Carreira em Movimento: 13 Anos até o Papel de Delivery Manager com Janaina Moreira ↩
Com 13 anos de história na Squadra, Janaina Moreira construiu uma trajetória inspiradora até se tornar Delivery Manager. Ao longo dessa jornada, enfrentou desafios, buscou aprimoramento constante e consolidou sua carreira em gestão de projetos. Hoje, ela compartilha um pouco da sua experiência, os aprendizados e os mitos sobre a profissão com a gente.
Os Maiores Desafios do Papel de Delivery Manager ↩
Jana conta que ser Delivery Manager é como reger uma orquestra: cada músico tem seu instrumento e sua personalidade, mas todos precisam tocar em harmonia. Lidar com diferentes estilos de trabalho e personalidades é um dos maiores desafios da função. “Um dos segredos para superar isso é identificar os pontos fortes das pessoas e colocá-las nas funções em que realmente brilham”.
Os 6 Marcos de Sua Carreira ↩
Desde a graduação em Sistemas, Janaina sempre buscou desafios que a tirassem da zona de conforto. Seus primeiros passos na carreira aconteceram durante os estágios, onde começou a desenvolver e aprimorar suas habilidades técnicas. Ao ingressar na Squadra, encontrou uma oportunidade como QA, uma área com a qual se identificou rapidamente. Seu desempenho nos projetos a levou a um convite para assumir a coordenação, onde ampliou sua visão estratégica e a preparou para desafios ainda maiores.
Com o tempo, Janaina migrou para o cargo de Analista de Negócios, área que sempre a atraiu. Mesmo enfrentando incertezas, aceitou o desafio e decidiu se aprofundar ainda mais, concluindo uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios.
Em 2019, assumiu a posição de gerente de projetos, iniciando sua atuação na gestão de um projeto menor, o que lhe deu segurança para encarar desafios cada vez maiores, mas o conhecimento em negócios a acompanha até hoje, para tomar decisões mais assertivas na gestão.
Ao longo dessa trajetória, sempre esteve aberta a feedbacks, o que foi fundamental para sua evolução profissional. Além disso, destaca a importância do cuidado com a saúde mental, garantindo que a busca pela excelência nunca fosse às custas do bem-estar.
5 Mitos Sobre o Papel de Delivery Manager ↩
O Delivery Manager é o dono do projeto ↩
De acordo com Jana, muitas pessoas têm uma ideia equivocada sobre o papel do Delivery Manager. Um dos mitos mais comuns é que ele é o dono do projeto, quando, na verdade, sua dependência do time é muito maior do que o contrário.
O Delivery Manager é um microgerenciador ↩
Outro equívoco frequente é associá-lo ao microgerenciamento, quando, na realidade, a confiança na equipe é essencial para que as entregas fluam sem sobrecarga.
O Delivery Manager precisa centralizar tudo ↩
Há também a falsa percepção de que o Delivery Manager precisa centralizar tudo. No entanto, descentralizar responsabilidades e confiar no time é fundamental para a qualidade da entrega.
O Delivery Manager tem que ter todo conhecimento técnico ↩
Outro mito comum é que o Delivery Manager precisa ser um técnico disfarçado. Embora seja importante ter conhecimento técnico, é ainda mais fundamental saber identificar quem pode oferecer suporte nas diversas frentes do projeto.
Para ser DM tem que ser do gênero masculino ↩
Por fim, há a ideia ultrapassada de que esse é um cargo masculino. Janaina reforça que a tecnologia é um setor aberto a todos e que mulheres devem ocupar tanto cargos de liderança quanto posições estratégicas.
Como é o dia a dia de um Delivery Manager? ↩
A rotina do Delivery Manager envolve escutar o cliente para entender o escopo do projeto, definir objetivos, prazos e os recursos necessários para atender às demandas.
Alocar recursos também é uma de suas funções fundamentais, garantindo que o time tenha as ferramentas e acessos necessários para desempenhar suas atividades.
Outro ponto essencial é escutar o time, estruturando planos de entrega de demandas, definindo tarefas em conjunto e respeitando a expertise de cada um.
Seu papel também envolve garantir a saúde financeira do projeto, planejando e monitorando o orçamento para evitar surpresas e estar sempre atento à identificação e gestão de riscos, planejando estratégias de contingência.
Como a Jana fica sempre atualizada? ↩
Para fechar com chave-de ouro, Jana compartilhou algumas dicas para quem quer seguir essa carreira sempre ficar por dentro das novidades. De acordo com ela, em um mercado dinâmico como o de tecnologia e gestão de projetos, manter-se atualizado é essencial. Por isso, ela investe constantemente em aprendizado e desenvolvimento,acompanhando blogs especializados, que trazem insights valiosos sobre tendências, metodologias e novas tecnologias.
Além da leitura, cursos e imersões também fazem parte da sua estratégia de aprimoramento, proporcionando conhecimento aprofundado e experiência prática. Por fim, destaca a importância do networking, participando de eventos, encontros e comunidades para trocar experiências e ampliar sua visão sobre a área.
Legado e Inspiração ↩
"Legado não é o que você deixa para as pessoas, é o que você deixa nas pessoas." _Janaina Moreira
Com uma carreira marcada por parceria, energia, propósito, compromisso e criatividade, Janaina segue inspirando novas lideranças dentro e fora da Squadra.
Seus valores estão pautados na conexão e na comunicação, sempre buscando elevar o padrão de gestão e criação de impacto positivo.
Carreiras que Inspiram ↩
O projeto Carreiras que Inspiram na SQUADRA proporcionar um espaço de troca de experiências entre os colaboradores para que possam se inspirar no desenvolvimento de novas habilidades e abrir caminhos para o crescimento profissional dentro da organização.
Acreditamos que a troca de perspectivas e conhecimentos entre diferentes funções levam a novas ideias e soluções criativas para problemas comuns, facilitando a comunicação e a colaboração.
**Leia também: **https://www.squadra.com.br/blog/impacto-e-colaboracao-o-papel-transformador-do-squad-leader