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Soft e Hard Skills: quais as diferenças e como desenvolvê-las

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Se você se mantém atualizado sobre as tendências do mercado, já deve ter ouvido falar em soft e hard skills, cada vez mais importantes nos processos seletivos e para o bom desempenho de uma empresa.

Não importa o tamanho ou o segmento de atuação do seu negócio, contar com profissionais que tenha as habilidades certas para fazer sua corporação disparar na concorrência é essencial.

Os termos estrangeiros, no entanto, ainda geram muita dúvida. Afinal, o que são e quais as diferenças entre essas duas expressões? Ou, mais importante ainda, como desenvolver esses traços nos colaboradores da sua empresa?

Neste artigo vamos responder a essas e perguntas e dar algumas dicas de como utilizar as habilidades dos profissionais a favor do seu negócio, veja só!

O que são soft e hard skills?

Antes de qualquer coisa, é fundamental conhecer os conceitos por trás de soft e hard skills, e a melhor maneira de fazer isso é destrinchando o termo.

A palavra em inglês “skills” pode ser traduzida como “habilidades”. Desse modo, as expressões “soft” e “hard” remetem a um conjunto de habilidades e aptidões de uma pessoa com aplicação profissional.

Como esses termos não podem ser traduzidos de forma literal, é necessário mergulhar um pouco no contexto para compreendê-los. Confira!

Soft Skills

As soft skills são habilidades interpessoais ou sociocomportamentais, relacionadas diretamente à capacidade do profissional de lidar com aspectos emocionais.

Assim sendo, como falamos de habilidades abstratas e subjetivas, são também muito mais difíceis de reconhecer, mensurar e avaliar.

Não basta fazer um curso para adquirir soft skills: essas habilidades são oriundas da experiência psicossocial de um indivíduo, como comunicação interpessoal, proatividade e capacidade de trabalhar sob pressão.

Como você deve ter imaginado, essas habilidades interpessoais têm ganhado cada vez mais importância no universo empresarial, pois de nada vale um funcionário tecnicamente capacitado que não consegue lidar com trabalho colaborativo ou ambiente de pressão.

O desafio para o recrutador é encontrar mecanismos que permitam identificar rapidamente essas habilidades entre os candidatos a uma vaga. Afinal, dificilmente alguém vai colocar que tem capacidade de persuasão ou senso de liderança no currículo.

Hard Skills

Por muito tempo, o principal recurso para recrutar profissionais foi a análise de hard skills, o conjunto de habilidades técnicas de uma pessoa.

Essas habilidades profissionais podem ser facilmente reconhecíveis, como conhecimento de idioma estrangeiro, cursos técnicos ou conhecimentos relacionados à informática, o que significa que as hard skills são também mais fáceis de aprender e ensinar.

Além disso, esse conjunto de habilidades técnicas costuma ser listado no currículo de qualquer candidato, facilitando a tarefa do recrutador de encontrar profissionais com as hard skills mais relevantes para o cargo em aberto.

As principais diferenças entre soft e hard skills

Além das diferenças básicas entre soft e hard skills, outros aspectos distinguem cada tipo de competência, veja só!

Avaliação

Mensurar esses conjuntos de habilidades nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, as soft skills estão relacionadas a aptidões subjetivas, ligadas às características pessoais de cada indivíduo, que não podem ser simplesmente mensuradas via teste ou observação.

Isso não acontece com as hard skills: como estamos falando de habilidades técnicas, que podem ser comprovadas até mesmo por diplomas ou certificados, avaliar esses traços se torna mais fácil para o RH.

Aprendizado

Não existe uma única fórmula para capacitar pessoas em hard e soft skills. Pelo contrário, cada conjunto de habilidades tem seus próprios recursos e mecanismos para serem ensinadas e aprendidas.

No caso das hard skills, por exemplo, a aplicação de cursos técnicos, workshops e treinamentos pode ser o suficiente para passar determinado conhecimento a um profissional.

Não se pode dizer o mesmo, no entanto, sobre as soft skills. Essas habilidades interpessoais demandam tempo, disciplina e esforço de quem ensina e de quem aprende, pois exigem experiências e habilidades psicossociais mais complexas.

Importância

Se você tem uma empresa com 100 colaboradores, certamente não verá o mesmo conjunto de hard e soft skills nessas 100 pessoas, e o motivo é simples: cada cargo ou função demanda o domínio de habilidades específicas.

Quem trabalha em atendimento ao cliente, por exemplo, precisa da soft skill de inteligência emocional para exercer seu trabalho da melhor maneira possível.

O profissional de suporte, por sua vez, deve dominar certas habilidades técnicas (hard skills) para cumprir suas tarefas.

Em outras palavras, cada setor ou função tem seu próprio conjunto ideal de habilidades. Cabe aos especialistas em recursos humanos perceber quais são essas habilidades e quais candidatos devem ser delegados a essas funções.

Por que o profissional deve desenvolver soft e hard skills?

Embora cada conjunto de habilidades tenha suas próprias particularidades, uma coisa é certa: as soft e hard skills são complementares.

Na prática, isso significa que uma carreira de sucesso deve ser embasada tanto por conhecimentos interpessoais quanto por saberes técnicos.

Ou seja, as empresas, muitas vezes, dão preferência a profissionais que tenham não apenas capacitação técnica, mas também boa capacidade sociocomportamental.

Não basta ser graduado e colecionar diplomas de idiomas, cursos técnicos e pós-graduação: o profissional precisa demonstrar que sabe lidar com pressão, consegue resolver conflitos, convive bem com os colegas e é proativo, entre outros.

Os impactos das soft e hard skills para a empresa

Cada empresa tem papel fundamental no que diz respeito a soft e hard skills. Afinal, é preciso compreender quais habilidades a corporação procura em um profissional, como diagnosticá-las e como desenvolver essas características em seus colaboradores.

Não basta que o RH inicie o processo de recrutamento para uma vaga de contabilidade, por exemplo.

É necessário apontar que o profissional precisa de hard skills, como graduação ou curso técnico em Ciências Contábeis e conhecimentos de Excel, bem como soft skills, como perfil analítico, capacidade de organização, habilidade com números, e por aí vai.

Quanto mais detalhadas forem a vaga e as habilidades técnicas e comportamentais procuradas pelo recrutador, melhor para o candidato, o recrutador e, é claro, a empresa.

Desse modo, além de encontrar profissionais qualificados para o cargo em aberto, será possível recrutar trabalhadores que sejam mais alinhados à cultura organizacional da empresa.

Como mapear competências de soft e hard skills

Conhecer o que significa os conceitos de soft e hard skills é apenas o primeiro passo para otimizar os processos de seleção da sua empresa. Também é necessário saber mapear essas competências adequadamente para alcançar os objetivos almejados.

A boa notícia é que algumas etapas relativamente simples podem ser de grande utilidade nessa missão, confira!

Utilize um software de gestão de pessoas

A tecnologia pode ser uma grande aliada no recrutamento de profissionais com as soft e hard skills necessárias para a sua empresa.

Softwares de gestão de pessoas ou recursos humanos podem ser bastante úteis nesse sentido, pois auxiliam no acompanhamento e no desenvolvimento das habilidades da sua equipe.

Além disso, existem também aplicações de recrutamento capazes de filtrar os candidatos que atendam aos requisitos da vaga em aberto, possibilitando que o acompanhamento das habilidades seja feito de ponta a ponta.

Aplique metodologias para identificar as habilidades necessárias

Existem certas habilidades necessárias para o exercício de cada função, e conseguir identificar quais habilidades são essas pode poupar muito tempo e dinheiro para qualquer negócio.

Por isso, invista na aplicação de metodologias que possibilitem a identificação dos níveis e exigências específicas de cada cargo, setor ou função. Assim ficará mais fácil recrutar ou promover profissionais mais adequados aos requisitos básicos.

Realize avaliações de desempenho periódicas

Se a sua empresa dispõe das melhores ferramentas e metodologias para identificar e recrutar soft e hard skills, mas não tem como mensurar essas habilidades, todo o investimento no recrutamento pode ir por água abaixo

Isso significa que é essencial realizar avaliações de desempenho periodicamente para acompanhar se a equipe está atuando conforme suas habilidades, quais características precisam ser trabalhadas e como promover o desenvolvimento de novas habilidades.

Como desenvolver soft e hard skills na sua empresa

Por mais minucioso que seja o trabalho de recrutamento da sua empresa, o bom profissional nunca deve se dar por satisfeito em relação a sua formação: é preciso sempre investir em atualização e capacitação para se destacar no mercado.

Nesse sentido, algumas práticas relativamente simples podem se transformar em grandes ferramentas para desenvolver soft e hard skills entre os profissionais da sua empresa, confira!

Promova capacitação

Mesmo o profissional que já chegou “pronto” para uma empresa pode aprimorar suas habilidades ou aprender coisas novas, o que deixa uma boa margem para quem deseja desenvolver novas habilidades técnicas e sociocomportamentais.

Por isso, a empresa deve investir em treinamentos, cursos, palestras e workshops para fortalecer aprendizados específicos, atualizar conceitos e desenvolver novas aptidões entre seus colaboradores.

Valorize a busca por formações e especializações

O seu funcionário tem um ambiente produtivo saudável e favorável ao crescimento? Incentivar a equipe a buscar novas soft e hard skills por meio de formações e especializações pode fazer a diferença no seu negócio.

A empresa que quer crescer de maneira saudável precisa incentivar seu time a buscar o crescimento profissional e a evolução na carreira, seja com cursos de idiomas, intercâmbios, participação em congressos ou cursos de graduação e pós-graduação.

Assim, ganha o profissional, que se torna cada vez mais capacitado, e ganha a empresa, que pode contar com um time altamente qualificado para despontar no mercado.

Incentive o senso de colaboração

Você provavelmente já ouviu o ditado “duas cabeças pensam melhor que uma”, certo? Esse provérbio popular pode e deve ser aplicado no contexto das hard e soft skills.

Crie mecanismos para incentivar o senso de colaboração e a comunicação eficiente entre a sua equipe. Só assim seu time pode funcionar de forma plena, utilizando as melhores habilidades de cada indivíduo como uma grande máquina otimizada.

Estimule o time

Você conhece seus colaboradores e incentiva o time a sempre buscar o crescimento? Essas ações são indispensáveis para qualquer empresa que almeja melhores resultados.

É necessário identificar quais profissionais se destacam mais, são mais motivados, comprometidos e proativos. Desse modo, você poderá incentivar esses traços nos demais colaboradores e, assim, melhorar a qualidade do time como um todo.

Desenvolva uma cultura de feedback

Toda empresa de sucesso conta com uma cultura de feedbacks coletivos e individuais para avaliar e incentivar as soft e hard skills da equipe.

É por meio dessa comunicação frequente e da troca de conhecimentos que será possível identificar pontos fortes e fracos em cada colaborador e na equipe, oportunidades para crescimento e problemas a serem corrigidos.

Como avaliar soft e hard skills?

Assim como é imprescindível criar metodologias para identificar, recrutar e incentivar profissionais com determinadas soft e hard skills, é necessário utilizar uma metodologia adequada para avaliar essas habilidades na equipe.

Confira algumas dicas!

Mapeie habilidades

Quais são as habilidades técnicas e interpessoais que cada cargo ou função demanda na sua empresa? Mapear as competências ideais para cada cargo pode garantir grande vantagem na hora de recrutar ou promover profissionais.

A função demanda conhecimento em língua estrangeira, Excel ou algum software específico? O profissional vai trabalhar com o público e precisa de boa comunicação interpessoal? O cargo exige bom desempenho sob pressão ou respeito a prazos?

Realizar esse levantamento nas ações de recrutamento e de avaliação dos colaboradores que já fazem parte do seu time é fundamental para o sucesso do negócio.

Invista em processos seletivos

Não basta saber quais habilidades você procura em um colaborador: é necessário deixar claro quais são essas competências para filtrar os candidatos que realmente se encaixam nos requisitos desejados.

Tenha em mente o que você procura num colaborador ao avaliar os currículos e durante as entrevistas. Se possível, aplique testes que facilitem a identificação de caraterísticas subjetivas e o perfil comportamental de cada candidato.

No fim das contas, você pode realizar a contratação de profissionais capacitados, que possam agregar habilidades ao time, terão uma adaptação mais simples e poderão ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais!

Aposte no desenvolvimento interno

Você não precisa necessariamente abrir novos processos seletivos para encontrar profissionais com as soft e hard skills que a sua empresa precisa.

Muitas vezes, é possível encontrar pessoas com essas características que já fazem parte do seu quadro de funcionários.

Avalie quais competências técnicas ou comportamentais precisam ser desenvolvidas no seu time e quais as demandas específicas para cargos, funções ou oportunidades em aberto. Depois, compare essas habilidades almejadas às habilidades da sua equipe.

Se você não encontrar nenhum profissional com os traços que você procura, pelo menos saberá quais aptidões precisam ser desenvolvidas na equipe que já faz parte da sua empresa.


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