Na imagem podemos ver um equipe de cinco pessoas, sendo três mulheres e dois homens. Todos estão sorrindo e reunidos em volta de um notebook

Time de Produto: como transformá-lo em um time ágil?

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Escalar um bom time de produto não se resume a contratar um gerente de produto qualificado. Uma estrutura de trabalho bem-feita é essencial para o sucesso da empreitada!

Quanto mais a equipe de produtos cresce, maior o desafio para o gestor. Afinal, como integrar e motivar profissionais simultaneamente qualificados e diversificados, com personalidades muito diferentes?

Ou, ainda, como extrair o melhor da sua equipe para garantir uma performance de excelência nos projetos desenvolvidos?

Várias etapas são indispensáveis para assegurar o melhor desempenho dos colaboradores e, consequentemente, da empresa.

É necessário considerar o panorama geral da organização, montar um planejamento de acordo com o plano de negócios e contratar uma equipe multidisciplinar, que consiga manter interações eficientes e produtivas, entre outros.

Como você deve ter notado, esse planejamento é um trabalho árduo — mas, sem dúvidas, indispensável para a empresa que deseja criar valor para o cliente, reduzir custos, otimizar o uso de recursos e, é claro, aumentar o ROI.

Neste artigo, você encontra informações essenciais para estruturar a equipe de produto ideal e dicas para implementar mudanças no dia a dia da sua empresa. Veja mais!

Neste artigo, você vai conferir:

Time de produto**: entenda a definição de papéis e ritos na metodologia ágil**

A era digital e as novas tecnologias têm forçado as empresas e os gestores a se reinventarem em nome da agilidade e da produtividade.

O cliente hoje tem à disposição uma infinidade de opções no mercado, e apenas a corporação que se destaca nesse cenário tão competitivo consegue alcançar os melhores resultados.

Para isso, a empresa deve contar com uma equipe eficiente, que não perde tempo em tarefas ou interações desnecessárias, com colaboradores que não demandam microgerenciamento e assumem maiores parcelas de responsabilidade.

O que faz um bom time de produto são conceitos que coincidem com a proposta de cultura ágil: ou seja, a capacidade que essa equipe tem de integrar esforços e entregar o máximo de eficiência possível.

Em outras palavras, contar com um bom time de produto é apenas o primeiro passo em busca da excelência. É crucial que esse time disponha de métodos ágeis de trabalho para ajudar a sua empresa a assumir uma posição de destaque no mercado.

Assim sendo, a equipe de produto ideal deve combinar esforços multidisciplinares para chegar ao objetivo comum da empresa: encantar seus clientes.

Como o nome sugere, quando falamos em equipe de produto, estamos nos referindo a um grupo de pessoas cujas funções são relativas a projetos e produtos que chegarão ao consumidor em sua última etapa.

Alguns papéis são indispensáveis nesse formato ágil de trabalho, como o Project Manager, o Product Manager, o Product Owner, o Scrum Master, o Product Marketing Manager, o Product Designer e o Software Engineer.

Isto é, uma equipe com profissionais de diferentes áreas, que concentra seus esforços em uma única meta: entregar o melhor resultado final possível.

Quais são os papéis do time de produto?

Na imagem podemos ver um equipe de cinco pessoas, sendo três mulheres e dois homens. Todos estão sorrindo e reunidos em volta de um notebook.

Fonte: Freepik

Para entender o que o time de produto faz, é essencial que tanto o gestor quanto os membros desse time compreendam quais papéis existem nesse formato de equipe.

Só assim será possível encontrar a melhor forma de integração entre as diferentes áreas de atuação para manter um fluxo de trabalho simultaneamente ágil e eficiente.

Uma boa dica é imaginar o time como uma corrente. Separados, os elos não têm a melhor funcionalidade possível, mas quando um elo se conecta ao outro, é possível formar uma corrente que suporta grandes pesos.

Quer saber quais são os papéis mais importantes para montar a equipe ideal? Confira a seguir algumas das principais atuações!

Project Manager

O Project Manager, ou gerente de projeto, é um dos personagens mais valiosos em qualquer equipe de produto, pois seu trabalho é basicamente se certificar de que o cronograma do projeto será cumprido dentro dos padrões de qualidade desejados.

Na prática, isso significa que o Project Manager é o personagem responsável por identificar e eliminar impedimentos ou falhas que possam colocar a excelência e/ou eficiência do projeto em risco.

Ao mesmo tempo, este personagem da equipe deve se preocupar em entregar o máximo de valor possível para o cliente.

Ou seja, é o Project Manager que combina o cumprimento do cronograma à criação de valor para o cliente: quanto mais apurado for esse equilíbrio, melhor o resultado final para a empresa, os colaboradores e o consumidor.

Product Manager

O Product Manager, ou gerente de produto, muitas vezes também assume o papel de Project Manager — mas não se confunda, pois estamos falando de funções diferentes.

Enquanto o compromisso do Project Manager é com o cronograma e a qualidade do resultado final, é o Product Manager que vai agir como guardião da proposta do produto.

Isto é, será o Product Manager o responsável por assegurar que todos os profissionais envolvidos no projeto estejam devidamente alinhados com a visão do produto, incluindo outros integrantes da equipe, fornecedores, parceiros, gestores e até CEO.

Este personagem passa a maior parte do tempo se reunindo com integrantes de diversas áreas para discutir prioridades, metas e problemas, bem como analisando dados que possam indicar oportunidades de melhoria.

Product Owner

Por muito tempo, as funções de Product Owner e Product Manager foram confundidas, mas existem ligeiras diferenças entre os dois cargos e suas responsabilidades.

Enquanto o Product Manager assume um papel mais administrativo, voltado à gestão, o Product Owner é o personagem que assume a responsabilidade de maximizar o valor do produto a partir do operacional.

Entre suas funções, estão o levantamento de requisitos junto às partes interessadas, análise de dados sobre a experiência do usuário final e o gerenciamento de pedidos em espera, entre outros.

No entanto, como muitas vezes o gerencial e o operacional andam de mãos dadas, o Product Owner pode exercer o papel de Product Manager, a depender da empresa.

Scrum Master

O Scrum Master é o integrante do time de produto que atua como um guardião da cultura ágil, certificando-se de que eventuais impedimentos que possam culminar no atraso do projeto sejam devidamente resolvidos.

Sua tarefa é agir como um facilitador que encontra soluções para possibilitar o máximo de agilidade possível ao projeto, sem detrimento da qualidade final.

Product Marketing Manager

O trabalho do Product Marketing Manager é assegurar se as condições de venda estão alinhadas com o produto.

Isso quer dizer que esse profissional avalia se o preço e a praça de venda estão adequados, orienta táticas para aquisição de clientes e alinha estratégias de marketing e promoção para o produto em questão.

É também o Product Marketing Manager o profissional que orienta os times internos e externos da empresa a respeito de novas versões e eventuais novidades relativas ao produto.

Product Designer

Um dos integrantes mais essenciais de um bom time de produto é o Product Designer, também conhecido como UX/UI Designer.

Esse protagonismo é devido à ampla atuação desse profissional, em pelo menos cinco etapas ao longo do desenvolvimento do produto: compreensão, ideação, definição, prototipação e validação.

Em outras palavras, o Product Designer atua desde a etapa de discovery, que descobre as necessidades e carências do usuário, até a aprovação das ideias que serão aplicadas para satisfazer essas necessidades em parceria com a equipe de engenharia.

O profissional vai se certificar de que o produto seja de fácil navegação, agradável aos olhos e amigável para o usuário. Isto é, o foco de todos os seus esforços é sempre o usuário.

Dessa forma, o Product Designer ajuda a evitar desperdício de tempo e recursos que se façam necessários para gerar o máximo de valor possível para o cliente.

Software Engineer

Também chamado de programador ou “engenheiro de software”, o Software Engineer é o integrante do time de produto que trabalha na transformação das ideias geradas no decorrer do projeto em recursos reais.

Se estivéssemos falando de edifícios, o Software Engineer seria o construtor, quem põe a mão na massa, literalmente, a fim de possibilitar que o projeto culmine em um produto finalizado, capaz de cumprir suas funções de maneira eficiente.

Por essas e outras, o Software Engineer precisa estar em constante contato com outros membros da equipe: só assim será possível antecipar as necessidades e expectativas do cliente, além de propor soluções realistas para eventuais problemas.

Como estruturar um time de produto?

Encontrar a melhor maneira para montar um time de produto é o mesmo que garantir a aplicabilidade de recursos mais vantajosa para clientes e para a própria empresa.

Um método eficiente para isso é designar um Product Manager por produto em desenvolvimento: esse profissional estará responsável pelos aspectos estratégicos do produto, ou seja, será o supervisor do desenvolvimento.

Depois de apontar quem será o gerente de produto, é a hora de definir qual a autonomia que esse profissional terá, bem como seu superior direto. Será um diretor de produto? O diretor de marketing? Um vice-presidente de produto?

Além disso, será necessário definir quantos programadores e designers estarão atribuídos a cada gerente: quantos integrantes devem ser aplicados para chegar ao melhor resultado possível?

A depender do tamanho do projeto, também é possível estruturar o time a partir de um Product Manager por área de atuação.

Isto é, um gerente de produto dedicado à análise de mercado, outro gerente de produto responsável pela alocação de recursos, e por aí vai.

Por fim, a empresa ainda pode contar com uma equipe de produto multidisciplinar e versátil, formada por Software Engineers e Product Owners que possam desenvolver recursos capazes de atender a vários produtos simultaneamente.

A melhor estratégia de estruturação da equipe vai depender do porte e do ramo de atuação da empresa, além do produto desenvolvido e outras particularidades.

Quais são os ritos que podem ser aplicados ao time de produto?

As empresas que adotam uma cultura ágil de trabalho podem aplicar alguns ritos capazes de alinhar e orientar o time de produto a respeito do projeto em desenvolvimento.

Essas metodologias possibilitam que o produto não se distancie da estratégia do negócio e, assim, crie ainda mais valor para o cliente.

Confira alguns exemplos!

Grooming de Produto

O refinamento ou grooming de produto consiste em adequar os itens do backlog, ou seja, a “lista de espera” da empresa, em relação ao plano de negócios.

É nesta etapa que o Product Owner apresenta suas propostas para maximizar o valor do produto e discute soluções criativas para problemas.

Do mesmo modo, é durante o grooming de produto que esses problemas serão analisados sob a perspectiva do negócio e do usuário final, especialmente a partir de um trabalho em conjunto entre Software Engineer e Product Designer.

Grooming Técnico

Durante a etapa de grooming técnico, o Product Owner vai apresentar ao time de produto problemas de ordem técnica e sugestões para o desenvolvimento do produto, alinhando as propostas à perspectiva dos engenheiros e designers.

Este rito é considerado indispensável, pois garante uma abordagem mais assertiva no planejamento de sprint e já coloca os engenheiros a par da situação, otimizando o uso do tempo da equipe.

O grooming técnico pode ser aplicado em diversas áreas pelo Scrum, assim como outros ritos, incluindo planning, daily scrum, review e retrospectiva.

Planning

No rito de planning, o Product Owner apresenta as tarefas planejadas conforme as prioridades do backlog para serem aplicadas no próximo ciclo de desenvolvimento ou sprint.

Essas tarefas passaram pelos processos de grooming e chegam à etapa de planning, para que o time tome conhecimento sobre as próximas ações e defina estimativas de tempo e custo para sua execução.

Depois de definidas as estimativas, são apontados os itens que farão parte do próximo ciclo de desenvolvimento, conforme a disponibilidade da equipe.

Daily Scrum

O rito de daily scrum possibilita que o time de produto faça um acompanhamento diário das ações da equipe.

Nesta etapa, todos os integrantes do time participam de uma breve reunião, com duração máxima de 15 minutos, para se informar sobre as ações do dia anterior e identificar eventuais falhas e/ou impedimentos para orientar o trabalho que será feito naquele dia.

A partir de perguntas como “o que você fez ontem”, “o que você vai fazer hoje” e “houve algum impedimento no seu fluxo de trabalho”, é possível obter um panorama geral da evolução da sprint e traçar novos planos de ação que se façam necessários.

Review

Após a finalização da sprint, a equipe apresenta as tarefas entregues e as metas concluídas durante o processo de review.

O gestor ou o cliente avalia as entregas e as valida (ou não) de acordo com o que havia sido definido na sprint: o objetivo aqui é certificar-se de que o time alcançou as metas almejadas e, se necessário, alinhar a equipe ao produto em desenvolvimento.

Retrospectiva

Durante a retrospectiva, o time de produto vai ponderar sobre os pontos positivos e negativos a respeito da sprint para orientar o que deve ser mantido e o que deve ser evitado nas próximas etapas.

Este rito é considerado um momento de “respiro” para a equipe, que pode ter mais liberdade para falar sobre problemas que atrapalharam o andamento do trabalho ou sugerir mudanças que possam beneficiar o projeto como um todo.

Quando é hora de escalar os times de produto?

Alguns marcos atingidos ou não pela sua empresa podem indicar o melhor momento para escalar o seu time de produto.

Em geral, as empresas são criadas para solucionar um problema ou atender a uma necessidade do mercado.

Quando esse objetivo é alcançado e a sua empresa encontra o product market fit, é necessário repensar a estratégia para que o produto continue a ser impulsionado no mercado ou para que a sua empresa desenvolva novos produtos.

Em outras palavras, é hora de acionar a equipe de produto.

O mesmo acontece se a sua empresa cresceu e você não tem mais como gerenciar a eficácia do produto diretamente: nada melhor que um Product Manager dedicado a essa tarefa para que você possa centrar seus esforços em outras estratégias.

Seu produto está entrando em uma etapa de crescimento ou foi adicionado a uma nova plataforma? Estruture uma equipe de produto para tomar a frente do projeto.

Cada empresa tem suas próprias necessidades e particularidades, e o momento exato para escalar sua equipe de produto vai depender diretamente da estratégia escolhida.

Como definir OKRs para o time de produto?

Você fez o seu planejamento e escalou uma equipe de produto com especialistas de diversas áreas. E agora, como mensurar a qualidade de um time?

O conceito de Objectives and Key Results, ou OKRs, pode ser a resposta para essa pergunta!

Trata-se de um método que define metas mensuráveis para avaliar o alinhamento e o engajamento da equipe escalada, cujos resultados orientam onde essa equipe deve focar seus esforços.

O gestor pode utilizar a receita, a margem de lucro, os índices de abandono de clientes ou até mesmo a porcentagem de market share para mensurar o desempenho de seu time.

Nenhuma métrica, porém, será tão eficiente para orientar as estratégias e o desempenho da equipe como o propósito de conquistar e encantar os clientes.

Defina metas para a equipe de produto com objetivos claros e prazo definido para seu cumprimento.

A partir daí, os próprios profissionais, de acordo com seus métodos ágeis, podem propor as métricas mais eficientes e os Key Results mais indicados para mensurá-las.

Em vez de apontar projetos a serem executados pelo time, apresente à equipe problemas ou falhas que podem desacelerar o sucesso da empreitada e demandam soluções criativas.


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