Personas

Personas: porque elas são importantes para o seu negócio

Squadra
em

Com certeza você já ouviu falar em público alvo. Mas você sabe o que são Personas? Uma persona é uma representação semi ficcional de seu consumidor ideal, baseado em pesquisa de mercado e dados reais sobre seus clientes. Personas ajudam a internalizar o consumidor que você busca atrair e aproximam o conceito de público alvo com pessoas reais.

A principal diferença entre uma persona e o público alvo de uma empresa é o maior nível de detalhamento. A definição de público-alvo tende a ser abrangente. Quando  estabelecemos personas, desejamos algo bem específico, buscando expor em detalhes quem são e quais suas dores.

Para criação dessas personas é importante coletar alguns dados, como por exemplo:

– Entrevistar os Stakeholders para ajudar no desenvolvimento do projeto;

– Fazer entrevistas com os usuários;

– Coletar informações demográficas (classe social, idade, gênero, etc.);

– Observar o tipo de comportamento desse público;

– Quais as necessidades deles;

– Investigar o que o seu público vê, ouve, fala e pensa.

Quais as finalidades de se trabalhar com Personas?

Essa metodologia pode ser usada de várias formas, porém tudo vai depender de quais os objetivos que o seu projeto/serviço pede. No caso de um projeto de design as personas são uma forma dos designers criarem empatia e entender o problema sob a perspectiva do usuário. A partir desse ponto de vista que se desenvolve o fluxo de navegação, interface e definição de quais features serão realmente importantes para melhor atender esse usuário.

O marketing utiliza essa metodologia com o objetivo de conhecer o perfil dos consumidores mais receptivos à mensagem que eles querem passar a respeito do produto/serviço que está sendo desenvolvido.

Quando não é possível realizar entrevistas com os usuários podemos basear em estereótipos que são chamadas de Proto-Personas, mas esse tipo de metodologia não tem uma aproximação real.

Na Just by Verity Group criamos nossas personas com base nas informações coletadas a partir de entrevistas com os usuários desse produto/serviço, para que nós do time de design possamos entender quem é o público alvo. O uso das personas nos auxilia no desenvolvimento de um projeto que junte as expectativas dos Stakeholders com as necessidades dos usuários, gerando assim uma experiência agradável e intuitiva.

Agora que você já entendeu o conceito de personas, que tal colocar seus conhecimentos em prática? Crie agora mesmo as personas do seu negócio!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa