Feedback Canvas

Você sabe o que é feedback Canvas?

Squadra
em

A importância do feedback no ambiente de trabalho é inegável. A prática já foi apontada, pela ciência, como elemento chave na alta performance do profissional.

Muitas empresas já consideram os feedbacks essenciais para o crescimento dos seus colaboradores e, consequentemente, para a melhoria dos resultados nos negócios. Porém, existem diversas formas de realizar essa avaliação e um dos modelos que vem ganhando mais espaço dentro das equipes é o Feedback Canvas.

Mas o que é Feedback Canvas?

O Feedback Canvas é uma ferramenta criada por Matheus Haddad, palestrante, consultor e um dos fundadores de uma empresa de soluções de softwares. Essa técnica se distancia das avaliações de desempenho individual, pois sua proposta é voltada para o contexto coletivo. Ou seja, todos os membros da equipe podem participar e contribuir para dar feedbacks aos colegas.

Como funciona?

O Feedback Canvas é composto por uma tabela que inclui os seguintes itens:

-> Competência: a função da pessoa que está recebendo o feedback.

-> Atividades: as ações que essa pessoa deve realizar para cumprir sua função.

-> Nível profissional: uma classificação que vai de novato, aprendiz e praticante até profissional professor, líder e mestre. Essa categorização deve ser realizada pelo próprio colaborador que recebe o feedback e pelos demais colegas de equipe.

-> Pontos positivos: qualidades pessoais e profissionais, assim como resultados obtidos.

-> Pontos negativos: defeitos e falhas na função, sempre baseados em argumentos.

-> Ações de melhoria: em conjunto, os membros da equipe e a pessoa que recebe o Feedback Canvas definem quais ações podem ser realizadas para melhorar o desempenho profissional.

Como fazer Feedback Canvas?

Qualquer empresa pode utilizar esse método. Basta imprimir ou utilizar um quadro para montar a tabela. Os líderes das equipes também podem estipular datas para realizar o Feedback Canvas com todos os colaboradores. Mas, algumas empresas preferem realizar inscrições para fazer essa avaliação coletiva. Também é importante estipular prazos para as melhorias, assim como períodos para refazer a análise, dessa forma os resultados poderão ser comparados.

Mudanças que o Feedback Canvas promove?

Como nenhuma empresa é igual a outra, é claro que é possível fazer adaptações conforme as necessidades de cada equipe. Por exemplo, é possível pré-estabelecer as funções e atividades necessárias para desempenhá-las. A classificação também pode ser feita no geral ou para cada habilidade específica e cada nível pode ser acompanhado de uma legenda. Além disso, os pontos negativos e positivos podem ser substituídos por “fazer e parar de fazer”. Dessa forma, o entendimento das sugestões dos colegas pode ser facilitado.

Vantagens do Feedback Canvas

O Feedback Canvas é um método simples, organizado e inclusivo, já que todos podem e devem participar e debater sobre o assunto. Mas as principais vantagens de utilizá-lo dizem respeito aos profissionais e ao exemplo que o líder está passando para eles. Afinal, ao propor uma técnica como essa, ele está mostrando à equipe a importância de estar aberto a críticas construtivas. Além disso, ao receber esse feedback, cada colaborador saberá qual é a percepção dos demais membros do time com relação ao seu trabalho. Sem falar que ao se autoanalisar e analisar os colegas, ele saberá o que pode fazer para melhorar seu desempenho dentro da empresa.

Se tiver alguma dúvida no meio do processo, pode mandar suas dúvidas aqui no comentário. Vamos te ajudar!

Agora que você sabe o que é o Feedback Canvas e suas vantagens, que tal colocá-lo em prática e observar os resultados? E não esqueça de me contar aqui como foi sua experiência e percepções!

Boa sorte!


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa