Lançar um produto ou serviço requer muita pesquisa. Algumas vezes, porém, um ator importante é esquecido nesse processo: o cliente final. É ele que vai comprar aquela solução ou produto, mas ainda existem empresas que não o consultam em nenhum momento.
O relacionamento comercial tem de ser encarado como uma conversa: um deve interagir com o outro, perguntando, ouvindo, entendendo e usando as informações para melhorar a relação. Isso ajuda a empresa a descobrir o que o cliente deseja, para levar o negócio a encantá-lo e superar a concorrência.
Criar soluções por conta própria pode significar tentar e errar quantas vezes o negócio suportar. Por outro lado, estabelecer uma relação de troca de informações com o cliente ajuda a descobrir, de antemão, o melhor caminho para reduzir a margem de erros do processo.
Há várias formas de fazer o cliente participar do processo de criação de um lançamento, e sua voz certamente trará insights que ajudarão na estratégia de crescimento da empresa. Conheça algumas delas, a seguir:
1. Design thinking ↩
Uma das técnicas usadas para descobrir as necessidades do cliente final é o design thinking. Ele ajuda a encontrar as melhores soluções, focando no que o consumidor precisa. Com ele, é mais fácil organizar o pensamento e as informações para ter ideias criativas. Tudo isso o tornou muito efetivo e popular.
A ideia é que as pessoas pensem juntas e, assim, superem barreiras que inibem a criatividade, como:
- rótulos;
- medo do risco;
- ambiente desfavorável;
- ego;
- preguiça.
Assim, elas estarão mais aptas a tomar decisões para chegar a uma solução que supere as expectativas.
2. Pesquisa de opinião ↩
Outra ferramenta importante é a pesquisa de opinião. Ela ajuda a detectar falhas no processo do negócio e, se for bem-feita, indica claramente o caminho para melhoria. O ideal é que seja realizada periodicamente, com o objetivo de monitorar e ajustar processos.
3. Pesquisa de pós-venda ↩
Depois que a venda é efetuada, um contato com o cliente é uma ótima forma de saber como foi a entrega, a instalação e se o produto está funcionando como o esperado. Isso permite agir de forma antecipada no problema, o que evita que o cliente faça uma reclamação. Atuar de forma proativa pode, até mesmo, reverter uma possível insatisfação.
4. Pesquisa com clientes insatisfeitos ↩
Clientes insatisfeitos são uma excelente fonte de informação sobre erros cometidos. Quando o consumidor reclama e/ou deixa de comprar o produto, é importante levantar e analisar seus motivos, para compreender as falhas e evitar que se repitam. Idealmente, a pesquisa deve ser usada para monitoramento e comparação de resultados.
5. Fórum de discussão entre clientes ↩
Convidar um grupo de clientes fiéis pode ser uma boa ideia para testar novos produtos e processos, sem que tenham sido lançados. Esse tipo de pesquisa permite ajustes antes que o produto chegue às mãos do cliente, o que aumenta as chances de sucesso.
6. Grupo focal e entrevistas ↩
Essas são ótimas oportunidades para ter um contato mais próximo com o cliente. É essencial que eles possam fazer comentários livremente. Além disso, o cliente que fizer críticas não deve ser confrontado — o encontro serve para fazer o levantamento do material, mas a análise e as possíveis ações vêm depois.
7. Canais de contato com o cliente final ↩
Telefone, e-mail e redes sociais devem estar sempre abertos para que o cliente entre em contato. Além disso, é importante responder aos consumidores que dedicarem tempo para procurar a empresa.
Todas essas ferramentas proporcionam uma interação saudável entre o cliente e a empresa e são formas práticas e de baixo custo para testar lançamentos de produtos digitais e garantir o sucesso dos novos produtos. Colocá-las em prática não requer grandes esforços, mas certamente traz excelentes resultados.
Gostou do post? Que tal nos contar como você tem feito o cliente final participar no planejamento de seus produtos digitais? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!