Quando um empresário investe em e-commerce, uma das primeiras perguntas que precisa responder é qual plataforma será utilizada na loja virtual. Dentre as opções, há soluções voltadas basicamente para o processo de vendas ou outras específicas para conteúdo e a navegação do usuário.
Uma das tendências que começa a ganhar força é a utilização combinada dos dois sistemas. Uma plataforma de e-commerce robusta para realizar todas as transações e um CMS (Content Management System) que permite ao consumidor uma melhor experiência dentro da página e na busca por produtos.
Um levantamento da Forrester Research relatou o fenômeno: ambas estão entre as necessidades do comércio eletrônico para os próximos dois anos. O gerenciamento de conteúdo ocupa a segunda posição, com 34%, já a plataforma de e-commerce está em quarto, com 24% da preferência.
“Essa parceria é primordial. Quanto mais conteúdo temos no site, melhor é o posicionamento da loja em sites de busca e maior o fluxo de visitas. Além disso, o usuário que está indeciso possui mais informações e efetua a compra, melhorando a conversão”, confirma Juliano Souza, diretor de marketing da Giuliana Flores, líder do segmento no e-commerce.
Vistas anteriormente como conceitos distintos, a integração da plataforma de e-commerce com o CMS atende à demanda crescente no mundo virtual: a satisfação de clientes cada vez mais exigentes. O consumidor atual espera um ambiente familiar em qualquer canal, seja em redes sociais ou em grandes e-commerces.