A imagem mostra uma mão branca em destaque, segurando uma caneta esferográfica e desenhando uma sequência de interface de celular

UX Research: o que é e qual sua importância para o dia a dia das empresas?

Alessandra Gomiero
em

Quando se trata de criar experiências incríveis e memoráveis para as pessoas, UX Research, ou pesquisa de experiência do usuário, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de projetos no dia a dia das empresas.

Buscar e entender as necessidades das pessoas para desenvolver produtos e serviços, significa criar soluções mais aderentes tanto do ponto de vista da experiência quanto de negócios. Como as pessoas interagem com seus produtos e serviços? O que funciona e o que não funciona para elas?

Neste artigo, vamos aprofundar um pouco no tema de UX Research. Entenda de vez o conceito, objetivos, como medir resultados, as vantagens da adoção e como elas podem alavancar seu negócio e sua organização de modo geral. Segue a leitura!

O que é UX Research?

A imagem mostra uma mão branca em destaque, segurando uma caneta esferográfica e desenhando uma sequência de interface de celular

Fonte: FreePik

UX é a sigla utilizada para User Experience ou Experiência do Usuário. Research significa pesquisa e/ou investigação e por Usuário entendemos ser o indivíduo que faz uso de um determinado produto e/ou serviço. Existem algumas definições a respeito deste tipo de pesquisa, mas de modo geral, pesquisar a experiência do usuário significa considerar as pessoas no centro da investigação.

A partir de metodologias e uma forma sistemática, a pesquisa focada no usuário busca contexto e insights sobre a interação deste com determinado produto ou serviço, projetando assim melhores experiências para as pessoas. Dessa forma, UX Research é uma disciplina dentro do UX que busca entender perfis, comportamentos, hábitos, investigar dores para trazer soluções que respondam às essas necessidades.

Segundo Savarit E. (2020), para entendermos um pouco mais sobre UX Research, é fundamental entender um pouco mais sobre sua história e evolução. Muitas disciplinas como ergonomia, comportamento humano, interação humano-computador, psicologia cognitiva e social, antropologia, influenciaram as práticas de UX Research.

UX Research é uma ciência, mas não exata. O psicólogo comportamentalista Skinner B. F. (1974), afirmava que, uma vez que o comportamento é um processo e não uma coisa, não pode ser visto de forma simples. O comportamento humano é mutável, fluido, complexo e, por esta razão, requer estratégia, técnicas e energia do pesquisador.

Apesar disso, é possível encontrar soluções através de padrões de comportamento e suas mudanças ao longo do tempo.

Como psicóloga, acredito que a minha formação tem papel fundamental nos processos de pesquisa da experiência do usuário, por considerar emoções, contexto, cognição, motivações e  preocupações das pessoas, transformando elementos subjetivos em dados concretos.

Vale lembrar que nenhuma solução é 100% adequada para todos, mas existem padrões que norteiam caminhos a serem seguidos. Somados às metodologias ágeis, é possível atuar com dados e que apoiem decisões estratégicas de negócio.

Objetivos de UX Research

Cada pesquisa tem seu objetivo e é imprescindível que ele seja claro e específico**.** O que é que vamos procurar? Quais os problemas que queremos resolver? E para quem? Pesquisas envolvem investimento de tempo e dinheiro, requerem planejamento e técnicas adequadas e, mesmo assim, são bem menos onerosas do que investir em soluções baseadas em opiniões, algo que é explicado logo a seguir.

Pesquisar a experiência não se trata somente de coletar informações e dados através de métodos qualitativos ou quantitativos, é necessário interpretar e correlacionar esses dados para que essas informações se transformem em conhecimento.

Dito isso, é comum pensar que a pesquisa focado no usuário vem somente no início do projeto, certo? De fato, é muito importante começar qualquer projeto de UX com pesquisa para mapear, coletar informações iniciais para direcionar as estratégias. Mas, a pesquisa cabe em qualquer etapa, desde que tenha uma intenção bem definida. Seja para medir a satisfação, a interação com produtos e serviços existentes, oportunidades de novos negócios ou até recuperar clientes perdidos.

Do mesmo modo, é comum pensar que, uma vez desenhada e colocada em prática, a solução está finalizada, porém não há fórmula mágica e acabada. Conforme as pessoas interagem com seu produto e/ou serviço, surgem novos problemas, formas de uso, possíveis bugs e assim por diante.

Por isso considerar a pesquisa como ferramenta de melhoria contínua, ajuda a evoluir produtos e serviços concomitantemente com as mudanças de comportamento das pessoas.

É possível medir o ROI dos resultados de UX Research?

Sim, e é muito importante fazê-lo, desde que estejam atrelados às estratégias e objetivos do seu negócio. Mensurar os resultados das melhorias implantadas, a partir das descobertas de pesquisa, justificam o investimento financeiro e consolidam o processo de melhoria contínua.

Medir o impacto de uma boa experiência em usabilidade para o usuário e para o negócio após implementar ações baseadas em pesquisa, explica o sucesso ou perdas do seu negócio, analisando aumento ou diminuição da taxa de conversão de clientes, retenção de clientes, índices de satisfação, redução do tempo de lançamento de produtos, redução ou aumento de reclamações ou ligações na central de atendimento, tempo de uso de app e, claro, estreitamento da relação com a sua marca.

Vantagens da adoção de práticas de pesquisa UX Research na sua empresa

De alguma forma, todas as indústrias estão sendo afetadas pela transformação digital nos últimos anos. Com o mercado competitivo e influenciado pelas startups e mídias sociais, as empresas que estiverem mais atentas e se reinventarem mais rápido, têm maiores chances de perpetuar seus negócios e agregar valor para os seus clientes.

Investir em pesquisa UX é mais do que conhecer profundamente seus clientes, é adequar e trazer soluções mais aderentes às suas necessidades, expandir possibilidades de negócio e tornar esforços mais eficazes, valiosos e reduzindo custos.

Podemos listar aqui as TOP 10 vantagens que a pesquisa dos usuários pode trazer para sua empresa:

  1. Avalia o comportamento dos usuários e quais são suas necessidades;
  2. Esclarece as ideias e estratégias de negócios;
  3. Direciona produtos e serviços para cada tipo de usuário criando personas;
  4. Considera outras tendências e influências que não necessariamente a concorrência direta;
  5. Apoia na identificação dos requisitos necessários para desenvolver soluções;
  6. Testa conceito e protótipo com usuários reais, portanto muito mais aderentes e reduzindo gastos desnecessários;
  7. Faz melhores recomendações estreita a comunicação com os designers e desenvolvedores;
  8. Avalia funcionalidades, arquitetura e o layout do produto;
  9. Possibilita a avaliação de conteúdos e terminologias mais consonantes com sua marca;
  10. Estuda, valida e melhora as jornadas do usuário de maneira a deixar mais fluída e proporcionar uma melhor experiência.

Ao adotar as pesquisas de experiência do usuário no dia a dia, sua empresa poderá ampliar as oportunidades para retenção de clientes e sucesso do seu produto e/ou serviço.

A demanda por pesquisadores de UX cresce a cada dia e, sua atuação junto ao time de produto, estabelece a base para a criação de experiências mais amigáveis ​​ao usuário com base em dados e pensamento crítico e, promovendo valor real para os problemas reais das pessoas.

Conheça a Grená, nosso estúdio de Design

Se você busca maior conhecimento para tornar seus processos de negócio e desenvolvimento de produtos e serviços mais eficazes, conheça nosso time da Grená Design Co, especializado em UX Research.

Nós te apoiamos na construção da estratégia, condução e sintetização das pesquisas, entregando permitindo uma visibilidade maior sobre a necessidade dos seus funcionários e clientes, apoiando no sucesso e longevidade da sua empresa.

Leia também:


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa