Dois médicos analisando exames.

Principais tendências na saúde em 2023

Squadra
em

A tecnologia tem tido um papel cada vez mais importante na área da saúde, e as tendências atuais apontam para uma ainda maior integração dessas duas áreas, ajudando nos avanços significativos na prevenção, diagnóstico, tratamento de doenças e muito mais.

Com um novo ano se aproximando, muitos hospitais e clínicas planejam seus próximos passos e a inovação tecnológica na saúde faz parte desse planejamento. Neste artigo, veremos algumas das principais tendências da tecnologia nessa área:

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é cada vez mais utilizada para auxiliar no diagnóstico de doenças, na interpretação de exames e na análise de dados. Alguns exemplos incluem o uso de algoritmos de IA para diagnosticar doenças cardíacas ou para analisar imagens de ressonância magnética.

Telemedicina

A telemedicina permite que médicos e pacientes se comuniquem e realizem consultas à distância, através de plataformas online ou aplicativos. Isso pode ser especialmente útil em áreas remotas ou com falta de médicos especializados.

Robôs e dispositivos médicos

Robôs e dispositivos médicos estão sendo utilizados para realizar tarefas como a administração de medicamentos ou a realização de exames. Eles podem ser programados para realizar tarefas de maneira precisa e consistente, reduzindo o erro humano e aumentando a eficiência.

Big data e análise de dados

A coleta e análise de grandes quantidades de dados (big data) é utilizada para identificar padrões e tendências em doenças e tratamentos. Isso pode ajudar a identificar fatores de risco para doenças e a desenvolver novas estratégias de tratamento.

Leia também: COMO POTENCIALIZAR A GESTÃO ESTRATÉGICA EM HOSPITAIS

Wearables e dispositivos de monitoramento

Wearables, como relógios inteligentes e pulseiras de fitness, estão se tornando cada vez mais populares na área da saúde. Eles podem ser usados para monitorar sinais vitais, atividade física e sono, permitindo aos pacientes e médicos acompanhar de perto a saúde de uma pessoa.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Na área da saúde, a LGPD é uma tendência de tecnologia muito importante porque ela estabelece regras para garantir a privacidade e segurança dos dados de saúde dos pacientes.

Por exemplo, as instituições precisam obter o consentimento dos indivíduos antes de coletar ou usar seus dados pessoais, incluindo dados de saúde. Além disso, elas devem tomar medidas de segurança para proteger os dados de saúde dos pacientes contra vazamentos ou uso não autorizado.

Metaverso e o futuro da medicina

Imagine que você pode criar um ambiente virtual e conectar ao mesmo tempo, os melhores cirurgiões cardíacos do mundo para resolver um caso de extrema dificuldade onde todos podem opinar e estabelecer um protocolo capaz de solucionar e mudar a vida de milhares de pacientes. Veja como:

Como se preparar para essas mudanças?

Mudanças sempre causam medo e entendemos que todos esses processos que explicamos nesse artigo fazem qualquer pessoa ficar apavorada.

Mas lembre-se que toda jornada tem um início. Sua instituição de saúde não precisa iniciar todo esse processo de transformação do dia para a noite. É possível construir essa evolução aos poucos.

Em resumo, para se preparar para as mudanças da tecnologia na área da saúde, é importante manter-se atualizado, adquirir habilidades técnicas, ser aberto a novas ideias, fazer parcerias e ser proativo. Dessa forma, você estará preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades que as novas tecnologias oferecem.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa