Quando falamos em gestão hospitalar, o número de profissionais e instituições de saúde qualificados vem crescendo a cada ano, e o maior objetivo de todos eles é oferecer um serviço de qualidade e garantir o bem-estar de seus pacientes. Mas para se destacar, muitos hospitais viram que potencializar a gestão estratégica através da tecnologia seria uma boa oportunidade de impulsionar o seu desenvolvimento e suas melhorias.
Hoje em dia, os gestores do setor de saúde estão olhando para TI com mais atenção. Em 2020, a maioria das instituições (68,42%) vinculadas à Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp, por exemplo, relatou aumento no uso de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) — automação, analytics, Inteligência Artificial e eletronic medical records.
Dispositivos eletrônicos e softwares passaram a ser indispensáveis para diversas tarefas hospitalares, tornando-se uma das melhores alternativas para aprimorar e otimizar as atividades, tanto nos procedimentos de saúde quanto na gestão estratégica.
Como as tecnologias podem ajudar na potencialização da gestão ↩
Hospitais são instituições de saúde complexas e compostas por uma variedade de competências importantíssimas como, por exemplo:
- Atender e cuidar de pessoas enfermas;
- Escolher o melhor tratamento para os pacientes;
- Ser sustentável;
- Cuidar da segurança de seus pacientes e funcionários;
- Lidar com a comunicação em diversos estágios;
- Administrar equipamentos de alta sensibilidade;
- Administrar todo o tipo de burocracia jurídica;
- Lidar com a escala de trabalho de milhares de colaboradores para que a operação funcione corretamente 24 horas por dia o ano inteiro.
Investir em sistemas digitais faz com que toda a complexidade que os hospitais possuem seja facilitada e integrada, tornando-os muito mais digitais, dinâmicos e centrados na experiência do paciente.
A automação e a digitalização destas e outras tarefas são os primeiros passos para transformar, potencializar e melhorar a gestão, garantindo a análise de dados, o armazenamento e a circulação segura de informações. Assim, decisões estratégicas são tomadas mais rapidamente com base em informações confiáveis.
Veja também: Transformação digital para saúde: gestão digital para hospitais
Para você, os dados, os sistemas e a infraestrutura de comunicação são um ativo ou uma fonte de problemas, preocupações e riscos? ↩
Atendimento lento, resultados de exames atrasados, laudos errados, falta de integração entre sistemas, falhas de segurança e na comunicação, e outros obstáculos mais. Tudo isso pode deixar qualquer hospital à beira do caos.
Por isso, as soluções digitais trazem um papel fundamental na minimização dos problemas e uma importância inegável diante às dificuldades do dia a dia na gestão hospitalar.
A tecnologia é uma importante arma para controlar um cenário cheio de falhas, mas, além disso, as instituições de saúde devem também se concentrar em manter uma cultura forte de melhoria contínua, buscando alcançar as condições necessárias para atender às principais necessidades que existem.
Seu hospital está preparado para fornecer resultado de exames de forma rápida quando e onde o paciente precisar? ↩
Muito tempo para encontrar fichas e histórico dos clientes, muita burocracia para agendamentos, falta de integração com receitas e exames prescritos, informações desencontradas e desatualizadas em alguns sistemas, clientes que não conseguem acessar seus dados.
A falta de integração entre os sistemas é um problema que atinge não só a produtividade do hospital, fazendo com que tenham um retrabalho desnecessário de organização, mas, também, o relacionamento com seus pacientes.
Com a otimização de processos, a instituição de saúde muda de cenário. Além de ajudar e aumentar a produtividade, permite a organização de grande quantidade de dados ao mesmo tempo, melhora o desempenho de todas as atividades do hospital, inclusive a experiência do paciente, que terá todas as informações que precisa independentemente de onde ele esteja, melhorando também as questões relacionadas à assistência médica direta em diversas formas:
- Tecnologias diagnósticas ajudam os profissionais a dar continuidade ao tratamento mais rápido;
- Exames, laudos e outros documentos podem ser enviados pela internet para pacientes e outros profissionais de saúde, sem a necessidade de deslocamento;
- Aplicativos tornam a agenda mais organizada, permitindo maior número de atendimentos por dia; entre outros.
Fonte: [Freepik](http://Imagem de wavebreakmedia_micro no Freepik)
A infra está preparada para isso? ↩
Toda e qualquer infraestrutura de TI na saúde precisa ser pensada e estruturada com a missão de garantir que todos os sistemas estejam disponíveis, atualizados, com desempenho e garantindo a proteção dos dados dos clientes internos e externos.
Para que tudo isso aconteça de forma sincronizada e efetiva, sua infraestrutura precisa estar preparada para receber tais mudanças. Na prática, primeiro, é preciso avaliar o atual cenário do hospital para levantar todas as falhas e brechas que existem.
Após ter feito essa avaliação, pontue as prioridades e comece a implementar as soluções gradualmente junto aos colaboradores e pacientes. Faça testes, forneça manuais e cartilhas para o melhor uso e entendimento de todos sobre a nova tecnologia que estão usando e verifique se tudo está alinhado e de acordo com as mais altas políticas de segurança e privacidade.
Está alinhado com o escopo de entrega para o paciente? ↩
Explicar o porquê das mudanças e entender sobre as expectativas do paciente é essencial. Afinal, o foco no cliente é imprescindível. E fazer com que ele tenha uma ótima experiência em um ambiente tão cauteloso, onde pessoas precisam de cuidados médicos, é sempre um desafio.
Portanto, alinhe também os objetivos do hospital com os dos pacientes. Faça pesquisas, testes, veja o que está em falta, o que precisa melhorar. Se comunique com as pessoas, entenda do que elas precisam. A melhor forma de saber se tudo está indo bem ou pode melhorar, além da tecnologia, é com a comunicação.
Só assim, a implementação dos sistemas digitais fará a diferença no dia a dia tanto da instituição hospitalar quanto dos pacientes.
Quais os indicadores que ajudam a otimizar a gestão estratégia? ↩
Criar e acompanhar indicadores de desempenho são atividades fundamentais na gestão estratégica de um hospital, e é isso que garante que os resultados traçados no planejamento estratégico estão sendo alcançados.
Veja alguns indicadores comuns e utilizados em hospitais:
- Tempo de espera do paciente;
- Satisfação do paciente;
- Taxa de readmissão;
- Taxa de ocupação;
- Duração média da estadia;
- Margem operacional;
- Taxa de infecção;
- Entre outros.
Mas não basta implementar indicadores do dia para a noite. A adoção dessa metodologia depende de uma cultura institucional comprometida com qualidade e melhoria contínua.
Fonte: [Freepik](http://Image by Drazen Zigic on Freepik)
Como a Squadra pode ajudar na gestão do seu hospital ↩
Os Serviços Squadra oferecem uma gestão de infraestrutura racionalizada com uma sustentação experiente, madura, capacitada e especializada no segmento de saúde para potencializar sua gestão hospitalar.
Investir em nossas soluções, é investir na transformação digital, reduzir custos, otimizar tempo, integrar dados, ter mais produtividade, obter mais autonomia para os pacientes, melhorar a gestão de processos, automatizar e melhorar as experiências e melhorar a gestão de indicadores.
Nossa infraestrutura conta com:
- NOC: monitoramento de servidores, banco, roteadores, links, firewalls, APM e DataCenter;
- Service-Desk: atendimento a chamadas de incidentes e requisições de TI e gestão de acesso;
- Field-Service: manutenção/suporte em campo de tecnologia;
- Suporte a sistema: suporte N2/N3? Do TASY (dúvidas de uso, configuração, parametrização);
- Devops: automatização de pipaline de DEV;
- Assessment: levantamento de as/is tecnológico e proposta de to/be;
- Projetos de rede: topologia, estrutura física, estrutura lógica;
- Especialistas: profissionais qualificados em rede, servidores, bancos de dados e cloud computing;
- Move to cloud: consultoria para jornada para a nuvem;
- Governança técnica: Itil, gestão de mudanças e desenho de processos e de infraestrutura tecnológica.
Agora que você já sabe como potencializar a gestão estratégica do seu hospital, entre em contato com um de nossos consultores para aplicar as melhores estratégias na sua instituição de saúde.