Ao longo dos últimos 15 anos, o Google criou uma nova forma de navegação, menos estruturada e mais descentralizada. Com isso, nós usuários, fomos orientados e aculturados a utilizar a busca para tudo durante a navegação em um site ou aplicativo. Toda esta cultura e educação que recebemos foram naturais à medida que o buscador melhorava e realmente entregava o que você procurava. Estas melhorias constantes e o profundo entendimento sobre o nosso comportamento ao pesquisar algo fez do Google a empresa mais importante de search e uma das maiores empresas do mundo.
À medida que nossa educação e aprendizado foram desenvolvidos, nos tornamos mais exigências e preguiçosos. Passamos a usar o buscador até para localizar sites que acessamos todos os dias, apenas para não precisarmos digitar a URL completa, pois, afinal, no Google basta digitar o nome e o site desejado será um dos primeiros resultados.
Toda esta cultura, aprendizado e orientação que tivemos e que resultou na nossa forma de pensar e navegar, fez com que aplicativos, sistemas e sites que não utilizam este recurso da maneira correta ficassem para trás. Para as empresas, o problema se tornou ainda maior, pois à medida que o crescimento de conteúdo e informação digital cresce em ritmo anual de mais de 60%, as pessoas passaram a não achar mais tudo o que precisam dentro de suas próprias empresas. Em alguns casos até existem soluções que tentam estruturar e organizar este conteúdo, mas como falei a pouco, nos tornamos preguiçosos, queremos digitar uma palavra e encontrar rapidamente o que precisamos.
Não é possível uma empresa sozinha reeducar as pessoas, e entregar uma experiência ruim de busca interna, quando estas mesmas pessoas ao navegar em casa, em seus computadores, tablets, tvs e celulares estão acostumadas e confortáveis com a forma que encontram o que procuram.
O fato é: AS PESSOAS HOJE EM DIA, INDEPENDENTE DE ONDE ESTEJAM PESQUISANDO, ESPERAM TER A MESMA EXPERIÊNCIA DE BUSCA E RECEBER RESULTADOS COM A MESMA RELEVÂNCIA DO GOOGLE.
Veja cinco bons motivos para adotar produtos que otimizam o processo de busca dentro da sua empresa:
Relevância – Uma boa solução de Search faz com que os sistemas remetam ao que o usuário está procurando já na primeira página de resultado. As pessoas não navegam após a terceira página de resultado, então é necessário buscar uma solução inteligente que aprenda e altere esta relevância com base no comportamento de pesquisa dos usuários da sua empresa.
Segurança – Soluções de busca corporativas como o Google Search Appliance, estão prontas para trabalhar de forma integrada com seus serviços de diretórios como AD ou LDAP e desta forma respeitam as políticas de acesso a cada resultado com base nos perfis de acesso que a sua empresa trabalha. Quando falamos em enterprise search, falamos muitas vezes sobre informações sigilosos, confidenciais e privadas que devem ser apenas acessadas dentro da empresa. É importante a escolha de um fabricante confiável para garantir a integridade e privacidade das informações da sua empresa.
Simplicidade – Existem algumas soluções de busca para o mercado corporativo, porém muitas delas não levam a simplicidade que os usuários esperam, ou dependem de muita configuração para que passe a funcionar. As pessoas na sua empresa utilizam o Google na vida pessoal e se sentem frustradas se não encontram a mesma experiência na empresa, então busque a com maior simplicidade para os seus usuários, pois eles irão usar este serviço.
Abrangência – Grandes empresas trabalham com uma grande quantidade de diferentes tipos de fonte de informação. É necessário encontrar e entregar resultados que buscam informações em diferentes tipos de bancos de dados, sistemas, servidores de arquivos. Adotar uma solução de enterprise search na sua empresa é entregar um atalho para todas as suas fontes de informação. Sua empresa não precisará se preocupar em estruturar e organizar estas informações, pois mesmo descentralizadas e “bagunçadas“ você conseguirá chegar em qualquer informação.
Produtividade e economia – 25% do tempo de uma pessoa na empresa é buscando informação, 50% destas pessoas precisam busca em mais de 5 fontes de dados para encontrar o que precisam, e 38% deste tempo gasto com pesquisa é perdido com resultados de busca sem sucesso. Reduzindo o tempo desperdiçado por todas as pessoas da empresa é possível garantir o ROI e justificar o investimento, pois além da economia financeira, relatórios e pesquisas são feitas em menor tempo garantindo maior satisfação das pessoas dentro da empresa e melhores resultados frente ao mercado.