A primeira geração de sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) tansformava seu site, essencialmente, em um catálogo on-line. A tecnologia digital acabou se tornando um pouco mais interessante, e já na segunda geração de CMS foram adicionadas funcionalidades para trabalhar com vídeo, multimídia interativa e com a revolução das mídias sociais à medida que o uso em celulares e tablets crescia.
E então, de repente, o jogo mudou. Digital se tornou muito mais sobre negócio do que foi sobre comunicações, interação social ou mesmo uma inovação tecnológica.
Uber, Apple, NetFlix, FitBit, Airbnb, Pandora, Nest, Amazon. Nós temos visto diferentes setores da indústria serem abalados pela tecnologia digital e pela reinvenção de modelos de negócio: música, software, TV, vídeo, viagens, varejo, telecomunicações, notícias, fitness, taxi. Essa disrupção dos modelos de negócios continua com tecnnologias “wearable” (que podem ser usadas no próprio corpo, como relógios inteligentes), realidade virtual e a Internet das coisas.
Hoje, um CMS corporativo é essencial para:
• Gerar negócios e receita
• Divulgação da marca
• Engajamento e fidelização do cliente
A sua solução de CMS está pronta para o seu negócio? ↩
Vamos dar uma olhada no que a sua organização precisa para garantir que seu CMS esteja pronto para o sucesso.
Desafios enfrentados ↩
Dependendo da vertical da qual sua empresa faz parte, ou você trabalhando para acompanhar os avanços das tecnologias disruptivas, ou você está tentando criar uma nova disrupção. Ou ambos.
Para se preparar para uma batalha num mercado hiper competitivo no qual mudanças são uma constante, você precisa avaliar a situação atual do seu CMS.
Sua empresa tem o CMS certo? ↩
Aqui estão alguns desafios que sua organização pode estar enfrentando com seu CMS atual:
- Sua empresa provavelmente tem vários tipos de CMS. O CMS que sua empresa utiliza pode não ter a funcionalidade que você precisa para atingir metas-chave de seu negócio.
- Se sua empresa tem mais de um CMS, eles podem não ser capazes de compartilhar conteúdos ou dados uns com os outros.
- O CMS pode não se integrar com outros sistemas vitais, incluindo CRM, comércio eletrônico e sistemas de marketing.
- O CMS pode não estar atendendo alguns ou todos os rigorosos padrões atuais de segurança.
- O CMS pode não ser fácil de manter e atualizar.
- Formatos de arquivos podem ser proprietários, tornando a reutilização e a sindicalização de conteúdos tarefas muito difíceis..
- Tarefas aparentemente simples de atualização de conteúdo podem demandar intervenção do departamento de TI.
- Se você tem mais de um CMS, eles podem ter sido construídos com uma série de tecnologias distintas, requerendo uma ou mais equipes de profissionais com diferentes competências e habilidades.
- Seu CMS atual não é baseado em nuvem.
Se você está balançando positivamente sua cabeça confirmando estas afirmações na medida em que lê a lista, talvez você possa considerar uma atualização do CMS atual para algo mais alinhado com as tendências do mercado.
Então, do que sua empresa precisa? ↩
Se o CMS atual falha em qualquer área listada acima, você deve evoluir para um sistema que forneça uma plataforma flexível que permite alcançar os objetivos de negócio da sua empresa.
Idealmente, seu CMS precisa:
- Ser um sistema baseado em cloud computing que possibilita que sua empresa concentre-se em sua missão principal, em vez de investir em recursos para gerenciar a infraestrutura de TI.
- Hospedar todos os seus conteúdos digitais em um único sistema baseado em cloud computing com um único painel de administração.
- Permitir um projeto individualizado para cada um de seus sites, mesmo que eles sejam todos controlados através de uma mesma interface,
- Compartilhar conteúdo e dados com todos os sites e dispositivos sem necessitar de múltiplas instâncias de conteúdo.
- Incorporar design responsivo.
- Ser fácil de manter e atualizar.
- Permitir aos criadores de conteúdos atualizar o site sem demandar intervenção do departamento de TI.
- Utilizar um pequeno conjunto de tecnologias fundamentais.
- Armazenar conteúdo num formato aberto e não proprietário.
- Integrar-se facilmente com outros sistemas existentes, como CRM, comércio eletrônico e marketing.
- Entregar atualizações de novas funcionalidades à medida que novas tecnologias vão surgindo.
- Permitir que seus colaboradores trabalhem juntos numa única plataforma, com fluxo de trabalho simples, que permitam compartilhamento e trabalho em equipe.
Essas são apenas algumas dicas para que você possa avaliar se sua empresa utiliza o CMS certo. Em breve, disponibilizaremos um guia completo sobre este assunto. Aguarde!