Da análise à ação: Como o Growth Analyst impulsiona o crescimento e a eficiência dos negócios
Com a velocidade do mundo digital, a função de Growth Analyst assume um papel essencial na transformação de dados em estratégias de crescimento. Nathan Marques, Digital Analytics Senior na SQUADRA compartilhou, no nosso Projeto Carreiras que Inspiram, como a combinação de suas habilidades e suas experiências o trouxeram ao mundo dos dados e a importância desse papel para o crescimento e eficiência das estratégias digitais.
Antes da SQUADRA, ele trilhou uma jornada marcada por aprendizado contínuo e experiências variadas. Começou na área de vendas e desenvolveu habilidades em comunicação e negociação, que mais tarde se tornaram parte fundamental do papel que desempenha hoje.
Sua afinidade por dados, marketing e tecnologia o levou a trabalhar em uma agência de marketing especializada em web analytics, focada nas ferramentas do Google e foi nesse contexto que Nathan se destacou e chegou até aqui.
"Atuar como Growth PM na SQUADRA significa transformar ideias em realidade", resumiu Nathan.
Transformando dados em estratégias ↩
Para Nathan, sua função como uma ponte estratégica entre os times de marketing, negócios e TI, onde suas análises são essenciais para o crescimento e a eficiência dos processos.
Ser um Growth Analyst vai muito além de manipular dados; é sobre interpretar corretamente esses dados para criar impacto tangível. Ele enfatiza que "não existe achismo no campo dos dados".
Desde que chegou na SQUADRA, há um ano e dois meses, esteve envolvido em projetos significativos com clientes como Gol, Danone e atualmente com a Faculdade São Leopoldo Mandic, demonstrando sua capacidade de personalizar estratégias de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.
Pilares para uma atuação de sucesso de um Growth Analyst ↩
Ele compartilhou um pouco da sua rotina como Growth destacando cinco etapas que considera muito importantes:
- Entender: O foco está em compreender profundamente o mercado, os clientes e o objetivo do negócio. Obtenha insights sobre as necessidades, desejos e comportamento do cliente. Sempre com um olhar de melhoria contínua.
- Definir: Estabeleça metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. Identifique as principais métricas de sucesso que serão utilizadas para monitorar o progresso em direção às metas pré estabelecidas. Isso pode incluir métricas como taxa de conversão, crescimento do tráfego, etc.
- Desenvolver: Com base na análise e metas definidas, elabore uma estratégia de growth personalizada para a empresa. Utilize táticas como: otimização de mecanismos de busca (SEO), CRO e CRM, mídia paga, desenvolvimento de funcionalidades, etc.
- Testar: Realize testes A/B e experimentos para avaliar diferentes abordagens e descobrir o que funciona melhor. Esteja preparado para ajustar a estratégia conforme o mercado e as condições do negócio evoluem.
- Entregar/Acompanhar: Crie relatórios periódicos que comuniquem claramente o progresso em relação às metas estabelecidas e as métricas de sucesso. Use esses relatórios para orientar discussões estratégicas e tomada de decisão.
O Nathan é um grande exemplo de como o aprendizado contínuo e uma abordagem orientada a dados podem abrir portas para um futuro promissor no universo do digital. Seu compromisso em alcançar grandes resultados através de insights estratégicos não só turbinam a sua carreira, mas também é determinante para nossas entregas de sucesso, além de inspirar outros Squaders em suas jornadas profissionais.
O Carreiras que Inspiram ↩
O projeto Carreiras que Inspiram na SQUADRA é mais do que um espaço de troca de experiências entre os colaboradores. É uma iniciativa que propõe para cada Squader um olhar para a própria carreira. Entender outros papéis, pode inspirar o desenvolvimento de novas habilidades e abrir caminhos para o crescimento profissional dentro da organização. Além de que quando todos entendem como cada função contribui para os objetivos gerais da equipe e da empresa, há um maior alinhamento e comprometimento com as metas comuns.
Além disso, acreditamos que a troca de perspectivas e conhecimentos entre diferentes funções pode levar a novas ideias e soluções criativas para problemas comun, facilitando também a comunicação e a colaboração.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a carreira de um Growth Analyst, confira nossas vagas em aberto e venha ser um Squader.
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