Análise de dados

A importância da análise de dados para tomada de decisões conscientes

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Tomar decisões no ambiente corporativo, que ajudem a investir recursos de forma inteligente, é um processo complexo que requer embasamento. Vários conceitos e tecnologias têm ajudado nessa tarefa usando a coleta e a análise de dados externos e internos para gerar conhecimento, valor e insights em tempo real.

Com a evolução tecnológica, a competição se tornou mais acirrada e decisões sobre finanças, clientela, estoque, fornecedores e outros aspectos da empresa não podem mais ser baseadas apenas em intuição. Quando o gestor consegue analisar, decifrar e agir sobre esses dados, certamente aumenta as chances de a empresa crescer.

Saber quem são seus clientes (a partir de seus hábitos, seus problemas e suas necessidades), por exemplo, é essencial para que a empresa possa oferecer um serviço personalizado e destacar-se da concorrência. Venha saber como!

Business Intelligence (BI)

A competitividade exige que os gestores sejam ágeis ao tomar decisões, pois o ritmo acelerado das mudanças requer reação rápida. Para isso, é preciso usar informações concretas que diminuam a chances de erros e investimentos mal direcionados. Com tantos dados disponíveis, porém, é difícil escolher os mais importantes.

O BI reúne teorias, metodologias e tecnologias que auxiliam os gestores nessa tarefa ao transformar a massa de dados em informações úteis. Com ele, a estratégia passa a considerar combinações de dados reais que normalmente não se relacionam, mas que podem levar a insights valiosos para o planejamento estratégico.

Além disso, é possível analisar os resultados de decisões tomadas pela empresa, para que o desenvolvimento dos processos internos seja melhorado e a visualização da evolução de métricas e indicadores facilitada.

Fontes de dados

Os dados podem vir de fontes variadas (interação com o cliente no call center, trocas de e-mail, chats, formulários de cadastro online, comportamento em redes sociais e outras) e sua análise ajuda a identificar custos extras, oportunidades de negócios e índices de desempenho.

Eles mostram o comportamento do cliente, incluindo, dentre outros, suas reações a promoções e ofertas, suas experiências de compra online e dificuldades experimentadas por ele no site. Quando analisa essas informações, o empresário pode, por exemplo, traçar novas estratégias para aumentar a satisfação do cliente.

Dados relevantes

O volume de informações produzido nos dias de hoje pode apresentar muitos dados irrelevantes ou inadequados ao negócio. É a ferramenta de BI que ajuda a fazer o cruzamento e a organização dos dados de forma a mostrar padrões de comportamento e tendências de mercado.

Lead scoring

Os leads passam pelo lead scoring. É isso que permite que as empresas qualifiquem seus contatos e diminuam custos com as equipes de marketing e de vendas. Quando se conhece o perfil do contato e o seu grau de interesse, as decisões são tomadas mais facilmente.

Agilidade

Quando a empresa usa o BI, o tomador de decisão reage mais rapidamente e tem mais chances de sucesso. Isso pode ajudar diferentes departamentos da empresa. Veja alguns exemplos a seguir:

Vendas

O custo e o tempo necessários para a aquisição de um cliente são informações cruciais para o departamento de vendas. Com o BI é possível tornar o processo mais eficiente, otimizando esse tempo e diminuindo esse custo.

Além disso, os dados podem ser usados para determinar estratégias a partir da avaliação de flutuações nas vendas e motivos de devolução de produtos, dentre outros.

Recursos humanos

Os dados relacionados aos colaboradores permitem que o RH avalie a taxa de atrito entre funcionários e as práticas que tiveram melhores resultados nos processos de recrutamento, além do entendimento dos motivos pelos quais os funcionários deixam a empresa.

Marketing

Os resultados de campanhas promocionais podem ajudar a ajustar as estratégias, os investimentos e o orçamento do departamento para que seja possível obter um melhor retorno sobre o investimento (ROI).


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