E aí, afinal por que a tão falada transformação digital não acontece na prática? O termo já está difundido, todas as empresas falam, a tecnologia está aí para todos verem, mas parece que ainda falta algo para ser a cola entre tanta tecnologia e discursos, para que isso se torne uma realidade.
O DESAFIO ↩
Empresas que nasceram na era digital estão na frente, mas as empresas tradicionais, que nasceram antes desta era, estão patinando a cada dia tentando achar o caminho para chegar ao ápice da transformação digital.
O problema é que muitas empresas ainda acreditam que transformação digital se resume a ter presença na Internet e acabam delegando isto ao departamento de marketing, mas ainda não entenderam que o assunto tem muito mais a ver com a “digitalização” dos negócios em todas as áreas, do que simplesmente se relacionar com o cliente de forma digital. E ainda há empresas que acreditam que transformação digital se dará apenas com ferramentas e tecnologias.
COMO FAZER ACONTECER? ↩
A transformação digital começa na maneira de pensar, que vai desde como a empresa adquire serviços ou produtos para seu processo produtivo até a última ponta que é o contato com o cliente, seu principal ativo. E o mais importante: como utilizar tais produtos, afinal não basta ter, tem que saber usar. Esta transformação atinge toda a cadeia de valor na geração de negócio. Todas as tecnologias que contribuem de certa forma, para agilizar ou melhorar a forma de trabalhar nas empresas, podem ser inseridas no contexto da transformação digital. Porém, elas de forma isolada não serão nada! É necessário olhar para o todo e conectar áreas que hoje vivem em ilhas isoladas sem interação com outras áreas da empresa. É necessário pensar em uma transformação ainda mais profunda para se atingir a tal transformação digital.
NA PRÁTICA… ↩
Um pequeno exemplo do uso de tecnologia neste processo são os aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp. Apesar de existirem barreiras, muitas empresas utilizam o app para a comunicação entre seus funcionários e até mesmo com seus clientes, que muitas vezes é mais rápido, eficiente e prático do que utilizar o e-mail ou telefone. Isso mostra como as empresas estão se adaptando, ao contrário de outras que ainda exigem que a comunicação deve ser feita por telefone ou e-mail. Quando um simples app de comunicação como esse começa a ser insuficiente para o nível de colaboração se espera atingir entre funcionários, outras tecnologias como digital workplace se tornam alternativas necessárias. Aí podemos citar exemplos de projetos de redes sociais com Drupal, dentre outras várias tecnologias, porém somente a tecnologia pela tecnologia não transformará a empresa se a cultura, as pessoas e os processos internos não passarem por uma transformação.
Veja o que executivos pensam sobre a “digitalização”
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Não há dúvida que o esforço maior é voltado para o mercado consumidor das empresas, mas não devemos esquecer que toda tecnologia que trouxer um benefício no dia a dia da empresa poderá torná-la mais competitiva e fazer parte do processo de transformação digital.
LIÇÃO DE CASA ↩
É necessário aproximar tecnologia e negócio, pois estas duas competências não andam mais descoladas e independentes. Não é mais suficiente ter um departamento de TI, é necessário ter um departamento de TI dentro de cada área da empresa. A transformação digital é profunda, impacta em processos operacionais e culturais e sem essas mudanças a tal transformação não irá acontecer. É uma ilusão achar que sua empresa irá se transformar digitalmente se você começar a fazer isso de fora para dentro.