Dois monitores exibindo código de programação em uma sala escura

Tudo o que precisa saber sobre a implementação da API em sua empresa

Squadra
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O sucesso no mundo corporativo contemporâneo está diretamente conectado à integração de pessoas, processos e dados, e a API pode ser muito útil nesse sentido.

Essas ferramentas digitais possibilitam uma grande economia de tempo e dinheiro em diversos processos operacionais dentro de uma empresa, não importa sua área de atuação ou o tamanho da corporação.

Entre os reflexos mais evidentes desse moderno mecanismo que tem cada vez mais importância no mundo atual estão melhorias diretas na comunicação interna e externa, no controle de documentação e compliance, na gestão de processos e na automação.

Como deu para perceber, implementar essa inovação em uma empresa pode representar grandes ganhos para qualquer negócio, mas para tirar o melhor proveito possível dessa solução tecnológica é necessário seguir alguns passos.

Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre APIs e como garantir uma implementação eficiente no seu negócio, confira!

O que é API**?**

A sigla API significa Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação, em português.

Essa ferramenta possibilita que duas aplicações distintas “conversem”, viabilizando a integração de diferentes sistemas ou plataformas.

Desse modo, é possível que sites, softwares, aplicativos ou outros programas interajam entre si para oferecer novas funções ou serviços utilizando os recursos de cada uma das aplicações que está “dialogando” via API.

De maneira resumida, uma API é uma interface que segue a um conjunto de padrões e oferece a programadores métodos para o desenvolvimento de soluções, como softwares e aplicativos, capazes de se comunicar internamente.

Quais as funções de uma API**?**

A principal função de uma API é garantir que um sistema ou uma plataforma não esteja isolado do restante do conteúdo disponível, seja no ambiente interno de uma empresa ou em um cenário mais amplo, como a internet.

É por meio dessa ferramenta que é possível utilizar recursos do Google Maps dentro de outro site, vincular sistemas de pagamento a serviços de envio de e-mail ou integrar planilhas do Excel a outros tipos de programa.

É também via Interface de Programação de Aplicações que é possível fazer login em um site de e-commerce, por exemplo, utilizando dados de acesso a redes sociais, como Facebook e Twitter.

Como as APIs conseguem integrar sistemas distintos, possibilitam que a empresa mantenha-se sempre conectada e funcionando com o máximo de seu potencial.

Dois monitores exibindo código de programação em uma sala escura

Imagem: unsplash l Autor: euwars

Por que investir em API****s

Investir em APIs pode não ser a maneira mais rápida de automatizar processos, mas certamente o esforço vale o resultado.

Essas ferramentas garantem a plena integração de uma empresa nos âmbitos interno e externo, podendo ser aplicadas em diferentes áreas de uma organização.

Desse modo, é possível eliminar processos manuais repetitivos por meio da automação, potencializando a produtividade do time, reduzindo custos operacionais e gerando modelos de negócio cada vez mais inteligentes.

Como escolher a plataforma de integração e API****s para e-commerce?

Como as APIs operam a partir de um gatilho (o final de uma ação dispara o começo de outra), essa ferramenta pode ser muito útil para sites de comércio eletrônico, também conhecidos como e-commerce.

Caso um cliente abandone um carrinho antes de concluir a compra, uma integração via API pode disparar automaticamente um e-mail para orientar o cliente ou apontar motivos para a finalização da compra.

Hoje em dia, o mercado oferece diversas soluções de Interface de Programação de Aplicações para e-commerce, como APIs de comparação de preço, informações sobre produtos, aprovação social, logística e antifraude.

Com tantas alternativas à disposição das empresas, é importante avaliar alguns critérios antes de escolher a plataforma de integração e APIs para e-commerce, e a orientação de especialistas, como os consultores da Squadra Tecnologia, pode ser de grande serventia.

Antes de mais nada, é importante escolher uma plataforma que possibilite a gestão dos recursos de maneira simples, fácil de usar. Afinal, a ideia é facilitar o trabalho da equipe, e não dificultar.

Vale a pena investir em uma plataforma com painel de informações que pode ser interpretado de maneira intuitiva, capaz de apresentar os dados mais estratégicos de forma eficiente.

Além disso, pode ser vantajoso escolher um sistema que garanta autonomia para a sua equipe definir as configurações mais importantes, sem a necessidade de suporte de um especialista em Tecnologia da Informação.

Dessa forma, será mais fácil criar vitrines virtuais, desenvolver campanhas personalizadas para datas comemorativas e adequar a ferramenta de acordo com as necessidades reais da sua empresa.

Por fim, antes de contratar uma plataforma é imprescindível conferir se a ferramenta escolhida possibilita a geração de relatórios e dashboards completos e de acesso simplificado.

Um sistema capaz de gerar dados analíticos precisos pode ser essencial na hora de tomar decisões estratégicas para a empresa.

Conheça outros critérios e parâmetros que podem ajudar a implementar uma plataforma de integração e APIs para o seu e-commerce eficiente e com custo-benefício vantajoso!

Facilidade de uso

De nada vale uma plataforma cheia de recursos tecnológicos elaborados, que prometem mundos e fundos, mas que ninguém sabe utilizar.

Por isso, certifique-se de que sua empresa está escolhendo uma ferramenta de integração fácil de usar e que, assim, poderá ser utilizada pelo time sem complicar o dia a dia de trabalho.

Integração de canais

Um e-commerce de sucesso conta com um sistema omnichannel, capaz de gerar uma experiência do usuário coesa, consistente e sem falhas, mesmo que o cliente esteja se comunicando com a empresa por diferentes canais.

Nesse sentido, é importante selecionar uma plataforma de integração que possibilite a unificação de canais. Desse modo, você poderá se comunicar com os clientes de maneira eficiente via site, chat, Messenger, e-mail, SMS e qualquer outro canal disponível.

Integração com sistemas de pagamento

Em um mercado com clientes cada vez mais críticos e exigentes, contar com uma boa variedade de meios de pagamento pode ser vantajoso para um e-commerce.

Dessa forma, seu cliente poderá concluir suas compras de maneira segura e rápida, sem correr o risco de fraudes e, de preferência, com várias opções de pagamento à sua disposição, sem nem sair do site da sua empresa.

Possibilidade de personalização

Cada negócio tem suas próprias necessidades e oportunidades, e uma plataforma de integração eficiente deve possibilitar que a ferramenta seja personalizada conforme o que o seu negócio precisa.

Vale a pena investir em plataformas que oferecem a possibilidade de personalização, para que você possa deixar sua loja virtual do jeito que você precisa ou deseja, a fim de fisgar as melhores oportunidades de negócio.

Nesse sentido, têm vantagens os sistemas que permitem o desenvolvimento front end, que garante maior escalabilidade e assegura mais controle de customização sobre as funcionalidades da plataforma.

Capacidade de integração com outros recursos

Mesmo que você utilize uma plataforma coesa e completa, com grande oferta de recursos, não é aconselhável mantê-la isolada de outros recursos que existem no mercado.

Lembre-se de que a meta é contar com o máximo de funções para gerenciar os processos do seu e-commerce e invista em uma plataforma que ofereça a capacidade de integração com outros recursos.

No dia a dia de trabalho, contar com ferramentas logísticas, como CRM e ERP pode conferir grande vantagem ao seu negócio, sem que seja necessário focar no desenvolvimento interno de recursos.

A capacidade de integração com outros recursos e escalabilidade pode facilitar até mesmo o fechamento de parcerias para ampliar o leque de serviços oferecidos pela sua empresa.

Dessa forma, você poderá firmar acordos com empresas que oferecem diferentes meios de pagamento, gestão de redes sociais, ferramentas de busca e outros recursos que podem garantir maior competitividade ao seu comércio eletrônico.

Funcionalidades de marketing

Nenhum e-commerce está completo sem boas estratégias de marketing. Afinal, o que vai definir o sucesso da sua loja é garantir que ela seja fácil de encontrar e que ofereça motivos para o cliente sempre voltar.

Várias ferramentas disponíveis no mercado possibilitam fazer a otimização da página (SEO) para mecanismos de busca, como Google e Bing, diretamente do painel, além de oferecerem recursos para gestão de campanhas e ferramentas analíticas.

Conheça as necessidades do cliente

Imagina investir tempo e dinheiro para desenvolver uma plataforma robusta e, no fim do projeto, perceber que esse rebuscado sistema simplesmente não atende às necessidades do seu cliente.

Existem plataformas que possibilitam vendas omnichannel, via telefone, WhatsApp ou redes sociais, bem como sistemas que permitem o desenvolvimento de campanhas customizadas e diferenciadas para o usuário.

Benefícios de usar API no seu e-commerce

A esta altura, você já deve ter percebido que uma plataforma API pode representar inúmeras vantagens para empresas de e-commerce de todos os portes, certo?

A verdade é que essas ferramentas podem ser traduzidas em muitos benefícios em diferentes setores do negócio.

Confira os principais benefícios de usar Interface de Programação de Aplicações no seu e-commerce!

Experiência de compras personalizada

O cerne de todo comércio eletrônico deve ser oferecer uma experiência de compras positiva para os clientes. Só assim é possível conquistar e fidelizar os consumidores para que voltem a fazer negócio com a sua empresa.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e esperam uma experiência completa, com possibilidades omnichannel e interações de qualidade com a marca via aplicativo, site, chat e qualquer outra ferramenta disponível.

Uma plataforma API pode possibilitar a otimização da experiência de compras, garantindo que o cliente encontre tudo o que precisa para tomar a decisão de fazer a comprar e fechar negócio em um só lugar.

Desse modo, o site pode eliminar o preenchimento de formulários que já foram preenchidos em algum momento anterior e pula direto para a etapa de customização de serviços.

Um bom exemplo é o caso do Mercado Livre, uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, que tornou sua API pública em 2012.

Desde então, programadores já foram capazes de unificar diferentes sistemas de gestão e oferecer soluções que complementam a plataforma do Mercado Livre e tornam a experiência de compra ainda mais completa.

Cliente feliz significa mais conversões, fazendo com que a Interface de Programação de Aplicações atue como uma ponte no caminho para mais lucro.

Mais segurança

Você sabia que a API para e-commerce confere mais segurança aos dados da sua empresa e dos seus clientes?

Mesmo que a ferramenta seja utilizada para integrar dois softwares completamente distintos, a plataforma possibilita que se selecione quais informações podem ser compartilhadas entre as empresas.

Processos mais eficientes

Como é possível selecionar quais dados serão compartilhados, o fluxo de informação no sistema tende a ser muito menor, o que possibilita uma performance ainda melhor dos softwares.

Nesse sentido, a API garante melhor desempenho e turbina a dinamicidade do seu e-commerce, o que pode se traduzir em conversões mais rápidas.

Aumento de conversão

Agora, te convidamos para um pequeno exercício de imaginação: coloque-se no lugar de um cliente em potencial que acessa um site de comércio eletrônico.

Imagine que a página ou o aplicativo desse e-commerce trava muito e recarrega constantemente, gerando a necessidade de reinserir os dados que você já havia digitado.

No fim das contas, essa página pouco eficiente pode até mesmo te desincentivar a fechar a compra e te enviar para os braços abertos da concorrência, não é mesmo?

Como uma plataforma API consegue otimizar a experiência do usuário, o resultado é o aumento de conversões para o seu negócio.

Se a sua empresa souber utilizar os gatilhos certos, sua Interface de Programação de Aplicações pode ser um atalho para conquistar mais clientes e vendas.

Leia também: O QUE A API PODE MUDAR NOS PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DO MEU NEGÓCIO?

O que observar ao escolher uma empresa integradora?

Para escolher a melhor empresa integradora para a construção da API do seu e-commerce, é importante optar por um parceiro que tem domínio do tema e garante soluções devidamente atualizadas, incluindo suporte interativo.

Sua organização precisa lidar em conjunto com a empresa integradora para criar estratégias para superar a concorrência, ampliar vantagens competitivas, aproveitar oportunidades de negócio e melhorar a reputação da marca.

Procure empresas que oferecem soluções de integração personalizadas conforme a necessidade do seu negócio, capazes de oferecer continuamente serviços de qualidade.

Uma solução de Interface de Programação de Aplicações eficiente é aquela capaz de agregar tecnologia e inteligência ao seu negócio.


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