ter conhecimento profundo em metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, esse profissional deve dispor de boas habilidades interpessoais, capacidade de comunicação clara e talento para a resolução de problemas, entre outras competências.

Na prática, essas habilidades podem nem sempre estar reunidas em um único profissional, o que significa que existem diferentes perfis de profissionais no mercado de trabalho, e eles podem ser mais (ou menos) adequados para as necessidades da sua empresa.

Diferenças entre agile coach e scrum master

A função facilitadora do agile coach gera muita confusão em relação a outro profissional que tem função parecida: o scrum master. No entanto, não se confunda, pois estamos falando de dois papéis diferentes.

A principal distinção entre o agile coach e o scrum master é a definição da metodologia ágil e o foco do trabalho.

No caso do scrum master, o foco está no time e no scrum, um modelo de trabalho que desenvolve, entrega e sustenta produtos ou serviços em ambientes complexos.

O agile coach, por sua vez, não se limita às abordagens propostas pelo scrum e pode utilizar diferentes métodos ágeis para chegar aos resultados desejados.

Além disso, esse tipo de coach não foca apenas em um time: seu olhar é mais amplo e sua atuação é mais versátil, voltada à mudança de cultura organizacional de toda a empresa, com foco na implementação de metodologias ágeis (não apenas Scrum) e nas entregas.

Isso não significa, porém, que esses dois profissionais não possam trabalhar juntos. Muitas vezes, o agile coach pode atuar colaborativamente com o scrum master.

É comum até mesmo que os scrum masters tenham uma “evolução” natural para o papel de agile coach, a depender do perfil do profissional.

O que leva uma empresa a buscar um agile coach?

O ideal é que as empresas busquem mudar sua cultura de trabalho com alguns objetivos em foco, como aumento de produtividade ou para a correção de determinados problemas.

Dessa forma, as empresas buscam os agile coaches para compreender seus gargalos e desenvolver soluções práticas para essas situações a partir de técnicas e experiências anteriores.

Assim, o agile coach pode ser um colaborador temporário ou permanente da empresa que promove a aplicação de novas metodologias de trabalho, o treinamento das equipes e o alinhamento dos diferentes setores para alcançar os objetivos esperados.

Dessa forma, a empresa consegue economizar recursos e tempo antes desperdiçados em problemas e falhas no processo produtivo.

Quais as responsabilidades de um agile coach?

O principal papel de um bom coach é saber como trabalhar com o time e promover a liderança necessária para transformar a cultura de trabalho. No entanto, as responsabilidades desse profissional não se limitam a isso.

O coach deve não apenas treinar as equipes conforme uma metodologia ágil, mas também desenvolver padrões que possibilitem processos ágeis e incentivar a adesão dos colaboradores à nova cultura de trabalho.

Além disso, esse profissional também deve ajudar os times a escolher e a utilizar as ferramentas e aplicações ágeis mais adequadas de acordo com os objetivos estipulados.

Como inserir o agile coach em uma equipe

Não basta contratar um agile coach e incluir o profissional rapidamente na equipe para resolver milagrosamente os problemas da empresa. É preciso inseri-lo adequadamente no seu time para possibilitar os resultados esperados.

Isso significa ambientar seus colaboradores à cultura ágil de trabalho antes mesmo de contratar um profissional especializado no assunto. Afinal, transformar a mentalidade de trabalho não acontece da noite para o dia.

Se os seus colaboradores já conhecem a importância dos métodos ágeis para o aumento da eficiência, maior vantagem competitiva no mercado e melhor flexibilidade operacional, o alinhamento com o agile coach será muito mais rápido e efetivo.

Ou seja, é necessário mudar a maneira como a empresa pensa antes de escolher as ferramentas que vão auxiliar na construção desse novo modelo de trabalho.

Essa adaptação de mentalidade deve ser feita gradativamente, a partir de mudanças pontuais no dia a dia de trabalho, que permitam o aculturamento dos profissionais à nova rotina.

Quando sua equipe já estiver devidamente preparada para absorver as mudanças, é a hora de recrutar um agile coach ou, até mesmo, desenvolvê-lo na equipe que você já tem disponível.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa