Retrospectiva SQUADRA: veja tudo o que aconteceu em 2023

Retrospectiva SQUADRA: veja tudo o que aconteceu em 2023

Squadra
em

Que o ano de 2023 foi super movimentado para a SQUADRA, isso com certeza você já notou, não é mesmo?

2023 foi um ano de grandes realizações para a SQUADRA. Desde o lançamento do nosso novo site e posicionamento, passando pela aquisição estratégica da Digicade, união da Just Digital e Grená Design e parceria com grandes empresas como a Sensedia e Cervello.

Participamos de uma série de eventos como patrocinadores e podcasts, conquistamos certificações em prestígio e recebemos um prêmio Acquia Engage Awards, na categoria Most Impactful Headless Application, com o projeto de alcance internacional de uma empresa global de varejo de bens de consumo (CPG), além de termos renovado o nosso Great Place to Work (GPTW).

Vamos rever os principais pontos altos desses últimos 12 meses e dar uma olhada profunda na evolução da SQUADRA? Então continue a leitura para conferir.

Portal criado pela SQUADRA e Acquia para a Unimed BH é vencedor do Prêmio regional Aberje 2023

A Unimed Belo Horizonte conquistou a maior premiação de Comunicação Organizacional do Brasil na categoria Mídia Digital com o case “Novo portal corporativo da Unimed-BH”, criado pela SQUADRA e Acquia. 

A premiação é considerada a mais tradicional do setor de comunicação empresarial do país e tem como objetivo reconhecer as instituições públicas e privadas responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias inovadoras de comunicação organizacional, capazes de gerar impactos positivos para os negócios e para a sociedade.

A Unimed BH elevou o nível do seu CMS, após a implementação da Plataforma de Experiência Digital (DXP), abordando todo o escopo da experiência do usuário em toda a jornada do cliente no site.

Essa abordagem abrangente permite que a Unimed BH atenda às demandas crescentes por experiências digitais personalizadas em sua plataforma e ofereça interações mais relevantes e impactantes, ao mesmo tempo que facilita o dia a dia da equipe ao permitir a alteração e criação rápida de páginas.

O time SQUADRA, Acquia e  Unimed BH estão empenhados em aprimorar ainda mais a experiência do cliente ao utilizar a Plataforma, impulsionados pelos resultados positivos já alcançados. Estamos orgulhosos desse reconhecimento e motivados a continuar criando soluções inovadoras e disruptivas.

Para conferir o case completo da Unimed BH, clique aqui.

E para obter mais informações sobre a parceria entre SQUADRA e Acquia, acesse este link.

Experience Talks no Rincon

Um evento sobre tendências em tecnologia regado a uma  experiência gastronômica personalizada

O Experience Talks realizado no Rincon Escondido Parrilla, em 09 de maio, foi mais do que apenas um evento, foi uma verdadeira troca de experiências. Um momento onde a inovação e as tendências tecnológicas se encontraram com a gastronomia de alto padrão, proporcionando uma experiência personalizada e inesquecível para os participantes.

No encontro, nossos especialistas compartilharam suas perspectivas sobre o uso de ferramentas como Drupal e plataformas personalizadas para dados digitais. O diálogo aberto possibilitou a troca de experiências com os clientes, permitindo que todos aprendessem juntos e explorassem suas novas possibilidades criando o próprio molho de chimichurri.

A proposta do Experience Talks é a troca de experiências singulares com nossos clientes. E tudo isso foi feito em parceria com a Acquia, referência em expertise digital de código aberto e hiperpersonalização.

O Experience Talks é um espaço onde inovação, tendências e experiência personalizada se encontram para proporcionar aos participantes uma jornada enriquecedora. Fique ligado nos convites para as próximas edições de 2024.

Lançamento do novo site e novo posicionamento SQUADRA

Este lançamento simbolizou uma nova fase repleta de inovação e progresso. A reformulação deste portal fez parte dos nossos ambiciosos projetos de reposicionamento e transformação de 2023.

Um novo site com o design moderno, intuitivo e detalhado, cuidadosamente pensado para oferecer a melhor experiência ao usuário. O processo de renovação não se limitou apenas à estética: buscamos inovar em todos os aspectos possíveis. O resultado foi um portal mais interativo e informativo, capaz de refletir nossa identidade enquanto empresa em constante evolução.

Aquisição Digicade

Outro passo estratégico nessa jornada de transformação digital, reforçando nosso compromisso em ofereceras melhores soluções para nosso cliente, foi a aquisição da Digicade Tecnologia.

Um time de 60 pessoas que chegou para somar aos nossos mais de 700 Squaders, ampliamos nosso portfólio de soluções de transformação digital com uma especialização em inteligência geográfica.

“A aquisição faz parte da nossa estratégia de crescimento inorgânico em que trazemos competências novas ou fortalecemos competências existentes para explorá-las ainda melhor, além de garantir times ainda mais qualificados, novas experiências, complementaridade e receita. Acreditamos que com essa nova especialidade estamos ainda mais preparados para gerar valor para nossos clientes de Telecom, Energia, Saúde, Varejo, Indústria, Logística”, afirma André Cioffi, CEO da SQUADRA.

Essa união das empresas foi além de uma simples fusão corporativa; representou uma fusão de ideias, talentos e, acima de tudo, um propósito comum. Juntos, estamos preparados para enfrentar os desafios do mundo digital e impulsionar o crescimento dos negócios através da inteligência geográfica.

Leia mais sobre a aquisição aqui. 

SqWork e Geosite passaram a fazer parte do pool de empresas da Venture Builder da SQUADRA.

O investimento em soluções B2B vem desde 2019 sendo estratégico e fundamental para a expansão da SQUADRA.

Com a aquisição da Digicade, a Geosite, que oferece soluções em inteligência geográfica, passou por um spin off e chegou para compor o pool de empresas da Venture Builder da SQUADRA.

O SqWork também passou a fazer parte da Venture Builder. Ele nasceu com o propósito de fomentar o cenário corporativo, do empreendedorismo e de negócios através da integração, facilidade e compartilhamento.

O edifício privado de quatro andares oferece um auditório de eventos, dois espaços gourmet, uma sala de jogos, salas de reuniões e cabines acústicas. Flexibilidade e escalabilidade juntas, permitindo que você ajuste o espaço conforme suas necessidades em constante mudança. Ambiente inspirador que estimula a criatividade, aumenta a produtividade e proporciona local de trabalho agradável para a equipe.

Saiba mais sobre o SqWork aqui.

Participação como patrocinadores Gold da primeira edição do Acquia Experience no Brasil.

Tivemos a satisfação de ser patrocinadores Gold na primeira edição do Acquia Experience 2023 no Brasil, um evento realizado pela Acquia, nossa parceira de longa data em Drupal e experiência digital open source.

Durante as palestras do dia, o Toshiyuki Sakata, diretor comercial da SQUADRA, participou de um bate-papo enriquecedor sobre as tendências de mercado e cenário econômico. Além disso, Vinicius Rodrigues, Delivery Manager da nossa equipe, juntamente com Rafael Silva, Senior Global Solutions Manager na Ab Inbev, apresentaram o case global da Ab Inbev, explorando as soluções de personalização, Digital Data Platform e a aplicação prática do Drupal.

Foi incrível compartilhar conhecimentos, aprendizado e colaboração, conectando os profissionais do setor e fortalecendo ainda mais os laços com a comunidade Drupal.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Firmamos parceria com a Sensedia, empresa especialista no gerenciamento de APIs e  regulação para Open Banking, Open Insurance e Open Finance.

A Sensedia, líder reconhecida em soluções de integração por meio de APIs, oferece em seu portfólio uma gama de serviços, incluindo plataforma de API Management, Adaptive Governance, Events Hub, Cloud Connectors, entre outros.

A escolha da Sensedia alinha-se com a visão de mercado da SQUADRA, abrangendo todos os segmentos em que temos uma presença marcante, como Financeiro, Seguros, Saúde, Utilities, Consumer Brands, Indústria e Logística com uma solução pronta para Open Finance, Open Insurance, OpenHealth.

O objetivo principal dessa parceria estratégica foi unir as habilidades da SQUADRA à excelência em integração de APIs da Sensedia, visando potencializar e elevar o nível de maturidade em APIs de nossos clientes.

“Com essa parceria, oferecemos uma das soluções mais maduras do mercado global e ao mesmo tempo uma solução feita no Brasil, por especialistas que entendem bem o mercado que temos. E isso faz muita diferença, principalmente quando falamos de uma solução vital na arquitetura técnica e de negócio de grandes empresas.” Rafael Cichini, CMO & Business Director da SQUADRA.

Leia mais sobre a parceria, aqui. 

Patrocínio do APIX 2023, maior evento sobre APIs, Open, Business e Transformação Digital promovido pela Sensedia.

Este foi o maior evento sobre APIs, Open Business e Transformação Digital promovido pela Sensedia e que tivemos a honra de participar como um dos patrocinadores.

As mentes tecnológicas das principais empresas da América Latina e Mundial se reuniram com os mais de 5 mil participantes, tanto online quanto presencialmente no World Trade Center (WTC) São Paulo. A programação incluiu uma trilha internacional, transmitida online para o mundo todo, oferecendo ao público mais de 8 horas de conteúdo diretamente de suas casas ou de onde quer que estivessem.

Tivemos a oportunidade de participar de discussões e experiências abordando temas como Open, Tech e Business, explorando cada conceito sob diferentes perspectivas.

Veja como foi o APIX 2023, aqui.

Unificação das marcas Just Digital, Grená Design e Digicade, em uma só SQUADRA.

Nossa jornada sempre foi marcada pelo compromisso constante em proporcionar o melhor aos nossos clientes e parceiros, e as fusões das marcas apenas fortaleceram essa missão.

Desde 2020, Just Digital e Grená Design já operavam integradas à SQUADRA nas entregas, estabelecendo uma sinergia que impulsionava resultados excepcionais. Esse mesmo alinhamento ocorreu com a aquisição da Digicade em de maio de 2023.

Enquanto as marcas se retiraram do cenário, o legado e a expertise que cada uma trouxe permanecem gravados na história da nossa trajetória. Em uma sinergia única e consolidada, conquistamos patamares ainda mais elevados, promovendo entregas ainda mais abrangentes e eficazes.

Entenda mais sobre a união das empresas à SQUADRA, aqui.

Patrocínio Digitalks Expo 2023, maior evento de negócios do universo digital, ao lado da Acquia.

Foram 2 dias repletos de atividades, auditórios com 16 trilhas de conteúdo, com as principais empresas do setor e presença dos grandes formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.

Para reforçar esse posicionamento e a importância da personalização da jornada do consumidor, o Rafael Cichini, CMO e Business Director da SQUADRA, ao lado do Antônio Piccinini, Líder Regional, GTM e Canais na Acquia, realizaram um Talk sobre A era da Hiperpersonalização, no palco Master Talks. Apresentando a importância de criar uma jornada personalizada para o cliente, integrando todos os canais, e oferecendo experiências relevantes.

Por isso, a participação da SQUADRA e da Acquia na Digitalks Expo 2023 foi tão crucial. Demonstramos como é possível oferecer uma experiência hiperpersonalizada aos consumidores, integrando todos os canais e conhecendo seu cliente por meio de dados.

Veja como foram os dois dias de Digitalks Expo 2023, aqui.

Conquistamos o Certificado em Partner Solutions Architect I, concedido pela Sensedia.

Fortalecendo nosso compromisso em proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes e apoiar sua transformação por meio de APIs, nosso time foi certificado pela Sensedia como Partner Solutions Architect I.

Esse foi o resultado do esforço incansável de nossa equipe de arquitetura, que constantemente se aprimora para trazer inovação aos projetos de nossos clientes, utilizando a melhor solução de gestão de APIs do mercado mundial.

Saiba mais sobre a certificação, aqui.

Participamos de grandes podcasts como o ACX Cast com a Acquia, Papo Fácil, Empreendedor 10 e o Sensedia podcast.

Este ano, tivemos a oportunidade empolgante de participar de diversos podcasts especiais, compartilhando insights valiosos e perspectivas inspiradoras em várias áreas-chave. Marcamos presença em programas renomados, como o "Empreendedor 10", "ACXCast", "Papo Fácil" e o "Sensedia Podcast".

No "Empreendedor 10", André Cioffi, founder & CEO da SQUADRA, falou sobre os  desafios e oportunidades do empreendedorismo, enquanto no "ACX Cast", mergulhamos nas soluções que a SQUADRA e Acquia levaram para a Ab InBev, que aprimorou a experiência digital dos seus sites para mais de 400 marcas globalmente. E o melhor, gerando um impacto positivo para todo o ecossistema.

Em um bate-papo descontraído no "Papo Fácil", nosso COO e VP, Romulo Cioffi, discutiusobre como a gestão tecnológica de ponta a ponta do negócio pode criar jornadas evolutivas completas, envolvendo diversas etapas como o planejamento, definição da estratégia digital, disseminação da cultura ágil e a implementação de soluções integradas para a melhoria da experiência do cliente, e no "Sensedia Podcast", exploramos o universo da IA, com muitos insights, cases e histórias de sucesso.

Essas participações enriqueceram nossa jornada, e também solidificaram nosso compromisso contínuo em compartilhar conhecimentos, inspirar a comunidade e contribuir para discussões relevantes no cenário empresarial, tecnológico e de inovação.

Firmamos parceria com a Cervello, uma das principais plataformas de ESM e ITSM do Brasil.

Com o objetivo de  expandir as soluções de ITSM no mercado brasileiro, visando atender à crescente demanda por eficiência e inovação no setor de TI, nos unimos à Cervello em uma parceria estratégica, prometendo benefícios mútuos.

Para a SQUADRA, essa parceria representa uma expansão do portfólio e uma consolidação no mercado de ITSM. Já a Cervello vê a aliança como uma oportunidade de crescimento significativo e consolidação no setor, contando com um parceiro qualificado.

A parceria nos permitiu oferecer uma solução de ITSM completa, aprimorando nossa expertise em governança de serviços baseados na ITIL. Somos responsáveis pela comercialização, implementação e suporte da solução Cervello ESM Suíte, enquanto a Cervello fornece treinamentos, suporte e atualizações.

Leia também: SQUADRA e Cervello: como o seu negócio pode se beneficiar desta parceria?

Essa iniciativa está fortalecendo, a cada dia mais, a posição competitiva da SQUADRA e oferecendo soluções de alta qualidade para eficiência e produtividade nos processos de TI e CSC.

Saiba mais sobre a parceria, aqui.

Conquistamos o prêmio Acquia Engage Awards, na categoria Most Impactful Headless Application, com o projeto de alcance internacional de uma empresa global de varejo de bens de consumo (CPG)

Celebramos a conquista do prêmio Engage Awards 2023, anunciado pela Acquia, nossa parceira. O prêmio tem como propósito homenagear clientes e parceiros que se destacaram na criação dos projetos digitais mais ambiciosos e inovadores do ano.

Fomos vencedores na categoria Most Impactful Headless Application, reconhecendo nosso projeto internacional para uma empresa global de varejo de bens de consumo (CPG). Nosso objetivo era elevar a fidelidade do cliente e impulsionar a receita no canal de vendas B2B, utilizando a gamificação como estratégia para promover compras contínuas.

O Engage Awards avaliou 85 cases, apresentados por 50 parceiros ao redor do mundo, em 26 categorias. Jurados renomados, com experiência em DXP e marketing digital, analisaram os casos em termos de funcionalidade, integração, desempenho, resultados e experiência geral do usuário, culminando na seleção de um vencedor para cada categoria.

Veja todos os detalhes da premiação, aqui. 

Patrocinadora oficial do Samba de Noel, tradicional festa de Natal que acontece em Belo Horizonte

É uma honra para a SQUADRA apoiar o Samba de Noel, um projeto que estabelece conexões de solidariedade entre a sociedade e as comunidades de Belo Horizonte por meio da música.

Ao patrocinar este evento, estamos contribuindo para uma das maiores festas natalinas solidárias da capital mineira. Além de proporcionar um dia repleto de música, alegria e festividade, o Samba de Noel realiza a arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados a diversas comunidades de Belo Horizonte, incluindo o Alto Vera Cruz e outras vizinhas.

Idealizado pelo percussionista Robson Batata, a iniciativa oferece uma oportunidade única de levar até a comunidade o trabalho de grandes artistas representantes da música mineira, que se apresentam de forma voluntária. Inicialmente concebida como uma roda de samba para confraternização dos moradores locais, o projeto, há mais de 12 anos, tornou-se um sucesso e uma tradição na cidade.

Siga o @sambadenoelbh e fique ligado nos próximos eventos.

Em nossa festa de confraternização de final de ano, arrecadamos mais de 50 kg de alimentos não perecíveis, doados por nossos Squaders, que serão destinados para a ação.

Recebemos a certificação GPTW pelo 2º ano consecutivo.

A certificação do Great Place To Work (GPTW) é uma das nossas mais marcantes conquistas do ano, ainda mais recebendo pelo segundo ano consecutivo.

Essa certificação é um selo de qualidade que reflete o desempenho da nossa equipe ea cultura que nos fortalece. É um reconhecimento coletivo do empenho diário, da paixão e da dedicação que colocamos a cada projeto e a cada interação com nossos squaders.

Estaremos dedicados a aprimorar ainda mais nosso ambiente de trabalho, promovendo melhorias contínuas e identificando oportunidades para fortalecer o desenvolvimento pessoal e profissional de cada membro da nossa equipe.

Entenda como conquistamos a certificação pelo segundo ano consecutivo, aqui. 

Estreitamos relacionamentos

Tivemos diversos encontros com clientes e parceiros para fortalecermos relacionamento, ajustarmos a rota e alcançarmos os objetivos propostos. Confira alguns deles:

Desenvolvendo o futuro da operação ferroviária - VLI & SQUADRA

Um encontro para celebrarmos as entregas do projeto SICOF (Sistema de Operações Ferroviárias), fortalecer os laços e traçar os próximos objetivos com toda à equipe, desde o operacional até a alta gestão da VLI. 

O projeto SICOF, plataforma de gestão de toda a operação logística de trens da VLI, transformou o core da empresa, que contribuindo para facilitar o dia a dia dos operadores e garantir a integridade das informações, e a confiança construída e o espírito engajado da equipe foram os alicerces desse grande êxito.

Veja o vídeo case completo, aqui.

Happy Hour com a Afya

A Afya chegou há pouco para compor nosso pool de clientes, este encontro foi realizado para estreitar os laços, criando sinergia entre as empresas para alcançar objetivos grandiosos. 

Recebê-la foi um prazer que marcou o início de uma colaboração promissora.

Happy Hour com a Prodabel

Happy Hour onde compartilhamos nossas metas e objetivos para o ano de 2024. Brindamos não somente às conquistas passadas, mas também a todas as grandes conquistas que nos aguardam.

Visita ao Sem Parar

Este foi um encontro marcante entre nossa liderança de design com a Catharina, Head da área de Marketing do Sem Parar, onde nos reunimos para traçar as metas que guiarão nossos passos em 2024. 

A atmosfera foi de celebração, não apenas pelo planejamento estratégico, mas também pela parceria sólida e pela sinergia excepcional entre as empresas.

Visita à Austral Seguradora

Nossa equipe pousou no Rio de Janeiro para uma visita à sede da Austral Seguradora. Com uma parceria sólida de anos, reunimos os dois times para refletir sobre as conquistas e desafios de 2023, e traçar novas estratégias para alcançar novos horizontes em 2024.

A união de forças entre as empresas promete um ano repleto de colaboração e sucesso.

Visita da Raízen à antiga de sede de SP

Nosso time Delivery da vertical de Telecom & Utilities teve o grande prazer de receber a equipe do Shelbox da Raízen em nosso antigo escritório, em São Paulo. 

A união dos times abre caminho para o desenvolvimento contínuo de soluções alinhadas à estratégia da Raízen e, o mais importante, as soluções não apenas se integram, mas também impulsionam resultados incríveis, que levaremos e ultrapassaremos em 2024 com muita colaboração e excelência.

O que aconteceu nos bastidores?

Ao longo do ano, promovemos diversos momentos de integração, celebração e alinhamento com nossos Squaders.

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo, dar voz aos nossos Squaders e compartilhar conhecimentos, tivemos edições sobre UX e UI, Protagonismo Feminino na Tecnologia, Scrum Master e Inteligências Geográfica na nossa iniciativa Carreiras que Inspiram, que traz Squaders para falarem um pouco sobre suas carreiras e trajetória profissional com os colegas.

Além disso, tivemos diversos momentos para fortalecimento do nosso olhar para a diversidade com talks inspiradores sobre empoderamento feminino, saúde mental e diversidade, vieses corporativos e carreira e um papo sem barreiras com nossos Squaders PCDs contando um pouco de suas histórias.

Também tivemos o nosso tradicional ArraiOffice, que foi um dia muito produtivo em nossos escritórios de BH e SP, acompanhados de deliciosas comidas típicas de festa junina e até quadrilha, e fechamos o ano com as confraternizações de fim de ano em São Paulo e Belo Horizonte, com a presença de mais de 200 squaders.

Por fim…

Agradecemos por ter nos acompanhado até aqui e por ser parte da nossa jornada.

Que este Natal traga paz, amor e a certeza de que nossa conexão é verdadeiramente especial.


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa