Foto de um caderno com desenhos de wireframes de interface e um iphone sobre uma mesa de madeira

UX: o óbvio precisa ser dito e também perguntado!

Tainã Sandins
em

Para desenvolver ou melhorar um produto ou serviço, é necessário pensar, em primeiro lugar, “para quem é esse produto?”. Ou seja, entender quem são as pessoas que podem usufruir do que você tem a oferecer. Conhecendo a fundo esses consumidores, é possível criar ou melhorar uma solução a ponto de torná-la a “solução ideal”.

Ahhh! Se a sua empresa fornecer às pessoas a “solução ideal”, o oceano azul começará ali: novos clientes chegando sem parar, clientes fidelizados e indicando o seu produto, e usuários pesquisando sobre sua marca. Tudo perfeito, o sonho de todas as empresas.

Mas como conhecer as pessoas e suas necessidades em um nível de profundidade que permita desenvolver a tal “solução ideal”?

A  resposta é meio óbvia: perguntando a elas o que elas necessitam e querem como “solução ideal”.

Foto de um caderno com desenhos de wireframes de interface e um iphone sobre uma mesa de madeira

Fonte: Pexels | Autor: picjumbo.com

Embora a resposta seja óbvia, a tarefa é árdua, e por esse motivo nós, profissionais de UX – User Experience existimos, principalmente os especialistas em pesquisa com usuários.

O foco dessa categoria é pensar o quê e como perguntar às pessoas o que elas querem, precisam e pensam, compilando esses dados em oportunidades de soluções humanizadas que podem ser utilizadas a favor das empresas, para gerar engajamento com seus produtos e serviços.

A importância da pesquisa com o usuário em UX

Para a pesquisa com foco no usuário, consideramos e aplicamos um conjunto de técnicas que buscam investigar em profundidade uma situação, problema ou assunto proposto.

Com o intuito de solucionar problemas, promover descobertas, validar informações, a  partir de dados humanizados baseados no que as pessoas falam, pensam e sentem em relação ao produto, serviço, marca, site, app ou outro serviço da sua empresa.

Para que isso aconteça e realmente se possa entender o usuário em profundidade, é necessário se esvaziar de certezas sobre o item “objeto” da pesquisa.

**É preciso deixar de pensar que isso ou aquilo “é óbvio” e realmente perguntar!
**

Antes de continuarmos, é de extrema importância entender que, ao se dispor a fazer uma pesquisa com o usuário, é necessário estar com 100% de disposição para ouvi-lo. Sim, perguntar o óbvio pode te surpreender. Mesmo receber respostas óbvias em determinados contextos pode  trazer uma grande riqueza de dados para sua pesquisa.

Mas é óbvio que não se deve apenas perguntar o óbvio, afinal de contas, como foi repetido aqui no texto, algumas vezes precisamos entender os usuários em profundidade.

Mas qual é a finalidade da pesquisa em UX?

Como dito, a pesquisa com usuário ajuda a entender melhor as pessoas, suas necessidades, desejos, objetivos, medos, sonhos e muito mais. Conhecer esses aspectos pode trazer diversos benefícios, entre os quais destacam-se os três abaixo:

Descobrir mais sobre seus clientes atuais e prospects

A partir da pesquisa você pode compreender as necessidades dos seus clientes e prospects, para isso, o designer UX utiliza metodologias específicas, como pesquisa de comportamento, entrevista e observação de grupos focais, testes de usabilidade e outros.

Personalize para se destacar no mercado e fidelizar clientes

Para fidelizar clientes e aumentar o potencial de rentabilidade do seu negócio, é necessário destacar-se dos demais, isso tanto em relação a um produto ou serviço diferenciado quanto à comunicação (Marketing). Sobre isso, os resultados de pesquisa vão te ajudar a entender no que realmente o seu público tem interesse e, consequentemente, desenvolver algo personalizado que vai gerar maior engajamento.

Desenvolvimento de interfaces de fácil usabilidade

Como o nome mesmo diz, “User Experience” é justamente sobre promover a melhor experiência do usuário e essa especialidade anda de braços dados com a sua irmã UI – User Interface. Utilizando pesquisa, é possível entender o comportamento do usuário nos meios digitais e fornecer dados para UI prototipar, priorizar e organizar uma interface de acordo com o que o usuário considera ideal.

A pesquisa com usuário em profundidade conduzida por um UX Designer é um processo diferenciado e fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, serviços, interfaces entre outros. Que esse artigo traga a você luz sobre a importância de conhecer seu usuário, e como isso pode te ajudar a aprimorar, expandir e diversificar o seu negócio.

Quer saber mais sobre UX e as inovações na experiência do usuário? Continue acompanhando nossos conteúdos no blog e nas redes sociais!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa