mao-segurando-campanha-de-anuncio-de-marketing-de-megafone

A importância da gestão da informação em um tempo em que tudo é digital

Squadra
em

É indiscutível a importância da gestão da informação para nossa economia principalmente quando falamos da tão popular economia digital, mas será que as empresas conseguem se beneficiar das informações que possuem?

A digitalização de documentos resolveu problemas como o excesso de papel, mas não reduziu a quantidade de dados e o número de arquivos que precisamos armazenar. De certa forma, a transposição de documentos para o meio digital esbarra nos mesmos problemas de acesso, organização e armazenamento que tínhamos antes. As empresas tem que lidar com uma crescente de documentos geralmente armazenados em sistemas inchados, que requerem hardware e infraestrutura adicionais, afetando a produtividade e elevando os custos com TI.

Embora muitas empresas possuam processos para extrair e interpretar dados, geralmente não conseguem analisar a relevância desse conteúdo. A grande maioria das empresas lida com informações não estruturadas que são produtos de interações humanas na forma escrita. É preciso saber o que manter e o que jogar fora. A capacidade de acessar, gerenciar e analisar o conteúdo é a chave para tomar decisões, reduzir a ineficiência e economizar.

Se você usa ou já usou MAC, deve ter notado como ele pode tranquilizá-lo mantendo a bagunça organizada. A busca do Finder é tão boa que dificilmente pessoas que utilizam MACINTOSH se preocupam em fazer a gestão da informação de maneira estruturada.

Por outro lado, quando estruturamos um documento, um texto, precisamos fazer com que ele tenha uma sequencia lógica, semântica e uma linha de leitura para que seja compreendido.

Se traçarmos este paralelo com o uso na vida doméstica, podemos observar que em alguns casos manter os dados não estruturados e ter uma ferramenta de busca inteligente é o suficiente, já em outros casos precisamos estruturar, categorizar, separar e analisar a informação.

O mais importante mesmo é entender que é mais que necessário organizar a bagunça de alguma forma. Se em nossas vidas pessoais já estamos cheios de pen drives e HDs externos, imaginem as grandes empresas nas quais a quantidade de informação é multiplicada exponencialmente.

Até para organizar o que já está organizado é preciso de alguma estrutura e alguma maneira fácil de encontrar. Somente depois de tratar a fonte e o resgate destes dados é que conseguimos chegar na fase de análise por exemplo com Big Data ou o já não muito popular BI.

A Just Digital é uma empresa especializada em gestão da informação, seja quando se trata de organizar e estruturar conteúdos e possibilitar que sejam melhor criados quando nascem, seja na hora de encontrá-los. Hoje trabalhamos com duas soluções que já estão ajudando as empresas que atendemos.

Você pode dar uma olhada com mais detalhes nas soluções que trabalhamos. Essas soluções estão aliadas ao trabalho de análise que fazemos e ao planejamento para a gestão de mudanças que estão contribuindo para melhorar a produtividade e performance das empresas que atendemos.

Para sites, portais e intranets com grande concentração de conteúdo, temos o Drupal: um CMS / WCM open source pronto para o mercado enterprise.

Baixe nossa datasheet sobre Drupal

Para lidar servidores, sistemas em geral, bases de dados e aplicações de negócios, temos o Google Search Appliance (GSA), que utiliza os algoritmos de busca do Google para encontrar resultados muito mais relevantes.

Baixe nossa datasheet sobre GSA

Que tal conhecer mais dos nossos produtos e organizar conteúdos não estruturados focando nas percepções do seu negócio?


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa