viao-por-cima-do-ombro-de-desenvolvedores-de-software-programando-no-computador

Como organizar seu Front-End

Gabriel Santos
em

Tenha em mente que nem todo desenvolvedor é ou quer ser um especialista em front-end. Por isso, simplifique o máximo possível, utilize mixins, funções e etc para que o seu time consiga escrever um CSS bom sem precisar se aprofundar no assunto.

Utilize um pré-processador. Não importa o tamanho do seu projeto, pré-processadores são sempre bem-vindos. Se você ainda não é familiarizado com pré-processadores, procure por Less, Sass, Compass ou Bourbon.

Outra coisa muito importante é ter uma visão geral do seu projeto. Não adianta sair estruturando tudo se você não sabe nem o que é o “tudo”. Mas, cuidado, olhe tudo com muita atenção e faça anotações de regiões, grids e etc.

Tenha muito cuidado com padrões (não é que não deva existir), mas todo desenvolvedor tem o seu jeito de pensar e escrever código. Se você inserir milhares de padrões, será muito difícil que você e o seu time siga até o final.

Padronize aos poucos. Conforme você e a sua equipe se acostumam com os padrões iniciais do projeto. Não esqueça de se comunicar. Não é porque é CSS que você vai sair escrevendo “a torto e a direito”, né? Fale com os coleguinhas do seu time. Alguém pode ter feito algo parecido com o que você começou a fazer e você pode simplesmente estender a classe (com a ajuda do seu precioso pré-processador) ou aproveitá-la em outro elemento.

Feito isso, seus problemas irão diminuir e a qualidade do seu CSS vai aumentar. Nos próximos posts irei aprofundar mais no tema Pré-processadores, como criação de grids, organização de pasta, mixins, funções e etc.


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa