Uma profissional da saúde vestida com EPI analisando vários monitores em uma sala

Transformação digital para saúde: gestão digital para hospitais

Squadra
em

A transformação digital para saúde promove uma profunda mudança estrutural em hospitais e empresas do setor, utilizando a tecnologia como atalho para serviços mais eficientes e com mais qualidade.

Tão importante quanto cuidar de cada paciente é assegurar que o hospital utilize os recursos e profissionais multidisciplinares da maneira mais adequada para operar com máxima eficiência, sem falhas.

Especialmente após a pandemia de Covid-19, a tecnologia deu mostras de que veio para ficar na realidade hospitalar brasileira.

Uma profissional da saúde vestida com EPI analisando vários monitores em uma sala

Fonte: Unsplash l Imagem:@haloirwan

Recursos até então impensáveis (ou ainda não colocados em prática), como telemedicina, prontuário eletrônico e receita digital, passaram a fazer parte da realidade do brasileiro, colocando hospitais e instituições do setor hospitalar em uma situação inédita.

A maioria das instituições de saúde do Brasil ainda são digitalmente imaturas, o que significa que implementar a transformação digital no setor da saúde tem desafios e objetivos específicos, veja só!

O que é transformação digital na saúde?

O termo transformação digital para saúde se refere ao surgimento de tecnologias inovadoras que podem ser incorporadas nos setores de promoção à saúde e assistência médica.

Em outras palavras, trata-se de inovações tecnológicas com potencial para solucionar problemas enfrentados cotidianamente por instituições de saúde, como laboratórios, hospitais, clínicas, consultórios, entre outras.

Ou seja, a telemedicina, recursos de gestão de Big Data, prontuário eletrônico, sistemas de gestão hospitalar e receitas digitais estão entre alguns exemplos do que essa transformação digital pode trazer ao setor da saúde.

A importância da transformação digital na saúde

Especialmente desde a virada do século XXI, a tecnologia tem se tornado cada vez mais próxima e importante das pessoas.

Hoje, um indivíduo consegue fazer extensas transações comerciais e burocráticas, por exemplo, sem sequer interagir com outra pessoa, como um representante de vendas. Isto é, tudo é feito de forma digital.

Com a transformação digital para saúde não é diferente: os recursos tecnológicos podem ser aplicados para otimizar a eficiência operacional de cada hospital ou instituição de saúde.

Isso acontece por meio da desburocratização e simplificação dos processos, tornando o desempenho melhor para todos, incluindo médicos, enfermeiras, funcionários administrativos e, sobretudo, pacientes.

A tecnologia possibilita a coleta e análise de dados estratégicos, disponibiliza novas ferramentas de gestão, otimiza a segurança de processos e procedimentos, entre muitas outras melhorias que podem ser percebidas no dia a dia de trabalho.

Para que isso aconteça, no entanto, é necessário que haja uma transformação em toda a estrutura organizacional da instituição, resultando em processos mais simples, ágeis e desburocratizados.

Afinal, não basta oferecer agendamento online se as etapas seguintes na jornada do paciente são pouco eficientes.


Quando cada cliente passa horas esperando na recepção, assinando documentos e aguardando atendimento para voltar para casa com uma receita quase ilegível em papel, os benefícios do agendamento online se tornam quase imperceptíveis.

Assim, não se trata apenas de promover a automação de processos, mas uma mudança na filosofia de trabalho, que culmina na implementação de uma cultura inovadora de ponta a ponta no hospital ou na empresa.

Quais benefícios a tecnologia traz para a saúde?

A transformação digital para saúde utiliza a automação de processos para conferir mais agilidade aos processos hospitalares, otimizando o atendimento e ganhando economia de escala.

Por meio do investimento em inovações digitais e ferramentas de gestão integrada, os benefícios se estendem a diferentes setores, atendendo a toda a complexidade dos processos dos hospitais.

Confira os principais benefícios por trás da aplicação da tecnologia na saúde!

Redução de custos

Um dos principais reflexos da transformação digital para saúde é a redução dos custos operacionais das instituições de saúde que aderem a novas tecnologias e automações nos processos diários.

O simples fato de possibilitar que um paciente acesse seus resultados de exames por um sistema digital faz com que o hospital economize na impressão de documentos e chapas de raio-x.

Além disso, sistemas automatizados são menos suscetíveis a erros, eliminando a necessidade de retrabalhos e o risco de problemas ao paciente ou ao hospital.

E a economia não fica limitada à instituição de saúde: o paciente não precisa se deslocar até o hospital para receber seus resultados, eliminando custos com transporte, por exemplo.

Otimização do tempo

Processos automatizados são executados com maior agilidade, fazendo com que a equipe consiga empregar seu tempo de trabalho em tarefas mais complexas e estratégicas.

Desse modo, as tarefas manuais, que apesar de serem de baixa complexidade demandam muito tempo para serem executadas, serão concluídas por meio da automação, num intervalo muito menor.

Quando uma clínica tem os dados de seus pacientes armazenados em um sistema eletrônico, não é necessário preencher formulários com as mesmas informações sempre que o paciente der entrada na clínica.

No fim das contas, o atendimento fica mais ágil, economizando tempo dos funcionários e dos próprios pacientes.

Integração de dados

Um dos benefícios mais significativos da transformação digital para saúde é a possibilidade de integração de dados de cada paciente em um prontuário eletrônico.

Um único documento consegue armazenar dados pessoais da recepção, histórico médico, resultados dos exames realizados em laboratório, autorizações no sistema do plano de saúde e até as receitas emitidas para aquele paciente.

O profissional que acessar aquele prontuário terá acesso aos dados compilados de diferentes sistemas (do plano de saúde, do laboratório, da clínica de raio-x e até do setor financeiro) na palma da mão, tornando o atendimento mais rápido e eficiente.

Mais produtividade

Se um pintor tentar limpar tinta a óleo de suas mãos com água, vai demorar horas para chegar ao seu objetivo e provavelmente ainda vai ficar sujo em alguns pontos. Um pano com aguarrás faria o trabalho em muito menos tempo e de maneira muito mais satisfatória.

Esse exemplo simples ajuda a compreender outro benefício da transformação digital para saúde: com as ferramentas certas, é possível produzir muito mais em muito menos tempo.

Dessa forma, um médico consegue atender muitos mais pacientes em um plantão por meio da telemedicina do que em um atendimento presencial.

Afinal, não é necessário higienizar o consultório, fazer cadastro na recepção e receber o paciente in loco para oferecer diagnóstico: tudo é feito digitalmente, com muito mais eficiência.

O resultado é mais tempo hábil para que o médico consiga atender mais pacientes durante seu expediente de serviço.

Mais autonomia para pacientes

A transformação digital para saúde promove um efeito cascata de melhorias que chega até o paciente, sobretudo em termos de eficiência e autonomia.

Via tecnologia, uma pessoa consegue marcar um exame ou consulta pela internet, a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo nos fins de semana e feriados.

Além de ganhar comodidade para fazer agendamentos conforme sua disponibilidade, o paciente também deixa de ocupar uma atendente humana, que pode, por sua vez, dedicar seu tempo de trabalho a outras atividades.

O mesmo acontece depois do atendimento: o paciente não precisa voltar ao hospital para conferir seus resultados, basta acessar o portal do cliente para conferir exames, laudos e outras informações.

Tecnologia como atalho para a transformação digital na saúde

Especialmente depois da pandemia de Covid-19, a transformação digital para saúde já é uma realidade para clínicas, hospitais, consultórios e outras instituições de saúde.

A tecnologia tem sido utilizada para melhorar a gestão dos processos e otimizar a jornada do paciente e dos profissionais da área.

Confira alguns exemplos cada vez mais populares no setor!

Telemedicina

Por meio da tecnologia, médicos conseguem coletar informações de outros médicos e até mesmo atender seus pacientes à distância.

O profissional pode emitir relatórios, consultar outros especialistas, prescrever receitas e solicitar exames pela internet antes de bater o martelo sobre o diagnóstico.

Essa solução foi amplamente utilizada no decorrer da pandemia e agora surge como uma excelente alternativa para levar atendimento médico além das barreiras geográficas, para comunidades até então sem acesso à assistência médica.

Prontuário eletrônico

A transformação digital para saúde também tem popularizado o prontuário eletrônico, que reúne todas as informações do paciente em um único sistema.

Com um clique o médico é capaz de descobrir se aquela pessoa já passou por cirurgias, quais foram as consultas anteriores, que medicamentos o paciente utiliza e até quais vacinas já tomou, entre outras informações que podem nortear o tratamento.

O acesso rápido a essas informações possibilita diagnósticos mais precisos e tratamentos mais ágeis, com ganhos para todas as partes.

Receita digital

A receita digital é um recurso crucial para pessoas que não podem sair de casa, têm dificuldade de locomoção ou tiveram acesso a teleconsultas, por exemplo.

Os médicos usam um sistema para prescrever medicamentos e assinam a receita com um certificado digital. O profissional consegue até acessar bancos de dados com medicamentos e soluções de saúde para captar informações pertinentes.

Em seguida, o paciente, que recebe a receita via SMS, WhatsApp ou e-mail, só precisa apresentar o documento na farmácia para adquirir o medicamento necessário.

Automação hospitalar

A transformação digital para saúde via automação hospitalar é essencial para otimizar a gestão de processos.

Por meio da tecnologia, a equipe consegue simplificar tarefas cotidianas que não são muito complexas, mas exigem muito tempo, incluindo autorização de exames, liberação de medicamentos, admissão e alta de pacientes, gestão de internações, e por aí vai.

Big Data

Hoje em dia, as instituições de saúde precisam lidar com um volume cada vez maior de dados diversos e em velocidade máxima, o que pode colocar sistemas em apuros sem a gestão adequada.

O Big Data aplicado como transformação digital para saúde pode tratar da análise desse grande volume de dados para oferecer insights valiosos a respeito dos pacientes e dos processos da instituição.

Assim, é possível prever o risco de determinadas doenças a partir de dados genéticos e do histórico de cada paciente.

Mais que isso, o Big Data possibilita que a instituição faça uma gestão de estoque de insumos mais eficiente, até mesmo com previsões de quando cada insumo deverá se esgotar ou perder a validade para orientar o setor de compras.

Como implementar a transformação digital para saúde

Ao contrário do que muita gente pensa, a transformação digital para saúde não se resume a automatizar processos. Essa é apenas uma das etapas na jornada de otimização da cultura organizacional da instituição.

Confira como implementar soluções tecnológicas no dia a dia de um hospital!

Investimento massivo na automação

Atividades manuais e processos analógicos não têm espaço em uma cultura digital. Quanto mais automatizados forem os processos, mais positiva deve ser a jornada do paciente.

Por isso, é indispensável investir na automação do máximo de processos possível para utilizar seus indicadores em nome da otimização do atendimento.

Cultura organizacional

Um hospital com recursos tecnológicos de última geração e cultura organizacional engessada, burocrática e conservadora é como um mergulhador que tenta utilizar um isqueiro embaixo d’água.

Isto é, a ferramenta mais moderna possível pode se tornar completamente inútil se o ambiente não for favorável ao seu uso.

De nada vale contar com os recursos mais modernos se a equipe não adota um olhar amplo, capaz de aplicar a tecnologia para otimizar processos, eliminar gargalos, entregar resultados e, sobretudo, melhorar o atendimento aos pacientes.

Indicadores de desempenho

Os processos mais eficientes são aqueles que possibilitam melhorias contínuas, e isso só é possível mediante indicadores de desempenho.

Afinal, uma pessoa não tem como afirmar que um processo melhorou se não souber como aquele processo era executado antes.

Por isso, é importante construir uma cultura de análise de dados, com fácil acesso a informações estratégicas, para que as vantagens dos processos otimizados cheguem, de fato, a quem interessa, como os médicos, pacientes e funcionários.

Por que investir na transformação digital para saúde**?**

A transformação digital para saúde já é uma verdade absoluta e pode ser percebida em diferentes esferas dentro do contexto hospitalar, desde marcações de consultas online a análise em tempo real dos dados dos pacientes.

Levar uma instituição de saúde ao contexto de maturidade digital e processos otimizados, no entanto, é um trabalho árduo, contínuo e multidisciplinar, que demanda know-how e gerenciamento eficaz para se traduzir em melhorias palpáveis.

Mais que isso: sem promover a transformação digital, hospitais, clínicas e consultórios vão perder vantagem competitiva e, consequentemente, perder pacientes para instituições que já oferecem essas otimizações e comodidades.

Entre em contato com um de nossos consultores para encontrar soluções tecnológicas personalizadas para o seu hospital, como recursos de telemedicina, prontuário eletrônico, gestão de Big Data e automação de processos.

Nosso time é especializado no desenvolvimento de soluções digitais e plataformas de gerenciamento sob medida, capazes de tornar o fluxo de trabalho mais eficiente e render muitas melhorias à sua empresa.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa