O conceito de processos Lean tem sido muito comentado no ambiente empresarial, principalmente neste momento de dificuldades como o que estamos vivenciando. Reduzir custos e eliminar desperdícios deve ser o foco de todas as empresas. Sobreviver e conseguir ultrapassar este período de incertezas é o lema dos dias atuais.
Quando surgiram os processos Lean ↩
O conceito Lean surgiu no pós-Segunda Guerra Mundial, no Japão, na fábrica de automóveis Toyota. O objetivo era uma produção “enxuta”, utilizando a menor quantidade de insumos, o menor número de pessoas e manipulando o mínimo de ferramentas e equipamentos. Isso tudo no menor prazo possível.
A mentalidade “enxuta” se tornou uma cultura. Para a sua implantação nas empresas, ela deve ser incutida em todas as esferas da organização. Principalmente otimizando as atividades que criam valor.
Essas atividades precisam ser feitas sem interrupção, de maneira cada vez mais eficaz, e apenas quando alguém as solicitar. Os estoques intermediários ficam reduzidos ao mínimo necessário. A tônica é produzir mais com cada vez menos, ou seja, eliminando todo e qualquer desperdício na produção.
Inicialmente, sua utilização preponderante foi na manufatura da indústria automobilística, porém extrapolou esse ambiente e hoje em dia está sendo usada nos mais diversos setores industriais. Além do chão de fábrica, o ideal é que o conceito seja instituído em todas as áreas da empresa.
Benefícios para as empresas ↩
Os benefícios para as empresas são muito grandes, independentemente do seu tamanho e do seu ramo de atividade. O conceito não está vinculado a volume de produção e nem a setores específicos da economia. É uma mudança comportamental de todos os envolvidos.
Haverá a redução nos seguintes tipos de desperdício:
- produção excessiva;
- tempo de espera;
- movimentações e transporte;
- excesso de tarefas;
- inventário; e
- defeitos.
A redução dos custos virá a partir do momento que os estoques intermediários serão diminuídos. Na cadeia produtiva, um setor somente produzirá determinada peça ou produto intermediário se o setor seguinte for usá-la em sequência. Ou seja, a produção será feita a partir de uma demanda e não confeccionada para estoque.
Com isso, reduz-se o espaço necessário para os armazenamentos, a produção será feita apenas para suprir uma necessidade futura e os suprimentos não precisarão ser estocados em larga escala. Além disso, o tempo de produção será reduzido, acelerando a entrega do produto final para o cliente.
Como implantar a cultura dos processos Lean ↩
A implementação dos processos Lean deve começar pela alta administração indo até o chão de fábrica. O modelo de gestão deve buscar uma melhoria contínua em todas as atividades da companhia.
Todos os funcionários envolvidos com a produção devem ser treinados em cursos conceituais e em seguida nas novas ferramentas que a cultura Lean traz. Existem sistemas informatizados para chão de fábrica que aplicam todas as técnicas Lean e auxiliam na busca pela melhoria contínua.
Devem-se utilizar os procedimentos de gestão à vista, com utilização de gráficos e quadros em todos os departamentos da empresa.
As tarefas precisam ser padronizadas e os procedimentos operacionais exigem maior clareza para facilitar o aprendizado.
Paulatinamente, o conceito dos processos Lean foi ultrapassando as fronteiras do ambiente industrial e também mudou a mentalidade das empresas prestadoras de serviços. A filosofia é a mesma, ou seja, a eliminação de desperdícios e o incentivo a redução de custos, incrementando o valor do negócio.
Você já conhecia os processos Lean? Já aplicou essa cultura à sua empresa? Deixe seu comentário falando sobre sua experiência.