Imagem retangular, com fundo branco, elemento de onda na cor amarela na parte superior da arte. Embaixo tem um retângulo com uma tela da apresentação e as telas dos participantes.

1º Meetup Ágil Estratégico da SQUADRA

Squadra
em

A mentalidade ágil tem feito cada vez mais parte dos processos e do dia a dia da SQUADRA.

Pensando nisso, realizamos, em dezembro de 2021, a primeira edição do Meetup Ágil Estratégico, onde contamos com a participação da presidência da SQUADRA, diretores e heads da Arkhi e da Wblio – unidades aceleradoras de transformação digital – para um bate-papo enriquecedor sobre o assunto.

Além disso, o evento, aberto ao público interno e composto especialmente por delivery managers, business analysts e demais Squaders, teve como objetivo gerar um alinhamento entre times e clientes.

Entre os temas abordados, incluímos os desafios para escalar a agilidade, como o movimento ágil favorece o desenvolvimento de negócios e como podemos aplicar seu conceito orientado a resultados na prática.

Veja alguns insights que marcaram o encontro:

1. A definição de agilidade estratégica

Conseguir identificar oportunidades com facilidade e se adaptar às mudanças com dinamismo é uma das vantagens da agilidade estratégica. Esse componente organizacional favorece o aumento da produtividade, incluindo soluções mais eficazes e inovadoras.

Definir um caminho antes mesmo da execução do projeto também é um dos principais benefícios do modelo ágil estratégico. Assim, é possível planejar as melhores ações para alcançar os resultados desejados, fazendo com que todas as áreas da empresa sigam com foco em um mesmo objetivo.

2. Colaboração

Outro ponto fundamental para o debate é a colaboração. Com medidas constantes, é possível incluir a colaboração entre os diferentes setores da empresa, contribuindo para a construção de um sistema de trabalho sólido e integrado.

Para isso, devem ser criados fluxos de trabalho eficientes, voltados para o propósito, destacando os valores de cada indivíduo e o senso de cooperação, a fim de implementar uma cultura mais colaborativa.

3. Desafios da agilidade estratégica

Além das vantagens do modelo ágil estratégico, é preciso olhar para os desafios impostos por essa tendência que veio para ficar no mercado de tecnologia. Entre elas, a escalabilidade é um fato que merece atenção, afinal, como podemos levar a agilidade para outras esferas da empresa?

Através de pesquisas, estudos e muita mão na massa, conseguimos estabelecer as melhores diretrizes para implementar o modelo ágil estratégico, levando em consideração as necessidades dos clientes e a capacidade da empresa.

Estratégia é um processo de transformação, onde é preciso alinhar o foco entre os setores para encontrar sempre as melhores soluções rumo à evolução digital.

SOBRE A SQUADRA

Somos um time de pessoas apaixonadas por inovação e soluções digitais, com um jeito colaborativo, conectado e muito engajado com o propósito das empresas que atendemos. Transformamos a vida das pessoas através da evolução digital de organizações públicas e privadas há mais de 35 anos, entregando soluções de ponta a ponta.

A Arkhi faz parte do ecossistema de soluções da SQUADRA e atua na consultoria de processos, cultura e capacitação para Business Agility, capacitando pessoas para a entrega de resultados voltados para encantar e fidelizar os clientes, alavancando o crescimento do negócio.

Quer saber mais sobre agilidade e o mercado de tecnologia? Acompanhe nossos conteúdos no blog e nas redes sociais!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa